A bióloga e mestre em Neurociências Livia Ciacci dá 5 dicas para exercitar o cérebro na rotina diária
As decisões que uma pessoa toma durante o dia impactam na
disposição dela para persistir?
O cérebro tem uma capacidade limitada para isso, que vai
sendo reduzida ao longo do dia. Muitos estudos testaram os desempenhos de
grupos de pessoas em resolução de problemas, com diferenças entre aqueles que
fizeram ou não escolhas (decisões) logo antes do problema ser proposto. Todos
eles demonstraram que as pessoas que tomaram mais decisões antes foram as mais
propensas a desistir e ter um pior desempenho no problema.
Segundo a mestre em Neurociências Lívia Ciacci,
neurocientista parceira do SUPERA – Ginástica para o Cérebro, é importante ter
uma rotina nos estudos, fazer o planejamento prévio e segui-lo. “A função de
guiar o aprendizado é manter o cérebro mais descansado, despreocupado com o que
fazer – ou seja, liberto da necessidade de decidir a cada momento o que fazer.
O cansaço derivado da fadiga mental sempre vai acontecer todas as vezes que a
atividade intelectual for intensa – é biológico. Mas nossa motivação e hábitos
podem ser modificados a favor do aprendizado”, explica.
Lívia Ciacci, neurocientista |
Lívia ressalta que é possível aplicar os estudos e
conhecimentos da neurociência em nosso dia a dia. “Entender como você aprende
melhor, eleger quais aprendizados vão trazer impactos positivos para a vida e
criar uma estratégia de estudos ou práticas que não conflitem com momentos que
você já esteja saturado de decisões tomadas ao longo do dia são ações
possíveis. Seres humanos são naturalmente curiosos, mas não são naturalmente
bons pensadores. O cérebro foi projetado para evitar que tenhamos que pensar. A
persistência mora na solução e nos motivamos a persistir sempre que sentimos
que conseguimos avançar. A atividade mental é atraente para nós porque, quando
bem-sucedida, recompensa com a sensação prazerosa. Para ter mais disposição,
torne a rotina mais favorável ao trabalho mental”, complementa.
Dicas para aplicar a neurociência no dia a dia e ter
resultados:
1. Estabeleça uma recompensa após o esforço. Treine o
cérebro a entender que, após o esforço, o aprendizado é prazeroso e traz
benefícios.
2. Tenha clareza dos passos e celebre os pequenos
avanços! Na medida em que for sendo bem-sucedido nos avanços, o cansaço fica
menos intenso.
3. Explore sua curiosidade e identifique qual é o seu
interesse pelo que deseja aprender. Fragmente os períodos de estudo entre
períodos de descanso e reparta a meta maior em pequenas metas alcançáveis. O
descanso evita a fadiga mental e as metas fáceis agem na percepção de
recompensas.
4. Se chegou à fadiga mental, a solução é mudar de tarefa
ou ir dormir!
5. Para executar uma atividade que não gosta ou não tem
muita aptidão, você terá que aplicar um controle sobre sua atenção.
Para reflexão:
A distância entre um sonho e a realidade se chama
disciplina. “autor desconhecido”
Você sabia:
O cérebro em repouso produz energia suficiente para acender
uma lâmpada de 25 watts
Resposta do desafio de Junho.
Quatro moças estão em um quarto:
. Clara está jogando xadrez
. Maria está assistindo televisão
. Ana está dormindo
O QUE A QUARTA GAROTA ESTÁ FAZENDO?
Resposta: Jogando xadrez com Clara
Desafio de Julho.
Estou no início da rua, no fim do mar e no meio da carga.
Quem sou eu?
Resposta na próxima edição:
Serviço:
Método Supera - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP
02-4270)
Unidade Madalena
Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.
Telefone: (81) 30487906
Unidade Boa Viagem
Telefone: (81) 30331695
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