segunda-feira, 3 de outubro de 2016

MUSEU DA ABOLIÇÃO NA MADALENA RECEBE EXPOSIÇÃO DE ANTROPOLOGIA VISUAL

Fonte: MAB
 Foto tirada no coquetel de abertura da exposição
No início de setembro, o Museu da Abolição abriu a exposição “Antropologia Visual,  INsiders e OUTsiders: Antropologia em Movimento”, que ficará em cartaz até o dia 27 de novembro. A exposição traz 26 fotografias que fizeram parte de trabalhos de pesquisas realizados por antropólogos e antropólogas da UFPE, e conduz  uma viagem sobre a complexidade do fazer pesquisa em antropologia, colocando o espectador em contato com pessoas, lugares, e objetos registrados pelo olhar do pesquisador/observador.

A exposição é assinada pelo Cirkula, evento acadêmico anual promovido por discentes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco, e acontece em comemoração aos 40 anos do programa. Os registros provocam reflexões sobre a relação entre a antropologia e a fotografia: “o contato com cada uma destas distintas realidades humanas e a consequente aproximação com o “distante”; a subjetividade em cada um destes registros, que implica na interação entre o “eu” e o “outro”; as possibilidades de construção de diálogos e de engajamento político entre fotografados e a sociedade mais ampla”, relata Elisabete Assis, diretora do Museu da Abolição.

Ao receber esta exposição e dar acesso ao público a este conjunto de fotografias, o Museu reafirma a sua missão e objetivos institucionais ao proporcionar ao público reflexões críticas sobre o mundo contemporâneo. 

Os pesquisadores que têm suas pesquisas contempladas pela mostra, tendo suas pesquisas apresentadas em forma de registro fotográfico, são Phillipi Emmanuel, Joelton Silva, Verônica Guerra, Bruno Florêncio, Gabriela Araújo Lúcia Guerra, Renê Nascimento, Renan santos, Andreza Graciete, Hosana Santos, Laís Bezerra, Luan Arruda, Mirela Barbosa, Vânia Filaho, Evander Krone e Renata Menasche.

Museu da Abolição - Rua Benfica, n° 1150, Madalena, Recife/PE - Informações: (81) 3228.3248



Nenhum comentário:

Postar um comentário