segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

SAPATEIRO PROFISSIONAL NO MERCADO DA MADALENA: CAMINHO DA ADAPTAÇÃO AO INVÉS SIMPLESMENTE SE DESFAZER DA PEÇA

Redação Gazeta da Torre - Cecília Falcão, Consultora da Imagem


Com o passar do tempo, a matéria prima utilizada para sua fabricação foi se diversificando, passando de papiro e fibra de palmeira até o tradicional couro. Mas só após a inserção da borracha e de outros materiais sintéticos no processo de confecção, houve uma significativa mudança na indústria calçadista.

A diversidade de modelos é tanta que os nomes surgem pra ficar. Nada se compara à leveza de uma sapatilha, mas há quem prefira toda a sensualidade de um belo scarpim. Para as básicas, rasteirinhas... Plataformas nas baixinhas! Vai correr? Usa um tênis. Mas se a ideia é relaxar, havaianas e vamos lá.

Seja no setor de vestuário ou mesmo nos acessórios, o conforto está sendo cada vez mais buscado em vários segmentos da moda. Existem inúmeros artifícios comercializados hoje a fim de proporcionar maior bem-estar aos pés, como protetores ortopédicos de silicone e adesivos para calcanhar. Técnicas que utilizam palmilhas pré-moldadas e calçados alcochoados com espuma também estão entre as apostas do ramo.

Fatores como necessidades biomecânicas, rigidez/flexibilidade e peso do produto, dentre outros, merecem atenção dos fabricantes. Mas, infelizmente existem empresas que não dispõem de conhecimentos ergonômicos necessários ou simplesmente não prezam por isso.

Desta forma, sobra para nós consumidores, a árdua tarefa de tentar amenizar os incômodos provocados por um sapato apertado aqui ou folgado ali...

Máquina Forma de Tarracho, para alargar a parte interna
A sapataria do Sr. Antônio Tibúrcio, localizada no Mercado da Madalena, procura adaptar os mais variados tipos de sapatos à necessidade de cada cliente. Serviços como a colocação das tradicionais salteiras, revestimento de saltos, costura de bolsas e até mesmo o processo de vulcanização, que consiste na reconstrução de parte do calçado por meio da utilização de produtos químicos e máquinas específicas, são alguns dos atrativos do local.


 Máquina de Persponto

Com a mesma localização desde 1943, a sapataria Trovão conquistou uma clientela fiel, que optou pelo caminho da adaptação ao invés simplesmente se desfazer da peça. O tingimento de bolsas e cintos é o grande diferencial do estabelecimento, tornando novo o que era velho.


Salto revestido

Sapato reformado através da técnica de vulcanização

Com a mesma localização desde 1943, a sapataria Trovão conquistou uma clientela fiel, que optou pelo caminho da adaptação ao invés simplesmente se desfazer da peça. O tingimento de bolsas e cintos é o grande diferencial do estabelecimento, tornando novo o que era velho. É só conferir.



2 comentários:

  1. Eu estudei o curso Técnico com Antônio Tibúrcio. Excelente sapateiro, seu pai, já falecido, consertou sapatos da minha família. Fiquei emocionado quando estive no Mercado da Madalena e Antônio me reconheceu, falamos das nossas famílias. Há muito resido em São Carlos, São Paulo e tenho uma filha e um filho.

    ResponderExcluir
  2. O serviço é muito bom. Realmente é de profissional. Aprovado.

    ResponderExcluir