quarta-feira, 19 de outubro de 2016

MERCADO DA MADALENA COMPLETA MAIS UM ANO

Mercado da Madalena
Um lugar que retrata o cotidiano de uma cidade e dissemina ainda mais a cultura pernambucana faz aniversário

Boas histórias, alegre, aconchegante, descontraída e uma ótima comida. Essas são algumas das qualidades de um dos mais tradicionais e conhecidos mercados do Recife, o Mercado da Madalena.

Localizado no bairro da Madalena, é o ponto de encontro da família pernambucana, das amizades antigas e dos boêmios que dão mais vida e música ao espaço. É nele que também muitos artistas regionais vêm de longe em busca de oportunidades para apresentar seus trabalhos. Sem falar nas visitas constantes de poetas, escritores, músicos, autoridades e profissionais de destaque.

O nome Bacurau, que muita gente comenta, é uma referência ao pássaro madrugador, já que no início o mercado funcionava também à noite. Construído desde 1925, o espaço era utilizado por feirantes que vendiam verduras e frutas, e que não tinham nenhuma outra pretensão além da venda desses produtos.

O Mercado da Madalena comporta hoje 180 lojas numa área de 980 m² e no seu centro tem o setor administrativo responsável pela manutenção do espaço.

O comércio no Mercado da Madalena é divulgado e conhecido principalmente pelo boca a boca, ou seja, quando um freguês gosta do ambiente, ele sai falando para um amigo que indica para outra pessoa e no final o local faz sua divulgação. O jornal Gazeta da Torre também faz sua parte divulgando de diversas formas saudáveis os serviços, comedorias, comércios e bares que o mercado possui. E assim segue.

E não só da boa culinária vive o Mercado da Madalena. O lugar já foi conhecido também como feira dos passarinhos. Hoje há inclusive comércio de peixes ornamentais que ajuda a diversificar as opções na visita ao mercado.

Fora a parte interna do mercado, existe ainda a praça de alimentação. Comerciantes que viram a noite atendendo os clientes.

Já a estrutura interna do Mercado abre de segunda a sábado das 5h30 às 17h30 e aos domingos das 5h30 às 13h. Horário atrativo e um comércio tradicional, assim como a clientela, de geração em geração, que envolve dentro e fora do Mercado da Madalena. 

Inaugurado em 19 de outubro de 1925, pelo governador Sérgio Loreto, nosso Mercado da Madalena faz mais um aniversário. Esse ano passou por algumas pequenas reformas na qual fazia um bom tempo que estavam sendo solicitadas tanto pelos permissionários, quanto pelos visitantes do mercado. Quem frequenta sabe disso. Mais uma vez iremos torcer para que os órgãos competentes continuem a cuidar melhor do nosso querido Mercado da Madalena. Além do mais, será até uma forma de mostrar aos contribuintes que os órgãos competentes também mostram serviço após ano de eleição. Aqui pra nós: seria um grande e maravilhoso presente de aniversário.

  
Um pequeno giro pelo Mercado da Madalena


















Visite o Mercado da Madalena

*Texto de Manoella Gomes e Fotos de Rayane Lima


3 comentários:

  1. Um GRANDE e SAUDOSO PARABÉNS ao Mercado da Madalena

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto. Passou até o recado a quem deve mostrar mais trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Mercado da Madalena, boas recordações...

    ResponderExcluir