sábado, 9 de janeiro de 2016

MUSEU DA CIDADE DO RECIFE OFERECE OFICINA DE CARTONARIA GRATUITA

Fonte: Prefeitura da Cidade do Recife


Janeiro é mês de férias e férias é tempo de diversão. E para animar o período de lazer, o Museu da Cidade do Recife promove nos sábados 9 e 16 de janeiro, uma oficina de cartonaria gratuita para crianças e adultos. A atividade tem como objetivo incentivar a produção de calendários, livros e catálogos e sensibilizar a população sobre a reutilização de materiais. É diversão e conscientização numa oficina só. Uma boa pedida para toda a família. O horário das aulas é no período da tarde, das 15 às 17h e as inscrições podem ser feitas até o dia do início da oficina.

Os participantes serão estimulados a usar a criatividade e criar seu próprio material. Para confeccionar os calendários, além de papelão, tinta colorida, os participantes utilizarão também os carimbos da Cartonaria Cinco Pontas, um produto do Museu da Cidade. Trata-se de reproduções de imagens das 19 igrejas dos bairros de São José e Santo Antônio e da tipografia numérica criada pelo designer pernambucano Manuel Bandeira, na década de 50. Os participantes poderão levar suas criações para casa.

EXPOSIÇÕES – Como inspiração, será sugerida a visitação ao museu onde acontece a exposição Capibaribe Meu Rio. A mostra reúne fotografias do rio desde a década de 1940 até os dias atuais; áudio de poetas que citam o Capibaribe em suas obras; e imagens cartográficas e curtas-metragens sobre o rio.

Outra exposição em cartaz no museu até o dia 31 de janeiro é a Mostra Fotográfica sobre as Torres Sineiras do Recife, que também pode servir de inspiração aos alunos. A história conta que até o início do século 20, os badalos dos sinos das torres eram considerados um importante meio de comunicação para a cidade e serviam para anunciar não só eventos religiosos como procissões e cerimônias fúnebres. Além disso, alertavam a população sobre incêndios, revoltas e chegadas de navios. A projeção de imagens reúne fotografias das 19 torres sineiras dos dois bairros históricos, incluindo as extintas torres das igrejas dos Martírios e do Paraíso. A mostra possui registros do início da década de 40 até os dias atuais.

Serviço

Oficina de cartonaria
Público: Crianças e adultos
Onde: Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, São José)
Quando: Sábado (9 e 16 de janeiro), das 15h às 17h
Quanto: Acesso gratuito

Contato: 3355-9540/9558


Nenhum comentário:

Postar um comentário