segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O caminho destruidor das DROGAS descrito por um determinado usuário da Torre

Redação Gazeta da Torre

A Prefeitura do Recife lançou em Agosto/2013, no Campo do Bueirão, na Torre (campo de futebol em frente à Igreja da Torre), o Programa Recife Bom de Bola, um campeonato de futebol de várzea.  De acordo com a Prefeitura, a iniciativa, em 2013, utilizar o esporte como plataforma para um conjunto de ações, dentre elas, afastar os jovens das drogas e levar cidadania aos bairros.

Foi exatamente nesse cenário, o Campo do Bueirão, que resolvemos ter um rápido e expressivo bate-papo com um determinado morador que há muitos anos é usuário de drogas. Aqui, iremos chamá-lo pelo nome fictício de Antônio e, como ele diz, o papo vai ser reto e real. Não foi por acaso que escolhemos Antônio, pois além de ser usuário há muito tempo, ele é nascido e criado na Torre. A possibilidade dessa conversa se deu por ele conhecer e confiar em nosso sério trabalho. Um alerta real aos jovens da nova geração que estão surgindo em nosso bairro. O interesse é mútuo, pois a intenção de quando o procuramos foi exatamente esta: fazer um alerta.


 Na foto: Antônio, da arquibancada do Campo do Bueirão, na Torre,
isolado e sem amigos, observa jovens jogando futebol do outro lado do alambrado.
Rumos
 distintos da vida separados por uma cerca.

Hoje, Antônio, vítima de um resultado final dos cartéis do narcotráfico lá de cima, se encontra com 42 anos. De família humilde e trabalhadora, estudou em uma escola pública e tradicional do bairro. Acompanhando seu pai nas visitas de trabalho, passou a conhecer pessoas de poder aquisitivo alto. Mas foi na rua, aos 15 anos, fase mais vulnerável para dependência química, que a droga disseminou seu veneno. O álcool e a maconha. Era apenas o início.

Antônio relata que na época como adolescente não pensava e nem entendia a palavra consequência. Já seu pai não tinha noção da situação.

No trabalho do seu pai, conheceu os filhos de seus clientes onde, com eles, passou a frequentar bons restaurantes e bons hotéis. “Só não viajei de avião”, completa Antônio. Mas, longe desses momentos saudáveis, havia o efeito presente e crescente das drogas. Um deles: a exclusão social. Era o fim das boas amizades.

Através de parentes, conseguiu vários trabalhos, mas sempre durava pouco tempo. O vício produzia várias alterações mentais. “Era impossível se concentrar”, diz Antônio.
Grande apreciador da leitura, Antônio, sem amigos, mergulhava nas revistas e livros aos quais tinha acesso. Com um fraco sorriso, diz: “ler faz você descobrir o mundo”. Uma grande pena e perda para quem tomou um rumo errado.

Aos 20 anos, através de alguns “amigos” conhece um usuário de classe social bastante alta, como faz questão de colocar. Era o início do uso da cocaína. Como se tratavam de pessoas de padrão de vida e de “posição social” alta, não podiam aparecer na compra da droga, nem em seu uso. Então, consequentemente, quem se apresentava, na hora da compra, era o usuário sem recursos, no caso, Antônio. Ele relata que na abstinência de cocaína as crises de depressão eram altíssimas. A busca pela droga se tornava incansável assim como o efeito devastador em seu cérebro. 

Após 10 anos, Antônio em uma festa é apresentado ao que ele chama de Anticristo: o crack. Nesse exato momento da conversa, o silêncio, depois as lágrimas. Olhando para mim, ainda consegue arrumar forças para me dar um conselho: NÃO PROVE. Após esse conselho, em segundos, pensei em todas as pessoas que amo, que eu acredito e na essência da vida. Nesse momento, continuar a conversa não é fácil nem para mim. Chega a ser muito triste.

Para finalizar, perguntei o que ele esperava do futuro. Não tive respostas através de palavras e sim de seu olhar perdido no infinito. Muito fraco e debilitado, é possível que, no natal desse ano, Antônio não esteja mais entre nossas vidas ou consiga despertar.

Aqui, fica um alerta do Gazeta da Torre a todos os jovens e seus pais, não só da Torre e Madalena, mas de todos os lugares e uma reflexão para as palavras de Antônio: “Não despertei para deixar o vício, mas sei que posso morrer antes”.




Um comentário:

  1. Parabéns! Magnífica essa postagem. Infelizmente é a realidade.

    ResponderExcluir