quarta-feira, 22 de julho de 2020

Não siga o efeito manada para a renda variável

Gazeta da Torre

É importante entender o que é a taxa Selic, de que forma ela pode impactar nos investimentos e refletir sobre esse efeito manada que tem para a renda variável. Vamos analisar se é benéfico, coerente, para que tipo de pessoas se adequa.

A taxa Selic vem numa fase de queda e, naturalmente, isso tem um impacto para as pessoas que investem em renda fixa. Para quem quer ganhos mais atrativos, precisa partir para a renda variável e se expor mais ao risco. Assim, no médio e longo prazo, tem grande possibilidade de ter retorno maior do que a Selic pode proporcionar hoje.

Para reforçar, deixa eu falar do que se trata a Selic e o CDI. Selic é a taxa básica de juros do Brasil. Já o CDI, que normalmente e historicamente é 0,1% abaixo da Selic, é o principal indexador para a maior parte dos investimentos de renda fixa.

O que mais escutamos nos últimos meses é que a renda fixa morreu, que não se tira rentabilidade alguma. Realmente, a renda fixa caiu muito em relação a 2015 e 2016. Naqueles anos, chegamos a ter uma Selic de pouco mais de 14%, sendo muito simples tirar mais de 1% ao mês. Hoje, a realidade é absurdamente inferior a isso. Mas, venho de uma corrente para defender que todos precisam entender melhor dos produtos de renda fixa para que saiba o que pode extrair de melhor de cada um deles. Trazendo um dado importante, 85% dos brasileiros que poupam, mantém essa reserva na poupança. Como tirar essas pessoas da poupança e já migrar para produtos mais arrojados da renda variável? É mais inteligente e coerente que essas pessoas adquiram mais conhecimento e, aos poucos, percebam que essa levada de renda variável talvez não seja o momento mais propício para elas aproveitarem.

É importante refletir sobre o seu perfil de investidor, se é uma pessoa conservadora, moderada ou arrojada. Normalmente, quando não se tem muito conhecimento, não tem também segurança. E isso é o que faz com que o perfil seja conservador e se sinta confortável na poupança. O que os 85% dos brasileiros que se encontram nessa situação não sabem é que existem produtos que podem render relativamente mais do que a poupança, com grande ou até mais segurança do que ela. São os CDB’s, CDI’s, LCI’s, LCA’s, títulos do Tesouro Direto e também Fundos de Renda Fixa. Então, conhecimento é a chave de abertura para tudo isso, e com essa chave você pode acessar uma rentabilidade melhor, sem agredir o seu perfil de investidor.

Invista em conhecimento para que, pouco a pouco, você invista de forma mais arrojada, fazendo o balanceamento da carteira com investimentos aderentes ao perfil, e não seguir um efeito manada de direcionamento para a renda variável. Para quem segue esse efeito manada, numa primeira possível queda da renda variável, pode não saber como se comportar e sair de forma antecipada, vender produtos, ações, fundos de ações ou ETF’s e perder boas possibilidades de ganho que, quem tiver a paciência, tranquilidade e assertividade, muito provavelmente, vai ter no médio e longo prazo. Adquira conhecimento, se fortaleça e siga crescendo degrau por degrau. Isso te dá mais consistência e oportunidades em diversos ciclos econômicos. Não estou dizendo para puxar o freio de mão e deixar de lado a renda varável. Mas entre com um percentual que você admite perder, que não vai fazer falta no orçamento de curto e médio prazo.

  Se faça duas perguntas básicas: a primeira é se você já tem a sua reserva de emergência, ou seja, o valor que corresponde de seis a doze meses das suas despesas mensais. A outra é em relação ao seu perfil. Como você se sentiria investindo cem mil, por exemplo, num determinado produto e, depois seis ou dez meses, perder de 20 a 40% disso? Você perceberia que era um bom momento de comprar mais ou será que venderia com medo de perder mais? Qual a linha de análise?

Pondere todos esses pontos, entenda o seu posicionamento diante do momento econômico do Brasil, do seu momento financeiro e das oportunidades que tem no país. Avance para seguir essa escala de crescimento de acordo com o seu perfil.

Acompanhe mais do meu trabalho também no youtube, com uma linguagem prática, simples e direta, e também no meu Instagram  https://www.instagram.com/personalfinanceiro/?hl=en.

Abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário