Gazeta da Torre
Levantamento da União Pró-Vacina mostra que, no Brasil,
conteúdo com afirmações falsas foi o mais repercutido entre temas ligados a
vacinação nesse mês na rede social
No mesmo mês em que a Organização das Nações Unidas (ONU)
e a Organização Mundial da Saúde (OMS) cobraram de países medidas firmes para
combater a disseminação de informações falsas sobre a covid-19 e que o mundo
registrou um milhão de mortos pelo novo coronavírus, um vídeo com diversas
afirmações falsas sobre as vacinas desenvolvidas contra essa doença originou a
desinformação com mais engajamento no Facebook no Brasil no mês de setembro.
A constatação foi feita em uma análise da União
Pró-Vacina (UPVacina), iniciativa que reúne instituições da USP em Ribeirão
Preto e outros setores da sociedade, para combater notícias falsas sobre
vacinas e gerar conteúdo baseado em evidências científicas. Uma análise
anterior, veiculada no início de setembro no Jornal da USP, já alertava que
conteúdos que estavam restritos a grupos antivacina poderiam ganhar larga
divulgação por meio de outras redes de desinformação, devido à alta demanda de
informação por questões relacionadas à pandemia.
Conteúdo do vídeo
O vídeo de aproximadamente 13 minutos, produzido pelo
jornalista e funcionário concursado da Câmara dos Deputados Cláudio Lessa e
publicado originalmente no YouTube no dia 8 de setembro, faz entre o 4º e o 10º
minuto diversas afirmações falsas e alarmistas sobre a vacina de mRNA contra a
covid-19 baseadas em argumentos comprovadamente mentirosos e que circulam há tempos
pelos grupos antivacina.
O primeiro deles é uma suposta interferência que elas
poderiam causar no material genético de quem as recebe, gerando problemas de
saúde “irreversíveis e incuráveis”. Segundo a microbiologista e presidente do
Instituto Questão de Ciência, Natália Pasternak, já existem vacinas de DNA,
semelhantes às de mRNA, seguras e usadas no meio veterinário. Elas não causam
mutação porque não se integram ao DNA do animal, apenas possuem fragmentos da
sequência genética do vírus dentro de um DNA circular chamado plasmídeo.
“Essa informação genética é utilizada pela célula para
produzir uma proteína do vírus de interesse, que será apresentada para o
sistema imune. O sistema imune ‘enxerga’ a proteína viral e monta uma resposta
imune e memória imunológica. O mesmo princípio vale para a vacina de mRNA, que
é de fato uma tecnologia nova, mas não teria como se integrar ao nosso genoma.
É apenas informação genética do vírus, que será usada para produzir uma
proteína”, diz ela.
O vídeo utiliza outras diversas afirmações falsas utilizadas
pelos movimentos antivacina, como a presença de “nanopartículas de controle
social” nos imunizantes, que permitiriam monitorar a vida pessoal de qualquer
cidadão, e que tudo isso seria parte de um plano do empresário norte-americano
Bill Gates para reduzir drasticamente a população mundial.
“Esse tipo de desinformação sobre vacinas não parece vir
do movimento antivacina clássico, que atribui falsamente casos de autismo às
vacinas. Parece muito mais uma tentativa de grupos com uma agenda político-ideológica,
que usam a temática sensível para disseminar teorias da conspiração sobre
liberdades individuais. Há, inclusive, vídeos circulando com a notícia falsa de
que vacinas são feitas em células de fetos abortados. Esses conteúdos têm um
potencial extremamente danoso para a sociedade, podendo abalar a credibilidade
não somente das vacinas contra a covid-19, mas de vacinas como um todo”, afirma
Natália.
Diversas agências que checam a veracidade de informações
divulgadas nas redes sociais já analisaram as informações do vídeo e também
destacaram que são falsas.
Repercussão
O material ganhou destaque após a publicação, no dia 24
de setembro, no site Jornal da Cidade Online, que possui mais de 10 milhões de
visitas por mês e é alvo de investigações sobre fake news. O responsável pelo
portal, José Tolentino, também tem condenações, uma delas expedida no dia 30 de
março deste ano, por difamar uma desembargadora do Rio de Janeiro em um de seus
conteúdos, e outra por caluniar um desembargador do Rio de Janeiro em 2018.
Outra grande ajuda para amplificar a desinformação foi a
publicação, no dia 25 de setembro, do vídeo na página da deputada Bia Kicis
(PSL) no Facebook. A deputada, que é investigada em inquérito do STF por
disseminação de fake news, não apenas publicou o vídeo como fez uma edição,
colocando sua própria logomarca.
Claudio Lessa, autor do vídeo original, também enfrenta
processo pela divulgação de fake news ligadas à covid-19 movido pelo governador
do Espírito Santo, Renato Casagrande.
A análise
Os pesquisadores da UPVacina analisaram, em setembro, os
links relacionados à temática de vacinas com o maior engajamento no Facebook e
também os vídeos com maior número de visualizações no YouTube.
Considerando a postagem na página de Bia Kicis e a matéria
do Jornal da Cidade Online, as interações chegam a 232,3 mil, entre curtidas,
comentários e compartilhamentos no Facebook. Ao analisarmos somente os
compartilhamentos, ou seja, o quanto o conteúdo viralizou, o post e a matéria
sobre o vídeo, juntos, foram compartilhados por 79,7 mil usuários, enquanto as
outras sete notícias de maior engajamento no mesmo mês, em conjunto, tiveram
79,6 mil compartilhamentos.
Até o dia 30 de setembro, mais de 180 mil pessoas haviam
visualizado a peça no YouTube. Outras 350 mil viram a peça na página da
deputada no Facebook. Se essas duas peças fossem apenas um vídeo no YouTube,
teriam atingido um total de 530 mil visualizações, superando o vídeo mais visto
nessa plataforma com conteúdo relacionado a vacinas no mês de setembro, que
teve 500 mil visualizações.
“Os dados levantados demonstram que a desinformação
contra as vacinas para a covid-19, impulsionada pela demanda de conteúdos
referentes à pandemia, extrapolou o nicho dos grupos radicais que são contra as
vacinas, atingindo agora novas proporções. Para se ter uma ideia, os grupos
antivacina demorariam pelo menos 13 anos para conseguir essa quantidade de
compartilhamento em suas publicações caso mantivessem o ritmo de postagens da
análise divulgada em agosto. A tendência é que essas campanhas de desinformação
continuem ocorrendo e cresçam com a proximidade do lançamento das vacinas”,
comenta o analista de comunicação do Instituto de Estudos Avançados da USP,
João Rafael.
O Jornal da Cidade Online atualizou o texto em seu site
no dia 29 de setembro, mas manteve o vídeo original produzido por Cláudio
Lessa. Até a publicação desta matéria, a deputada Bia Kicis ainda não havia
excluído a postagem, mesmo com a marcação de conteúdo falso feita pelo Facebook
também no dia 29.
“Essas correções ou avisos de conteúdo falso, que são
colocados vários dias após a publicação da desinformação, acabam tendo, na
prática, pouca ou nenhuma efetividade, pois nesse tempo o conteúdo já foi
amplamente disseminado entre os usuários das plataformas. É urgente que as
grandes empresas de tecnologia reforcem suas políticas de combate à
desinformação, principalmente no momento em que a sociedade enfrenta uma
pandemia”, comenta João.
No caso do vídeo original no YouTube, no período da
análise, ele seguiu disponível sem o aviso que é colocado pela plataforma
quando há abordagem de temas relacionados à covid-19. O conteúdo ainda é
monetizado, ou seja, permite que o YouTube e o autor lucrem com propagandas de
diversas empresas, entre elas oito grandes marcas de destaque no Brasil:
Mercado Livre, Samsung, Carrefour, MRV, Bradesco, iFood, Gomes da Costa e
Natura.
Fonte:Jornal da USP
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