segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

NOSSO COMPOSITOR ELY MADUREIRA, MERCADO DA MADALENA, FOI UM DOS HOMENAGEADOS DO 17º EDIÇÃO DO AURORA DOS CARNAVAIS


“Poucas ruas do Recife carregam tanta poesia e lirismo quanto a Rua da Aurora. Margeando o Rio Capibaribe, no centro da cidade, a rua sedia majestosamente construções do século XIX, como o Ginásio Pernambucano e a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. 

Em suas calçadas foi instalado o Monumento Tortura Nunca Mais, em homenagem aos mortos, desaparecidos e torturados pela ditadura militar dos anos 70.

Apesar de estar situada em pleno centro do Recife, a Rua da Aurora oferece com suas calçadas largas, uma delas sobre a margem do Rio Capibaribe, um dos mais bucólicos e aprazíveis locais para passeio da capital pernambucana. 

E é lá que é montado o palco para apresentação do Encontro de Blocos Líricos, conhecido como Aurora dos Carnavais”, apresenta o escritor e poeta, Carlos Dantas.

Foi nesse domingo, 24, a 17ª edição do Movimento Cultural Aurora dos Carnavais, a beleza do grande encontro de 30 blocos Líricos, entre infantis e adultos.

O Aurora dos Carnavais surgiu quando Romero Amorim e um grupo de amigos decidiu enaltecer o frevo e os blocos tradicionais do estado. “O primeiro aurora teve três blocos e agora a gente está com 30. É uma festa muito bonita, com muito brilho, que abrange gente de todas as idades”, acrescentou Wena Souza.

No grande evento, foram tocadas as músicas “Viva o Aurora dos Carnavais” e “Aurora dos Carnavais”, de Ely Madureira e Humberto Vieira. Nosso compositor Ely Madureira (Mercado da Madalena) foi um dos homenageados da belíssima festa.









Maurício com os homenageados Claudionor Germano e Ely Madureira


Milhares de pessoas participaram do encontro



Maurício Dias, Jornal Gazeta da Torre, e a ilustre Leda Alves, Secretária de Cultura da Cidade do Recife. 


Atriz e estudiosa da cultura popular, Leda Alves tem a sua história ligada ao teatro pernambucano. No campo da gestão pública, presidiu a Fundação de Cultura do Recife, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco e o Museu do Estado. Dirigiu o Teatro de Santa Isabel e foi presidente da Companhia Editora de Pernambuco – Cepe.

A Secretaria de Cultura é responsável pela definição, promoção e execução da política cultural do município. Tem como papéis o fomento à arte e o fortalecimento das raízes culturais municipais. Também cabe à Secretaria a preservação e restauração do patrimônio histórico e administração dos equipamentos culturais do Recife.


E para fechar, a presença da bela Mariana que também colaborou para abrilhantar ao belíssimo encontro de blocos líricos. 





4 comentários:

  1. Evento muito bonito. A criança dançando no vídeo é um show a parte.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo. Isso é a essência do nosso carnaval. Muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Desejaria, sem dúvida, está lá. É um conforto ao coração e aos olhos. Muito saudável.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Ely Madureira e ao pessoal do Jornal Gazeta da Torre.
    Mais uma vez levando o nome do nosso bairro aos quatro cantos de Recife.

    ResponderExcluir