segunda-feira, 3 de agosto de 2020

O Julho Sem Plástico deste ano vai deixar um legado especial no Recife

Gazeta da Torre

Na edição deste ano da campanha que tem o objetivo de conscientizar para a redução do descarte irregular de plástico e importância da reciclagem, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva Inovação Urbana do Recife, lançou o Programa “Recicla Mais”. O programa tem o objetivo de reduzir a poluição de material plástico nos rios, canais, barreiras e demais espaços públicos. As comunidades do UR-10, Alto José Bonifácio e Sítio São Brás, foram as primeiras a receberem a feira itinerante. O prefeito Geraldo Julio esteve no Sítio São Brás, onde conferiu um dos pontos de troca, que contou com protocolos de distanciamento e todos os cuidados sanitários.

O Recicla Mais terá continuidade nos próximos meses e já tem planos para ampliar a feira itinerante para outras comunidades atendidas pelo projeto Mais Vida nos Morros. Parte do resíduo que está sendo descartado de forma irregular agora poderá ser transformado em soluções urbanas para o dia a dia da população. O programa Recicla Mais se estrutura em quatro eixos. O primeiro foca em criar incentivos e estímulos à população para mudança de comportamento. O segundo é a possibilidade de transformar o lixo plástico em produtos com valor agregado. O terceiro é a implantação de células ReciclaMais, em escolas e universidades. E o quarto  é o fomento à criação de um ecossistema de empreendedorismo e inovação através do UpCycling.

Além da conscientização a partir das feirinhas nas próprias comunidades, outro importante incentivo se dará a partir do protagonismo das crianças, a exemplo de novas gincanas, como a que aconteceu em 2019, em 20 escolas da rede pública municipal do Recife. Com atuação dos professores, alunos e familiares, preocupadas com o meio ambiente, foram arrecadadas quatro toneladas de lixo plástico, reduzindo o impacto ambiental. Várias utensílios domésticos, como vasos, fruteiras, saboneteiras, já estão sendo produzidos, assim como alguns mobiliários urbanos, lixeiras ou assentos. O grande desafio será a produção de corrimão para utilização nas escadarias da cidade.

*Prefeitura da Cidade do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário