segunda-feira, 31 de agosto de 2020

DIA do NUTRICIONISTA (31/07) – A Gazeta da Torre entrevista a nutricionista Elenice Costa, autora de importantes trabalhos científicos na área

Gazeta da Torre
 Elenice Costa, referência para a categoria em todo o país

As pessoas estão cada vez mais conscientes da importância da alimentação para manter a saúde e a qualidade de vida. E o profissional que pode apoiar esse processo é o Nutricionista, pois está apto a elaborar um planejamento alimentar para suprir a necessidade de nutrientes para cada indivíduo.

No dia 31 de agosto comemora-se o dia do nutricionista e, pensando nisso, resolvemos fazer uma entrevista com a nutricionista e nossa colaboradora Elenice Costa. Autora de importantes trabalhos científicos na área, Elenice exerceu significativos cargos na área acadêmica. Foi coordenadora do curso de Nutrição da UFPE em dois períodos distintos (de 1978 a 1983 e de 1990 a 1992) e implantou o Programa de Residência em Nutrição no Hospital das Clínicas da UFPE, o primeiro programa da região Norte/Nordeste, do qual foi coordenadora de 1995 a 1998. Foi a primeira presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região, com sede em Recife, integrando toda a Região Nordeste. Exerceu a presidência nos períodos de 1980 - 1983, de 1999 - 2002, de 2002 - 2005 e 2014 a 2017. Exerceu, ainda, a presidência do Conselho Federal de Nutricionistas de 1989 a 1990. Nutricionista referência para a categoria em todo o país. A seguir, a entrevista.

(Gazeta da Torre) Em uma frase, qual o perfil do profissional de nutrição?

(Elenice C.) Profissional que promove a saúde do homem, orientando-o na utilização adequada dos alimentos.

(GT) Qual o caminho que um estudante tem que percorrer para se tornar um nutricionista até seu registro?

(E. C.) Antes de tudo, entender o porquê da sua escolha profissional e que sendo a Nutrição uma profissão da área de Saúde, ele irá lidar com a vida.

(GT) A carreira oferece diversas áreas de atuação?

(E. C.) a) Alimentação para indivíduos sadios, como: Escolas, creches, restaurantes comerciais etc.

b) Enferma (Consultórios, clínicas, hospitais etc)

c) Saúde Pública (Indivíduos e/ou Comunidades sob risco Alimentar x Nutricional.

(GT) Onde estão as melhores remunerações?

(E. C.) Em termos de salários, consideramos que o profissional Nutricionista ainda é mau remunerado, com raríssimas exceções, não fugindo à regra dos profissionais da área de saúde, que têm que se desdobrarem para ter uma renda à altura da sua competência e necessidades pessoais.

(GT) Como anda o Conselho Regional de Nutricionistas?

(E. C.) Cremos que o órgão vem cumprindo com o seu papel como órgão fiscalizador do exercício profissional.

(GT) A Sra. implantou o Programa de Residência em Nutrição no Hospital das Clínicas da UFPE, no qual disponibiliza um amplo elenco de especialidades clínicas, cirúrgicas e ambulatoriais. O Programa já formou muitos profissionais com ênfase na área de nutrição clínica. O que tem a falar em relação a isso?

(E. C.) Acreditamos, sem sombra de dúvida, que o Programa de Residência de Nutrição Clínica do Hospital das clínicas de Pernambuco tem cumprido com os objetivos a que se propôs, não só em termos de número de residentes, mas sobretudo, pela qualidade da formação deles. Muitos ex-presidentes, atualmente, são professores e/ou doutores nos diversos cursos do Brasil. Nele, se espelharam outros Programas de Residência de Pernambuco e de outros Estados do Norte e Nordeste. O mais importante, é que se mantém, apesar das dificuldades. 

(GT) Em algumas academias de ginástica é comum observarmos determinados instrutores passando dicas de alimentação para acelerar os resultados da academia. O que acha disso?

(E. C.) Acho uma falta de ética e sobretudo de responsabilidade profissional, pois, o único profissional capacitado para desenvolver essas atividades previstas em lei é o nutricionista. O fato deveria ser comunicado de imediato aos respectivos conselhos profissionais para as providências cabíveis e, caso se faça necessário, acionar a Justiça.

(GT) Rótulos de alimentos industrializados

(E. C.) Atualmente é lei constar informações das respectivas composições nos rótulos dos alimentos industrializados, as quais só poderão ser contestadas com provas.

(GT) Alimentos que não faltam na dieta de um nutricionista

(E. C.) Na dieta aconselhada pelo nutricionista deve constar todos alimentos disponíveis ao homem em condições de serem consumidos. O que vai variar e nortear é adequação ao seu estado nutricional.

(GT) Fazer pequenos lanches entre as grandes refeições

(E. C.) Intercalar pequenas refeições (lanches) entre grandes refeições, constitui-se um bom controle, quando utilizado com conhecimento.

(GT) Um lugar onde as refeições devem ser feitas

(E. C.) As refeições devem ser realizadas em ambiente tranquilo, num tempo adequado ao tipo de alimentação para que cumpra com o seu objetivo.

(GT) A importância da água

(E. C.) Alimento indispensável à vida humana pelas várias funções que exercem em nosso organismo, entre elas, o transporte dos nutrientes e a excreção das substâncias nocivas à vida humana.

(GT) Comer só salada é uma boa forma de manter a alimentação saudável?

(E. C.) Comer só salada (verdura e/ou fruta) não deverá ser considerada uma boa alimentação, porque esses alimentos não possuem em sua composição todos os nutrientes necessários à saúde. Ela deve ser acrescida, mesmo em pequenas quantidades, com proteína de origem animal.

(GT) Alguns especialistas falam que praticar uma alimentação saudável também é saber comer alimentos "não tão saudáveis", mas que são apetitosos e fazem parte da cultura, da tradição de uma família. Eles ainda falam que não dá para comer só guloseimas, mas não podemos deixar de colocar em nossas refeições aquelas comidas que dão sensação de bem-estar. Concorda?

(E. C.) Para responder esta pergunta, teríamos que ter conhecimento de quais alimentos “não tão saudáveis” estamos falando, como também, se eles são ingeridos diária ou esporadicamente.

(GT) Alimentação adequada é capaz de prolongar a vida, independente do estilo de vida que a pessoa leve?

(E. C.) Uma alimentação só é adequada, quando se adapta também ao estilo de vida do indivíduo, razão pela qual ela deve ser individualizada.

(GT) Alimentação na terceira idade, uma dica

(E. C.) Na terceira idade, a alimentação deve prover não só as necessidades em termos nutricionais (Calorias X Nutrição), mas também se adequar às dificuldades inerentes à pessoa idosa, em termos de mastigação, deglutição, digestão, etc.

(GT) Um nicho relativamente novo no mercado de alimentação coletiva é o das Organizações Não Governamentais, as chamadas ONGs. Elas estão apostando nas atividades desse profissional para melhorar o panorama de desnutrição. Ao contar com o Nutricionista, as ONGs procuram ofertar informações à população a respeito do conteúdo nutricional dos alimentos, dando autonomia para que os indivíduos possam fazer escolhas alimentares mais saudáveis. O que acha disso e qual sua observação?

(E. C.) O trabalho desenvolvido pelo nutricionista nas ONGS em termos de Saúde Pública X Nutrição é de grande relevância, para que as autoridades desenvolvam estudos e programas que beneficiem as comunidades em termos de educação e estado nutricional. 

(GT) Levando em conta que todas as novas áreas de atuação profissional são promissoras, podemos considerar o desempenho técnico e científico no Nutricionista e a projeção da Nutrição como ciência do presente e do futuro?

(E. C.) Sim, sendo a Nutrição uma ciência que acompanha o homem desde antes da sua concepção, perpassando por todas as etapas da sua vida, podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que o bom desempenho técnico-científico do nutricionista, projetará a Nutrição cada vez mais como uma ciência do presente e do futuro.

(GT) Um sonho relacionado à profissão

(E. C.) É que ela cada vez mais alcance os seus objetivos, visando o bem-estar do homem.

(GT) Um recado para todos os leitores do jornal Gazeta da Torre

(E. C.) Quando o assunto for Alimentação x Nutrição, procure o NUTRICIONISTA.

O mercado de atuação do nutricionista vem crescendo a cada ano e este profissional ganha cada vez mais importância na promoção do bem-estar e da saúde da população. Em dias de hoje, um papel de extrema importância em nossa sociedade. Nesse registro, os nossos parabéns ao Dia do Nutricionista.

Gazeta da Torre

Nenhum comentário:

Postar um comentário