quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

TRANSPORTE PÚBLICO – É PRECISO, DEFINITIVAMENTE, MAIS CREDIBILIDADE E ATRATIVIDADE NO SISTEMA, sugere especialista



Praticamente todos os grandes municípios vivem sérios problemas de transporte público no país. É certo que ao analisar o problema do transporte público pode-se perceber que a culpa é da gestão pública dos transportes. Entretanto, os governantes não erram apenas por tabelar o alto preço, em conluio com as empresas de transporte. Há diversas outras falhas no sistema de transportes públicos.

Na avaliação do professor Pastor Willy Gonzales Taco, doutor em engenharia e transportes, o aumento das tarifas de transporte era esperado. “Não tem como segurar a panela fervendo por mais tempo. É bom resfriá-la, antes que exploda. Tem que cobrir os rombos deixados pela gestão anterior”, diz. No entanto, o professor Gonzales não tem dúvidas de que o pacote vai gerar reações. “Haverá reclamações, insatisfação e descrédito político. Do ponto de vista do usuário cativo, não tem como ele fugir, será o mais impactado”, avalia.

Em um cenário assim, é imprescindível, segundo o especialista, que o governo apresente uma contrapartida. “Definitivamente, mais credibilidade e atratividade no sistema. Esperam-se ações que concretizem esses anseios, principalmente na frequência e pontualidade da operação, lotação mais humana na oferta, condizente com os padrões de qualidade”, sugere.

Melhorar a qualidade do serviço é imprescindível, mas também falta, na avaliação de Paulo César Marques, doutor em estudos em transportes, “a abertura da caixa-preta do sistema”. Segundo ele, o repasse que o governo faz às empresas é baseado num cálculo cujos dados só são conhecidos pelos donos dos ônibus. Enquanto isso, o que é visto, além do aumento da tarifa, é o transporte ruim, com ônibus velhos e muita falta de educação dos funcionários.

Fonte: Correio Braziliense



Um comentário:

  1. É isso aí. Muito bom. Gostei do termo "abertura da caixa preta". Falou tudo.

    ResponderExcluir