sexta-feira, 16 de março de 2018

Museu da Abolição faz o lançamento da 3ª edição do Projeto Selos nesta quarta (21)


Gazeta da Torre
Museu da Abolição
Na próxima quarta-feira (21) acontece o lançamento do Projeto Selos 2018 do Museu da Abolição (MAB).  O evento acontece às 10h da manhã no auditório da instituição e este ano traz a temáticas dos resquícios do período escravocrata remanescentes até hoje. Com “130 anos – Abolição?” O MAB reintera as pautas que os movimentos negros vem levantando desde o ato da assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888.

Embora a escravidão tenha sido ilegalizada, ainda hoje temos notícias de estabelecimentos que mantém esse regime de trabalho. Além da escravidão propriamente dita, percebemos  que muitos dos espaços ocupados pelos negros no Brasil Colonial foram ressignificados. Como bem colocado pela Escola de Samba Paraíso do Tuiuti em seu desfile este ano no Rio de Janeiro, convivemos com a escravidão maquiada e moderna.

O Projeto Selos foi criado no MAB em 2016, a partir da perspectiva da museologia social, no intuito de aproximar o museu, que é um órgão público federal, com movimentos sociais e demais organizações que prezem pelo exercício da democracia e pelo bem viver. Em seu primeiro ano o tema escolhido foi  “Mulher Negra Protagonista”, que atentou para como as mulheres negras tem se desenvolvido em meio ao silenciamento usualmente ocorrente de uma sociedade patriarcal e eurocêntrica; em 2017, escolhemos o tema “Respeito Afrobrasilidades”, que tratou sobre as diversas formas que a intolerância religiosa às religiões de matriz afro-indígena tem se mostrado no Brasil.

No lançamento haverá uma mesa redonda com a diretora e a vice-diretora do MAB, Elisabete Arruda e Daiane Carvalho respectivamente, sobre o desenvolvimento do Projeto Selos e o tema deste ano.

Serviços:
Link do evento do Facebook:  https://goo.gl/QawWEj
Contatos : 3228.3248 ou  mab@museus.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário