segunda-feira, 3 de maio de 2021

Combate à hipertensão: reduzir sal não quer dizer perder sabor

 Gazeta da Torre

O consumo de sal do brasileiro excede em quase duas vezes o limite máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é cinco gramas por dia. A média nacional é de 9,3 gramas. É o que apontou a Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS/IBGE).

O nutricionista tem papel importante ao atuar como promotor de bons hábitos alimentares no enfrentamento da doença, pois o alto consumo de sal é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Não se trata de eliminá-lo, mas moderar seu consumo, porque ele também é importante para o organismo.

No caminho da redução do sal há também o desafio de reduzir o consumo  de alimentos ultraprocessados que trazem consigo alta concentração de sódio. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, a adição de grandes quantidades de sal nestes alimentos ocorre para estender a duração dos produtos e intensificar o sabor, e até mesmo para encobrir sabores indesejáveis oriundos de aditivos.

Portanto, conscientizar as pessoas e mostrar que há alternativas saudáveis para preparos com pouco sal, mas saborosos, é tarefa permanente.

No dia a dia, vale descobrir o quanto a utilização de hortaliças e ervas (manjericão, alecrim, orégano, entre outras) auxilia na produção de gostosas refeições. Assim, a comida de verdade levada à mesa produz saúde.

A adoção de um plano alimentar saudável e sustentável deve ser incentivada, com o consumo de frutas, hortaliças e laticínios com baixo teor de gordura; ingestão de cereais integrais, frango, peixe e frutas oleaginosas, tendo ainda como meta a redução na ingestão de carne vermelha, doces e bebidas açucaradas.

A hipertensão pode levar a várias complicações como AVC, infarto agudo do miocárdio, doença renal crônica e hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca. Apesar de tantos males provocados, apenas 12% dos brasileiros adultos têm a consciência da alta ingestão de sal na alimentação diária. O nutricionista pode ajudar a mudar estes números.

Fonte:ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição).

Nenhum comentário:

Postar um comentário