sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Leitor(a) do GAZETA da TORRE - Você conhece o MOVIMENTO EMAÚS?


O Movimento Emaús, surgiu após 2ª Guerra Mundial, em 1949. A França, como os demais países europeus, sofriam com o Pós-guerra, havia um sério problema habitacional.
Os trabalhadores moravam nas ruas, e sofriam com as baixas temperaturas do inverno. Foi em meio desta realidade, que um jovem padre decidiu lutar em nome dos mais sofridos.

A princípio, este jovem padre conhecido como Abbé Pierre, obteve um cargo político de deputado, e com o seu salário mantinha um casarão, onde abrigava várias famílias. Todavia, ao término do seu mandato, não havia mais condições financeiras de manter esta ação. 

Foi neste momento que uma das pessoas que ele abrigava deu-lhe a ideia de gerar renda com o trabalho de coleta, classificação e venda de materiais recicláveis. Neste momento, do encontro de pessoas de classes sociais diferentes, de formações diferentes, teve início o Movimento Emaús.

Atualmente, o movimento Emaús Internacional atua em mais de 36 países ao redor do mundo, através de 313 comunidades. A Associação dos Trapeiros de Emaús Recife é uma entidade social sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal oferecer às pessoas necessitadas da Região Metropolitana do Recife a oportunidade de conseguir sua dignidade através de um trabalho de coleta, recuperação e venda de objetos usados e reciclagem de resíduos sólidos (com a filosofia de servir aos que mais sofrem). 

A associação surgiu em 16 de agosto de 1996 com o incentivo e apoio do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara e do Sr. Luigi Tenderini, italiano, que trabalhou por muitos anos ao lado de Dom Hélder na comissão de Justiça e Paz.

Atualmente Emaús acolhe 26 pessoas. As principais atividades da Entidade são: Coleta, recuperação e venda de objetos usados e materiais recicláveis. Os objetos usados que recebemos em doação são recuperados nas oficinas de: marcenaria, eletroeletrônico, refrigeração e manutenção de computadores. Os objetos recuperados (eletrodomésticos, roupas, sapatos, móveis, livros, computadores, etc.) são vendidos a preços baixíssimos em bazares populares, em nosso galpão e nos bairros da periferia (associações de moradores, clube de mães), na UFPE-CFCH, etc.

- Coleta e reciclagem de resíduos sólidos: Materiais recicláveis como: Papéis, plásticos e metais. São separados segundo a sua  classificação, condicionados e vendidos à indústria de reciclagem.

- Cursos profissionalizantes: Utilizando a estrutura das oficinas, montamos ao longo dos anos cursos profissionalizantes gratuitos para os jovens dos bairros adjacentes. Atualmente, são oferecidos cursos de eletricidade civil e industrial, mecânica em refrigeração, montagem e manutenção de computadores e eletrônica industrial.

- Desde novembro de 2003, em parceria com a Prefeitura do Recife e Consulado Italiano, foi comprada, reformada e devidamente equipada uma casa, com o propósito de oferecer a comunidade um posto médico-odontológico. A Prefeitura da Cidade do Recife disponibilizou os profissionais de saúde.

- Em parceria com uma instituição italiana IPSIA e o Ministério do Exterior da Itália, construímos uma Escola Profissionalizante, (ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL LUÍS TENDERINI).

Todas as atividades da Associação dos Trapeiros de Emaús Recife são inspiradas em alguns princípios que norteiam nosso trabalho cotidiano:

ACOLHIDA: abertos a acolher pessoas, mediante as nossas condições, especialmente jovens, que estão sem trabalho e sem perspectiva de conseguir um emprego.

TRABALHO: vivem unicamente dos seus trabalhos. Toda ajuda que porventura seja oferecida, será utilizada para melhorar as condições de trabalho ou para ajudar quem está mais necessitado.

PARTILHA: o trabalho é realizado no coletivo, cujo resultado é partilhado entre todos, privilegiando os que mais precisam.

SERVIÇO: toda atividade realizada em Emaús visa prestar um serviço à comunidade mais carente. Este é o sentido dos bazares, que beneficiam as famílias de baixa renda, e dos cursos profissionalizantes, que profissionalizam jovens.

Os membros da Associação que trabalham diariamente na Comunidade, recebem alimentação (almoço) vale-transporte e remédios, e a cada duas semanas são realizadas partilha dos recursos produzidos com o trabalho coletivo. Ainda há a Comunidade de Vida, local onde residem alguns dos trapeiros.

O que posso doar?

Tudo que esta no desuso, todavia, em condições de uso, como:
eletro-eletrônicos, eletrodomésticos, materiais de informática,
refrigeradores, móveis, livros, vinis (LP), fogões, roupas, etc.

Tenho que levar os objetos até a instituição?

Você não tem que levar os objetos até a instituição, há um
agendamento realizado por telefone ou via site, neste
agendamento o doador informa o dia e horário mais cômodo para
podermos recolher o objeto em sua residência ou empresa.

A Associação, conta com dois caminhões baú para a execução das
coletas. Se for optado o cadastro online, o doador receberá uma
ligação, confirmando as informações do cadastro.

CONTATO: 55 81 3451 - 2247 e no 55 81 3451 – 5604 Cel 55 81 98797 - 5604

Horário expediente de Segunda a Sexta das 8:00 às 12:00 e de 13:00 às 17:00 e aos Sábado de 8:00 às 12:00. http://www.emausrecife.org/  emausrecife@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário