sábado, 8 de maio de 2021

Papa Francisco apóia isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

 Gazeta da Torre

Papa Francisco em uma audiência no Vaticano

O Papa Francisco no sábado apoiou a renúncia dos direitos de propriedade intelectual para as vacinas COVID-19, apoiando uma proposta do presidente dos EUA, Joe Biden, que foi rejeitada por alguns países europeus, incluindo a Alemanha.

Em um discurso em um concerto global de arrecadação de fundos para promover o acesso justo às vacinas, o papa disse que o mundo estava infectado com o "vírus do individualismo".

“Uma variante desse vírus é o nacionalismo fechado, que impede, por exemplo, um internacionalismo das vacinas”, disse ele na mensagem de vídeo pré-gravada.

"Outra variante é quando colocamos as leis do mercado ou do mercado intelectual ou da propriedade intelectual acima das leis do amor e da saúde da humanidade", acrescentou ele, lembrando o grande número de mortes que o coronavírus infligiu ao mundo.

Seus comentários surgiram no meio de um debate sobre se as empresas farmacêuticas deveriam renunciar à proteção de patentes para as vacinas COVID-19.

Biden apoiou tal medida na quarta-feira, atendendo a pedidos da Índia, África do Sul e mais de 100 outros países. consulte Mais informação

No entanto, muitos países europeus, liderados pela Alemanha e França, se distanciaram na sexta-feira da sugestão, argumentando que a chave para acabar com a pandemia de COVID-19 era fazer e compartilhar vacinas mais rapidamente.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário