Gazeta da Torre
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(Sudene) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) firmaram uma parceria
estratégica para a elaboração de dois estudos voltados ao fortalecimento da
infraestrutura ferroviária em Pernambuco. Um deles prevê a retomada do
transporte de passageiros entre as cidades de Recife e Caruaru; o outro, o
escoamento de cargas entre os municípios de Salgueiro e Petrolina.
A formalização do acordo marca mais um avanço da
estratégia federal de fortalecimento da malha ferroviária nacional. O ato foi
realizado na quinta-feira (24), durante o primeiro seminário do Conexões
Transnordestina – A ferrovia que mudará Pernambuco, realizado no Sertão do
estado. O evento é uma iniciativa conjunta da Sudene com o portal Movimento
Econômico.
O projeto focado no transporte de cargas, prevê a
elaboração de um estudo técnico que analisará custos e possíveis traçados de um
ramal ferroviário ligando Petrolina ao entroncamento da Transnordestina em
Salgueiro. A proposta visa fortalecer o escoamento da fruticultura irrigada do
Vale do São Francisco, bem como de outros produtos oriundos de arranjos
produtivos locais. A conexão também facilitaria o acesso estratégico aos portos
de Suape (PE) e Pecém (CE), além de integrar a hidrovia do Rio São Francisco à
malha ferroviária nordestina.
O segundo estudo tem como foco a retomada do transporte
de passageiros entre Recife e Caruaru. O trabalho buscará avaliar o potencial
de demanda, comparar o antigo traçado ferroviário com tecnologias mais modernas
e analisar a viabilidade de um novo percurso que acompanhe o traçado da BR-232.
De acordo com o cronograma, os estudos devem ser
concluídos no primeiro semestre de 2026. O reitor da UFPE, Alfredo Gomes,
celebrou a iniciativa e destacou a importância estratégica do investimento
público no transporte ferroviário tanto de cargas quanto de passageiros.
Obras e investimentos
Atualmente, a Sudene é uma das principais financiadoras
da Ferrovia Transnordestina por meio do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste
(FDNE). Já foram destinados R$ 5,6 bilhões à obra, que se encontra com 75% de
execução e conecta Eliseu Martins (PI) ao porto de Pecém (CE). Outros R$ 2,6 bilhões
têm recursos assegurados.
Durante o seminário, técnicos da Infra S.A. – empresa
vinculada ao Ministério dos Transportes – apresentaram atualizações sobre o
trecho pernambucano da Transnordestina, que ligará Salgueiro ao Porto de Suape.
Os projetos técnicos estão em andamento, e os editais de licitação para a
construção do ramal serão lançados conforme esses projetos forem finalizados.
Segundo o assessor da Diretoria de Empreendimentos da
Infra S.A, Rafael Fernandes de Sousa, a obra já foi retomada e a estratégia
será de aproveitar ao máximo o traçado projetado inicialmente, com atualizações
pontuais, por exemplo, na área onde há uma barragem.
“A primeira licitação deve ocorrer ainda neste segundo
semestre para o trecho Custódia - Arcoverde, com previsão de contratação da
obra no primeiro trimestre de 2026. O investimento estimado é de R$ 600
milhões, com recursos provenientes do Orçamento Geral da União”, explicou.
O investimento total estimado é de R$ 3,5 bilhões, já que
existem 179 km com obras finalizadas. A previsão de conclusão é até 2029. “Em
nosso projeto, não há previsão de construção de terminais pela Infra S.A. É uma
iniciativa que será tomada pela iniciativa privada ou pela futura
concessionária. Pela nossa experiência em outras ferrovias, é mais viável que a
decisão sobre a localização seja tomada pelo setor produtivo”, ressaltou o
gestor da Infra S.A.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco,
Guilherme Cavalcanti, destacou que a construção da ferrovia deve ser realizada
projetando o futuro, não apenas avaliando a produção existente atualmente no
estado. “Essa ferrovia não é uma simples infraestrutura para buscar algo que já
existe, mas como um pilar de transformação estratégica para o nosso Estado e
para a nossa região”, frisou.
Também participaram do debate o professor da UPE e
consultor logístico Guilherme Magalhães e a presidente do CDL de Salgueiro,
Regilane Barros. Estiveram presentes no seminário lideranças políticas e do
setor produtivo, bem como da sociedade civil organizada e da Academia, como o
prefeito Fábio Lisandro, o deputado estadual João Tenorio, o presidente da
Câmara de Vereadores, Léo Parente, a vice-reitora da Universidade Federal do
São Francisco, Lúcia Ribeiro de Oliveira. “Estamos vivendo um momento de tempestade
perfeita para que a obra do trecho pernambucano da ferrovia seja concluído”,
disse o prefeito Fábio Lisandro.
Fonte: SUDENE
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