Gazeta da Torre
Diferentes estratégias de vendas adotadas pelos
produtores, como delivery e e-commerce, e a popularização das flores como
decoração, ajudaram para que o setor tivesse alta no final de 2020
A jardinagem se tornou um hobby para muitos brasileiros
durante a pandemia. As plantas passaram a preencher os lares e tornar o
ambiente aconchegante durante o distanciamento social. O mercado de flores
tinha expectativa de queda no início da pandemia por conta da suspensão de
eventos, mas, devido a diferentes estratégias de vendas adotadas pelos
produtores, como delivery e e-commerce, e a popularização das flores como
decoração, o setor registrou alta no final de 2020. Segundo o Instituto
Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), alguns produtores registraram aumento de
até 20% nos negócios e a expectativa é que o setor cresça até 5% em 2021.
O professor Paulo Hercílio Viegas Rodrigues, do
Departamento de Produção Vegetal da Escola Superior de Agricultura Luiz de
Queiroz (Esalq) da USP e pesquisador do Centro de Energia Nuclear na
Agricultura (Cena) da USP, explica que, no início da pandemia, o consumo de
flores ficou em segundo plano por ser considerado supérfluo, mas após campanhas
intensas dos produtores, o mercado se aqueceu e as pessoas passaram a desejar
ter flores em casa, visando a amenizar o dia a dia. “O Ibraflor fez uma
campanha muito interessante e acalmou o mercado. Foi quando você notou que as
pessoas começaram a consumir novamente as flores. Nós estamos numa situação de
pandemia, mas por que não consumir flores? Por que não trazer o verde para
casa?”.
De acordo com o professor, apesar do crescimento
observado no mercado de flores em 2020, essa não é a realidade de todos os
produtos. Ao passo que as flores envasadas e as verdes tiveram incremento nas
vendas, o mercado de flores de corte ficou em baixa. “O lado negativo foram as
plantas de corte, enquanto o mercado de vasos, como orquídeas, bromélias,
crisântemos, todas envasadas com flor, tiveram um incremento, assim como as
verdes, os cactos e as suculentas. As de corte, infelizmente, tiveram a restrição
de eventos e isso prejudicou.”.
O hobby da jardinagem e a busca por plantas para
decoração foram fatores responsáveis pelo crescimento do mercado de flores em
2020. A psicóloga Leila Tardivo, do Departamento de Psicologia Clínica do
Instituto de Psicologia da USP, explica que um ambiente agradável é capaz de
melhorar o astral, principalmente em um momento tão atípico quanto o da
pandemia: “Sem dúvida nenhuma, um ambiente com plantas, bonito, agradável, faz
com que a permanência fique melhor. Agora, de repente, tem gente que prefere
encher de livros seu escritório, fica feliz com isso e não precisa ter uma
planta, ou pode haver um equilíbrio. O ficar em casa fez com que as pessoas
quisessem deixar a casa mais arrumada, mais bonita e tornar o ambiente mais agradável.
Estar num lugar onde se sente bem é superimportante”.
Fonte:Jornal da USP
Nenhum comentário:
Postar um comentário