segunda-feira, 22 de março de 2021

Busca por bicicleta cresce e faturamento do setor sobe 54%

 Gazeta da Torre

O isolamento social contribuiu para o aumento na compra de bicicletas. As bikes, além de um meio de transporte, se tornaram também uma possibilidade de fazer algum tipo de exercício físico durante o período de restrições sociais. Com os sucessíveis aumentos no preço dos combustíveis e das passagens dos transportes públicos, os amantes das pedaladas têm ainda mais um incentivos para usar as bikes na locomoção.

As empresas que fabricam e vendem bicicletas viram o faturamento aumentar 54% no ano passado na comparação com o ano anterior, conforme estudo realizado pelo Itaú Unibanco.

Vale lembrar que o Brasil é o quarto produtor mundial de bicicletas, com a fabricação anual de 2,5 milhões de unidades e frota nacional de 70 milhões de bikes.

O Polo Industrial de Manaus produziu em janeiro deste ano quase 57 mil unidades, alta de 45% em relação ao mês de dezembro de 2020.

Os fabricantes instalados em Manaus estimam que serão produzidas 750 mil unidades neste ano, uma alta de 13% em relação ao ano passado. Os dados são da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

Não é só uma questão de mobilidade

Normalmente, a magrela é lembrada por aliviar o trânsito das ruas cheias de carros ocupados por apenas uma ou duas pessoas. Mas, de acordo com Mark Nieuwenhuijsen, diretor da Iniciativa de Planejamento Urbano, Desenvolvimento e Saúde da ISGlobal, é preciso olhar também para os benefícios pessoais relacionados à saúde, tanto física como mental.

“É necessária integrar planejamento urbano, mobilidade e saúde pública a fim de desenvolver políticas para promover o transporte ativo”, conclui Mark.

Fontes:IstoÉ/Dinheiro; VejaSaúde;

Nenhum comentário:

Postar um comentário