segunda-feira, 3 de maio de 2021

Golpes financeiros contra idosos crescem na pandemia

 Gazeta da Torre

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) revela aumento nas reclamações envolvendo empréstimo consignado do Instituto Nacional do Seguro Social aumentaram 126% no último ano

Os golpes financeiros contra idosos vem crescendo em meio a crise da covid-19. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) revela aumento nas reclamações envolvendo empréstimo consignado do Instituto Nacional do Seguro Social aumentaram 126% no último ano.

Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aponta que na pandemia houve aumento de 80% nas tentativas de phishing, fraudes que têm início através de e-mails carregados de vírus ou links que direcionam o consumidor para usuários falsos. As fraudes também são muito comuns através de ligações e por links enviados aos usuários do aplicativo WhatsApp. Nestas circunstâncias, o público idoso é um dos mais vulneráveis.

Na modalidade de crime, os envolvidos também ligam para a casa do cliente e dizem ser do banco, pedem para a vítima informar dados e senhas pessoais. Também acontece do fraudador pedir para o cliente realizar uma transferência como teste.

Fonte:CBN Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário