domingo, 25 de março de 2018

Investimentos para fazer ao longo de 18 anos e dar um empurrãozinho para o seu filho


Gazeta da Torre

Entre tantas outras coisas, um desejo que vem, como consequência ao nascimento do filho, é poupar para garantir um futuro melhor.

Tanto para a poupança do filho, como para o plano de aposentadoria, longo prazo, uma coisa é comum a tais objetivos: quanto mais cedo você der o primeiro passo, melhor!!!
Todavia, na prática, o mais difícil nem é planejar. Por mais que muitos travem nesse primeiro passo, o maior desafio é a disciplina de seguir firme nessa poupança a longo prazo, estimando então cerca de 18 anos para isso.

Vivemos um momento da Taxa SELIC baixa, que impacta no rendimento da poupança, de maior parte dos CDBs, LCIs, LCAs, LCs e de muitos Fundos de Investimentos.

Outro fator relevante que pede proteção é a inflação, para que o seu dinheiro não “vire pó” ao longo desse período, razão pela qual a poupança é duramente criticada, de forma coerente, pois de modo geral, é corroída pela inflação e, por mais que não seja fato hoje, ao longo desse longo período, quem insistir na poupança deve experimentar a perda do poder de compra em diversos momentos.

Registro aqui algumas dicas essenciais para quem quer atingir esse objetivo se antecipando aos momentos econômicos que atravessaremos e procurando manter o melhor caminho para chegar lá:

- Não invista naquilo que não tem conhecimento e segurança;

- É fundamental proteger o seu dinheiro da inflação. Procure investimentos que, no mínimo,  garantam-lhe retorno acima dela. Entre outros, o Tesouro IPCA tem essa característica;

- Decidido em relação ao que vai investir? Não perca tempo, comece o quanto antes e com isso tenha os juros compostos trabalhando para você desde cedo;

- Acompanhe os seus investimentos periodicamente, a tempo de fazer mudanças e ajustes quando necessário;

- Devido ao longo prazo em questão, vale fazer um mix, balanceando o investimento entre renda fixa e variável. À medida em que se aproximar o período de saque, o ideal é ir concentrando em investimentos mais conservadores, por exemplo, na renda fixa, a fim de evitar maiores oscilações e o risco de comprometer o plano sem tempo para recuperar;

- A previdência privada é uma possibilidade, o débito automático ajuda os menos disciplinados, porém é preciso ficar atento às altas taxas de administração e carregamento cobradas em muitos casos, e estar seguro, ter conhecimento de todos os detalhes que envolvem uma previdência e de que o gestor do fundo fará bons investimentos, pois nesse momento você confia a ele a responsabilidade deste projeto futuro;

- Em nome dos pais ou da criança? É possível abrir conta em alguns bancos e corretoras a fim de evitar transtornos adiante a título de inventário em caso de falecimento do titular e, claro, para ter acesso a mais possibilidades de investimentos. Acho positivo o nome do investimento estar no nome da criança, pois cria um tipo barreira psicológica também a fim de evitar que se use o dinheiro do filho. Por outro lado, vale registrar que, ao fazer 18 anos, o seu filho terá autonomia junto ao banco / corretora para usar o dinheiro;

- Lembre-se: não adianta investir com o foco no filho, sem estar atento e com os devidos cuidados financeiros da família como um todo.

Com o montante investido ao longo do tempo, de acordo com o foco, um bom planejamento e disciplina para a execução, será possível pagar a faculdade do filho, um intercâmbio entre outros investimentos reais que o possibilitarão ter um futuro próspero. 

Há diversas correntes em relação à construção de “poupança” para o futuro dos filhos. Uma delas apresenta a preocupação com o valor que o filho dará ao dinheiro, devido ao investimento ter sido feito pelo pai. Porém, é válido refletir que esses valores e essa percepção serão construídos desde a infância até a adolescência, de forma que, investindo também no dia a dia um tempo precioso para mostrar aos filhos que os verdadeiros valores da vida não são os financeiros, todo o resto será fruto de conquistas que terão como base o caráter e aquilo que ele teve como exemplo durante sua formação.

Leandro Trajano
Siga-me no Instagram @ personalfinanceiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário