terça-feira, 6 de abril de 2021

Pesquisa aponta para esgotamento profissional na pandemia

 Gazeta da Torre

Se você sente que tem trabalhado demais e está cansado, saiba que não é o único. Uma pesquisa encomendada pela Microsoft revela que o esgotamento profissional cresceu nos últimos meses, em meio às adaptações e desafios da pandemia de COVID-19.

A situação varia nos oito países em que a pesquisa foi feita — Austrália, Brasil, Alemanha, Japão, Índia, Singapura, Reino Unido e Estados Unidos — mas em todos há a queixa de aumento nas horas trabalhadas e na sensação de cansaço. No Brasil, o número de profissionais relatando esgotamento foi o mais alto: 44% deles se queixaram.

Quem está em trabalho remoto, as causas de esgotamento eram a falta de separação entre vida pessoal e vida profissional — um terço deste grupo disse que isso estava afetando seu bem-estar. Também foi mencionada a distância dos colegas de trabalho.

Dados obtidos pelo Microsoft Teams mostram isso: o número de usuários que relataram mandar mensagens pela plataforma depois do expediente dobrou, e o número de mensagens enviadas fora do horário de trabalho cresceu 69%.

Surpreendentemente, não ter que ir ao trabalho e voltar para casa está se revelando mais um fator de estresse do que um benefício. Segundo Shamsi Iqbal, principal pesquisador da Microsoft Research, esses momentos ajudavam a fazer a transição para começar a trabalhar e para deixar as atividades para trás.

 “As pessoas dizem: ‘Que bom não ter mais que sair de casa para trabalhar. Estou economizando tempo’. Mas sem uma rotina para se preparar e aumentar seu nível de energia para o trabalho e depois relaxar, estamos emocionalmente exaustos no final do dia”, explica Iqbal.

E como resolver isso? A aposta da empresa — e de vários trabalhadores — está na meditação. Segundo a pesquisa, sete a cada dez entrevistados acreditam que essa prática pode ajudar a reduzir o estresse relacionado ao trabalho. O número sobe para 83% entre os que cuidam dos filhos ou que têm filhos em idade escolar.

Fonte:Gizmodo Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário