segunda-feira, 12 de abril de 2021

Rede Brasil do Pacto Global lança iniciativa de promoção da saúde mental no ambiente de trabalho

 Gazeta da Torre

A pandemia da COVID-19 trouxe para os holofotes um tema até então muito estigmatizado, sobretudo no ambiente de trabalho: a saúde mental. Levantamento preliminar do Ministério da Saúde, de 2020, aponta que a ansiedade é o transtorno mental mais presente entre a população, durante a pandemia.

Em meio a esse cenário, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a InPress Porter Novelli, em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicologia, lançam #MenteEmFoco, movimento que convida empresas e organizações brasileiras a reconhecer a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e a agir em benefício de seus colaboradores, e da sociedade como um todo, para combater o estigma e o preconceito social ao redor do tema. Ambev, Unilever, Hospital Sírio-Libanês, UPS, Grupo Conexa e Mapfre já aderiram ao movimento. 

De acordo com a CEO da InPress Porter Novelli, Roberta Machado, a iniciativa nasceu como uma forma de encorajar as empresas a trazer a saúde mental para a pauta de decisões, de forma a priorizar o tema, oferecer suporte e acolhimento aos colaboradores, e dar visibilidade a um assunto tão importante para a sociedade.

“Queremos que a saúde mental seja tratada dentro das empresas não apenas como uma medida emergencial, mas como uma estratégia de negócio. Com este movimento, vamos convidar e estimular o setor privado a estabelecer ações concretas e duradouras de suporte psicológico aos seus colaboradores e a criar um ambiente de trabalho equilibrado e saudável”, explicou.

As empresas que se tornarem signatárias do movimento, firmam o compromisso de implementar ações sólidas para a promoção da saúde mental:

- Ter um profissional de referência para aconselhamento e atendimento;

- Oferecer orientação e manejo de crises;

- Garantir a avaliação permanente dos colaboradores;

- Manter gestores engajados, com treinamento para atuar em relação ao tema e orientação sobre as melhores condutas, sendo agentes de transformação e de promoção da segurança psicológica;

- Criar um programa antiestigma: promover debates abertos e intervenções em grupo com assuntos que busquem reduzir o estigma relacionado ao sofrimento psíquico, inserindo-o como pauta permanente na organização;

- Promover ações de incentivo à saúde mental: campanhas e iniciativas para incentivar práticas culturais, esportivas, de nutrição, bem-estar, educação, entre outras, a partir de demandas identificadas.

Em contrapartida, as signatárias receberão uma série de conteúdos sobre saúde mental - elaborados pela InPress Porter Novelli em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicologia - e participarão da governança do movimento para troca de práticas e aprendizados.

Entre as atividades, destaca-se um workshop sobre gestão de saúde mental nas empresas, ministrado em parceria com o Grupo Conexa, player de saúde digital e maior plataforma de telemedicina da América Latina. Em março deste ano, a companhia uniu-se à Psicologia Viva, maior empresa de saúde mental da América Latina.

Para conhecer mais sobre a iniciativa e aderir ao Movimento #MenteEmFoco, acesse o site da iniciativa: 

https://materiais.inpresspni.com.br/movimento-mente-em-foco

Fonte: Nações Unidas - Brasil

DIVULGAÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário