Gazeta da Torre
Idalina Assunção (Psicóloga – CRP 02-4270), Método Supera
– Unidade Madalena
Já está comprovado cientificamente que o aprendizado não
acontece somente em sala de aula, mas também com a rotina de estudos após a
escola.
O dever de casa tem papel fundamental neste processo,
pois sistematiza a aprendizagem e aprofunda o conhecimento na disciplina.
No Brasil, um dos grandes desafios que os professores
enfrentam é fazer com que o aluno consiga atribuir significado à lição de casa
e compreender sua importância.
De acordo com o Profº Pierluigi Piazzi, autor da trilogia
Ensinando, Estimulando e Aprendendo Inteligência, é importante estudar um
pouquinho a cada dia. “Aula não foi feita para aprender, mas para entender. O
aluno só estuda quando lê e escreve, preferencialmente sozinho”, afirma.
“Uma mãe não pode falar ao seu filho para estudar porque
a prova é amanhã. A razão do estudo deve estar no aprendizado, na assimilação
do conteúdo, na vontade de saber, no prazer, e não apenas na nota da
avaliação”, acrescenta Pier.
Para ele, um dos maiores erros cometidos entre os pais é
deixar que a criança estude para uma avaliação um dia antes. A informação que o
cérebro poderia enviar para a memória de longo prazo já foi “adormecida” no
mesmo dia em que a matéria foi dada em sala. Se o aluno não estudou em casa e
não fez exercícios de fixação, aquele conhecimento vai se perder.
As atividades de casa devem ser desafiadoras, porém
compreensíveis para a criança. Nessa hora, os pais podem ser grandes aliados e
melhorar a qualidade do estudo. Os pais podem, e devem, ser participativos no
processo de alfabetização.
Incentivar a leitura e a revisão diária do que foi
ensinado em sala de aula, além de ser uma forma de acompanhar o desenvolvimento
escolar, estimula a criança a dar o melhor de si para aquela atividade, sabendo
que o pai ou a mãe estão curiosos e atentos à sua rotina de estudos.
É importante conversar sobre o conteúdo dado na escola,
fazer uma leitura conjunta dos noticiários, tentar aplicar todo o conhecimento
que o jovem está absorvendo. Exemplo, se a aula de Biologia mostrou como são os
diferentes tipos de caules, uma boa ideia é levá-lo a um parque para observar
plantas.
Apresentar novos caminhos para o conhecimento e melhorar
o processo de aprendizagem são propostas do SUPERA, maior rede de escolas de
exercícios para o cérebro do Brasil.
A ginástica cerebral, ou exercícios para o cérebro, é uma
forma de desenvolver as habilidades cognitivas, facilitando o aprendizado. Os
resultados mais concretos desta prática são atenção, memória, agilidade de
raciocínio e aumento do desempenho escolar.
Hoje existem várias formas de se fazer exercícios para o
cérebro. O lazer, a música, os jogos de tabuleiro, brincadeiras em grupo são
recursos que podem aumentar a capacidade do cérebro de aprender.
Serviço:
Método Supera - Ginástica para o Cérebro
Unidade Recife Madalena
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga – CRP
02-4270)
Endereço: Rua Real da Torre, 1036. Bairro: Madalena.
Telefones: (81) 3236-2907
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