sábado, 18 de julho de 2020

O ensaio fotográfico “Do Outro Lado da Vitrine” de Vidal de Sousa

Gazeta da Torre
Trabalho do artista Vidal de Souza
Trabalho do artista Vidal de Souza

Com incentivo do Funcultura, a proposta das fotografias é inverter a perspectiva do olhar sobre as vitrines.

O fotógrafo Vidal de Sousa lançou na quinzena de julho o ensaio fotográfico “Do Outro Lado da Vitrine”. O projeto – que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura – reúne 77 imagens produzidas entre 2019 e 2020, em oito cidades pernambucanas, do litoral ao sertão. A proposta do artista visual é inverter a perspectiva do olhar sobre vitrines – são nelas que os manequins performam constantemente uma realidade dos desejos, dos sonhos e da publicidade, com a intenção de impactar o mundo que se passa do lado fora, o mundo da realidade, do cotidiano. As imagens estão dispostas individualmente ou em polípticos e podem ser conferidas no site: https://dooutroladodavitrine.com.br/ .

Nesta relação, nossa perspectiva sempre esteve do lado de fora das vitrines, no “mundo real”. Mas o que veremos ao inverter essa perspectiva? Como é esse mundo real, ao qual, supostamente, pertencemos? Assim, as cidades de Abreu e Lima, Goiana, Recife, Caruaru, Toritama, Petrolina, Salgueiro e Ipojuca figuram no cenário de narrativas do artista. “No que tange às imagens, não houve diferença. O alvo foram os centros urbanos dessas cidades, e eles se parecem muito entre si, inclusive os modelos de manequins. Esse fator acaba costurando imagens realizadas em regiões geográficas diferentes”, conta o artista.

Todo o processo de pesquisa e captação das imagens foi realizado antes da chegada da pandemia da Covid-19, ao longo do ano de 2019 e janeiro de 2020. Nesse sentido, o conjunto de imagens apresentadas no ensaio “Do Outro Lado da Vitrine” captura um olhar para o humano pré-pandêmico, sobretudo diante das relações que se estabelecem na atmosfera dos centros urbanos aglomerados, efervescentes, de várias regiões de Pernambuco.

SOBRE VIDAL DE SOUSA

Artista visual, especialista em Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual (UNICAP). Cursou Qualificação Profissional em Fotografia (SENAC) e o Curso de Produção em Audiovisual Engenho de Imagens.

Serviço

Do Outro Lado da Vitrine, de Vidal de Sousa

Acesse: dooutroladodavitrine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário