sábado, 24 de agosto de 2024

TRE vai entregar apuração das urnas ao TSE mais rápido

 Gazeta da Torre

Uma das novidades este ano são os Pontos de Transmissão Secundários (PTS), que vão garantir mais agilidade na apuração dos votos

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) divulgou, na manhã da sexta-feira (23), informações sobre as eleições municipais em Pernambuco. O primeiro turno será realizado no dia 6 de outubro. Uma das novidades este ano são os Pontos de Transmissão Secundários (PTS), que vão garantir mais agilidade na apuração dos votos.

De acordo com o TRE, Pernambuco possui 122 cartórios eleitorais para os 184 municípios. Por essa razão, era preciso se deslocar para os locais com cartórios no momento de transmitir os votos para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que faz as contagens e divulga os resultados.

Este ano, além de transmitir os resultados nos cartórios, o TRE-PE vai utilizar os PTS. Os pontos passarão por cadastro e vistoria anteriormente e estarão acomodados próximos a lugares de votação distantes das unidades da Justiça Eleitoral. O objetivo é agilizar a entrega dos dados ao TSE fazendo com que eleitores, candidatos e candidatas tenham os resultados mais rapidamente.

O diretor geral do TRE, Orson Lemos, explicou o processo. “Pela primeira vez, vamos passar para quase 500 pontos de transmissão. Vamos quadruplicar o número de pontos. Todos os 184 municípios terão um ponto secundário. O kit de transmissão é composto por dois pen drives de alta velocidade. A conexão é feita com o TSE via intranet e não internet. Vamos ganhar mais tempo na logística e a segurança continua sendo o principal fator”, afirmou Lemos.

A apresentação do Tribunal foi promovida no prédio do TRE-PE, no bairro do Derby, área central do Recife. Estiveram presentes o presidente do TRE, desembargador Cândido Saraiva, e o juiz auxiliar da presidência, Breno Duarte.

Combate à desinformação

O TRE também lançou o Centro Regional de Enfrentamento à Desinformação, que atuará  como apoio ao Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia do TSE.

O Tribunal Superior Eleitoral recebe denúncias de notícias falsas e outros atos irregulares sobre as eleições em todo o País. Os dados são cruzados com as informações dos centros estaduais e se forem identificados indícios de crime, o Ministério Público e a Polícia Federal serão acionados.

Fonte:Blog do Magno

-  divulgação -

Nenhum comentário:

Postar um comentário