terça-feira, 16 de março de 2021

A Pandemia e os Novos Desafios da Educação

Ensino a Distância (EAD)

Em 2019, muita gente fez projetos e idealizou sonhos que não pôde realizar em 2020. O mundo não estava preparado para tão urgente necessidade de mudanças. Era difícil de acreditar, muito menos vivenciar, um período de tantas restrições e adequações de hábitos, costumes, enfim, nova maneira de viver.

O fato é que não tivemos tempo para digerir, satisfatoriamente, as transformações que aconteceram. Fomos levados por uma onda que ainda não passou, mas que certamente já está mexendo com as pessoas.

Se, de um lado, a pandemia do novo coronavírus levou à falência empregos formais e deixou muitos trabalhadores informais à deriva, por outro lado, ela está sendo o mais forte instrumento de saída da zona de conforto.

Falo de milhares de brasileiros que se reinventaram, enxergando a grande ameaça como uma excelente oportunidade para empreender. Muitos conseguiram, finalmente, abrir a mente e visualizar o poderoso potencial da Internet.

Saber que a internet é a estrada mais trafegada do mundo todos sabem, e já há algum tempo. No entanto, a pandemia deu margem a um sem-número de maneiras de utilização da grande rede de computadores, ainda que por provocação. Foi assim que o mundo inteiro descobriu formas interessantes de interagir, inovar, empreender e ampliar seus conhecimentos.

Nesse sentido, a revista The Economist elencou 20 pontos que tentam traduzir o que está por vir agora, em 2021. Vejamos alguns deles:

1. Os humanos querem se socializar novamente, mas o trabalho remoto basicamente permanecerá o mesmo. Vamos continuar a trabalhar online a partir de nossas casas, cada vez mais adaptadas e com reuniões em lugares diferentes todos os meses para socializar e conectar.

2. As casas tornam-se mais tecnológicas e adaptadas ao trabalho diário. Muitas empresas se dedicarão a resolver as necessidades de trabalhar em casa. Hoje você pode morar fora de uma cidade grande, trabalhar da mesma forma e gerar o mesmo valor.

3. A produtividade não depende mais de um chefe que te vê, agora é por meio de plataformas que te ajudam a medir resultados e tempos eficientes. A forma de contratação de pessoal é repensada. Contratar os melhores do mundo hoje é mais fácil, barato e eficiente. Não haverá diferença entre contratar pessoal local e estrangeiro. Hoje somos todos globais.

4. Empresas que não investem pelo menos 10% em novas tecnologias irão desaparecer. A empresa tradicional chegou ao fim em 2020. Resta esperar sua morte final. Uma empresa de tecnologia, fresca e nova hoje, pode substituir outra que tem feito o mesmo nos últimos 50 anos.

5. A educação nunca mais será igual. Cada um pode estudar o que precisar. Estudar offline e online será normal. Escolas e universidades serão transformadas em um esquema híbrido para sempre. Serão aceitos candidatos sem formação universitária para cargos de menor importância, que tenham a experiência necessária.

Ver a matéria completa do guia anual The World in 2021, da revista The Economist.

https://diariodoturismo.com.br/o-que-esta-por-vir-no-futuro-em-20-pontos-da-revista-the-economist/

Diante desse cenário, nada mais racional do que se preparar. A Educação segue como desafio para os dispostos a abandonarem a zona de conforto, transformando-se em opção viável e, ao mesmo tempo, urgente.

Cursos online são excelentes oportunidades para o desenvolvimento de habilidades, sem infringir qualquer protocolo de convivência com a Covid-19.

O Ensino a Distância (EAD) é um caminho sem volta para pessoas focadas no sucesso profissional e pessoal, tornando-se uma realidade em todas as áreas do conhecimento.

Se quiser fazer parte de um time de guerreiros prontos para as batalhas do mercado de trabalho, acesse o Portal EAD Smart https://eadsmart.com.br/ e veja as formações disponíveis. Aproveite os preços promocionais. Os cursos são reconhecidos pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) e o aluno recebe certificado.

Um comentário:

  1. Muito bom saber que existem pessoas interessadas no tema Educação!
    Realmente, fazer cursos online, na comodidade de nossa casa, é uma excelente ideia!

    ResponderExcluir