sábado, 24 de março de 2018

O valor do trabalho em equipe para o sucesso das empresas


Gazeta da Torre

Tivemos, este mês, a celebração do Dia Internacional da Mulher. Parabéns a todas as nossas mulheres, que dia a dia, dão a sua valorosa contribuição à família, ao trabalho e à sociedade como um todo.

Como Mulher e profissional, este ano, preferi mediar nas empresas algumas reflexões sobre a Evolução do papel MULHER na sociedade, o seu empoderamento ao longo dos tempos e os desafios e conflitos da mulher moderna. Um tema precioso que provocou muita clareza quanto às reais contribuições e valor da Mulher, tanto no contexto social, quanto profissional.

A mulher não deveria mais lutar, se defender, enumerar e provar as suas competências. Os resultados são visíveis nos mais diversos setores. O que se precisa é que cada vez mais as empresas e a sociedade “despertem”, reconheçam e as valorizem como parceiras do progresso sustentável. Se coloquem no lugar das suas mulheres, deem o exemplo, compreendam o seu contexto, as avaliem de forma isenta de discriminação de gênero, as remunerem de forma justa e leal e lhes deem outras oportunidades, inclusive de crescimento.

O sucesso da empresa depende do desempenho de homens e mulheres que nela trabalham. As habilidades de ambos são necessárias, muitas vezes se complementam. É preciso que as empresas, na formulação das suas culturas e estratégias, estimulem a formação de Equipes de alta performance (habilitadas na área técnica e comportamental) pois, muitas vezes, atitudes e desempenho negativos de apenas um colaborador (independente do sexo), pode inviabilizar ou prejudicar a empresa como um todo. A empresa é um “sistema” e, como sistema, precisa atuar e interagir, na maior sinergia possível e isso “se ensina e se aprende”.

Ninguém sabe tudo, por isso “aprender” a trabalhar em equipe é fundamental. A valorização das diferenças agrega, estimula novas ideias, criatividade e inovação, ao contrário do que se pensa. Outro aspecto importante é que se precisa muito aprender a ver e valorizar os pontos positivos das pessoas/colaboradores, ao invés de maximizar suas ineficiências e pontos fracos, que, inclusive, todos nós temos e, podem ser trabalhados, basta querermos.

Aos queridos leitores uma interessante metáfora que ilustra bem essa situação:
“Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha Assembleia. Foi uma reunião das ferramentas para acertar suas diferenças.

O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, porém pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.

Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atrito. A lixa acatou, com a condição que se expulsasse a trena, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora a única perfeita.

Nesse momento, entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho! Utilizou o martelo, a lixa, a trena e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembleia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

– Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, todavia o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes.

A assembleia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar as asperezas e a trena era precisa e exata. Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos.”

Muitas vezes ocorre o mesmo com pessoas e empresas. Quando uma pessoa busca apenas os defeitos em outra, a situação se torna tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca, de forma bem-intencionada, os pontos fortes dos outros, consegue-se mais empenho, produtividade, melhores resultados e conquistas. Afinal, são as pessoas que fazem a empresa e o seu sucesso é avaliado pelo resultado do trabalho de todos os colaboradores - as equipes.

Quem sabe, mudar o FOCO seja uma excelente opção?

Abraço fraterno,

Nenhum comentário:

Postar um comentário