Gazeta da Torre
“Orientação à Queixa Escolar” apresenta estudos de casos
reais e propõe uma intervenção baseada na relação psicólogo-escola-família
“Não acompanha a classe”, “Atrapalha a aula”, “Não quer
ir para a escola”. Estas são algumas queixas comuns que acometem pais e
professores no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. E a solução
não está meramente no acompanhamento psicológico. Ao invés de reduzir o aluno a
uma queixa escolar, pesquisadores do Instituto de Psicologia da USP propõem uma
investigação na rede de relações que envolvem as dificuldades e sofrimentos da
vida escolar. Esse encontro entre a educação e a psicologia resultou no livro
Orientação à Queixa Escolar, que está disponível gratuitamente no portal de
mesmo nome. O livro pode ser acessado integralmente na versão e-book ou
separado por capítulos, para facilitar a busca por temas específicos.
A Orientação à Queixa Escolar (OQE) é uma abordagem de
atendimento psicológico desenvolvida no Laboratório Interinstitucional de
Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (Lieppe) do Instituto de Psicologia
(IP) da USP, a partir de 1998. Crítica dos modelos mais difundidos de
atendimentos psicológicos a queixas escolares, a OQE se tornou uma referência a
profissionais e estudantes da Psicologia Escolar na avaliação dos fatores
sociais e do próprio espaço pedagógico.
Atualmente, o portal OQE ( https://orientacaoaqueixaescolar.ip.usp.br/ ) oferece cursos, vídeos e materiais a estudantes e profissionais interessados.
Fonte:Jornal da USP.
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