Desafio foi lançado por meio do Instagram Recife
Sustentável com dicas e práticas para redução do uso de plástico em prol do
meio ambiente
Considerado o mês da campanha Julho Sem Plástico, que
começou na Austrália em 2011 e se espalhou mundialmente através da hashtag
#plasticfreejuly, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio
Ambiente e Sustentabilidade, adere a uma das campanhas ambientais mais
influentes do mundo e lançou um desafio virtual na quinta-feira (9). Até o
final do mês, o perfil da SMAS no Instagram
(https://www.instagram.com/recifesustentavel/) vai divulgar práticas
sustentáveis com o intuito de provar que é possível a mudança nos pequenos
hábitos.
Conhecido como um vilão do meio ambiente, o plástico
demora a se decompor e ao longo dos anos torna-se uma ameaça à vida marinha. A
iniciativa virtual visa aumentar a conscientização sobre os impactos ao meio
ambiente e a reduzir o desperdício de plástico de uso único na rotina diária,
ajudando a encontrar alternativas que podem se tornar novos hábitos. As
embalagens, quando consumidas de maneira exagerada e descartadas de forma
irregular – em lugar de serem encaminhadas para reciclagem – dificultam a
degradação de outros resíduos, podem ser ingeridas por animais e poluem o meio
ambiente. O desafio virtual da SMAS também cumpre o papel de engajar a
sociedade em prol de mudanças coletivas. A cada semana, dicas, conhecimentos e
práticas serão postadas até a última quinta-feira (30) do mês. Os participantes
poderão compartilhar vídeos, fotos, registrar sua evolução através das redes
sociais por meio da hashtag #julhosemplasticorec.
Repensar os itens do dia a dia é o primeiro passo para
começar o desafio ao prestar atenção se os utensílios são recicláveis e podem
ser substituídos por outros materiais menos poluentes. Para a gerente de
educação ambiental da SMAS, Danielle Sampaio, toda hora é hora de fazer a
diferença, basta começar. “Quanto menos consumo, menor a pegada ambiental. Já
existem opções sustentáveis para produtos que temos hábito de consumir no dia a
dia, como escova de dente de bambu, fraldas de pano, coletor menstrual,
produtos a granel e até embalagens de produtos recicláveis baseadas em economia
circular. Neste período em que o mundo vive uma pandemia, as máscaras caseiras
confeccionadas em tecidos também contribuem para o significado de um dos 5Rs da
Sustentabilidade, a Reutilização”, explica a gestora.
Contribuir para o movimento também alinha a cidade do
Recife aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações
Unidas (ONU) 11, 12, 14 e 15 (cidades e comunidades sustentáveis, produção e
consumo responsáveis, vida abaixo da água e vida na terra). Somente em julho de
2019, cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo participaram do desafio
Julho Sem Plástico (#plasticfreejuly) em 177 países.
Sobre a Campanha Julho Sem Plástico
Plastic Free July (Julho sem Plástico) é uma iniciativa
da Plastic Free Foundation em direção a uma visão de ver um mundo livre de
resíduos plásticos. Foi iniciada em 2011 por Rebecca Prince-Ruiz (fundadora da
Plastic Free Foundation) e uma pequena equipe do governo local no oeste da
Austrália, e agora é uma das campanhas ambientais mais influentes do mundo.
Milhões de pessoas em todo o mundo participam anualmente, muitas se
comprometendo a reduzir a poluição por plásticos muito além do mês de julho.
Somente em julho de 2019, cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo
participaram do desafio de 177 países. Uma pesquisa revelou que 29% das pessoas
pesquisadas em todo o mundo estavam cientes do desafio do Plastic Free July e
quase metade delas optou por participar em 2018.
*Prefeitura da Cidade do Recife
Nenhum comentário:
Postar um comentário