segunda-feira, 3 de outubro de 2016

A “CONSTRUTORA ANTÔNIO SILVA” NO MERCADO DA MADALENA

Gazeta da Torre

Delicados, românticos, coloridos e alegres, eles transmitem a sensação de paz e liberdade, como símbolos de afeto e união. Os pássaros sempre fascinaram a humanidade, salienta a arquiteta e designer de interiores Luciana Andrade.

Na civilização egípcia, já esculpiam-se altos relevos de aves nos hieróglifos das pirâmides e baixos relevos em obeliscos - explica. Eram usados tanto para transmitir alguma mensagem, quanto apenas para servir de adorno corporal.

No Oriente, continua a profissional, o pavão e o papagaio sempre estiveram presentes nos tapetes de luxo persas ou indianos.

Na Inglaterra, pássaros de diversas espécies foram usados em selos, brasões e, até mesmo para identificar a família, passaram a ser entalhados em móveis, portões em ferro fundido e apliques.

Na monarquia francesa, os tecidos toile de jouy mostravam cenas campestres com folhagens e pássaros.

No Brasil, um país tropical, nada mais natural e belo do que a presença de pássaros e suas cores vivas em ambientes praianos, campestres e até urbanos. O uso de casas para passarinhos em espaços urbanos no Brasil é relativamente recente. A globalização facilitou o acesso a outras culturas. As viagens e as importações também ficaram mais acessíveis, possibilitando o intercâmbio de conceitos e suas releituras.

Contextualizados na tendência cada vez mais comum de aplicar casas para passarinhos na decoração. As casas podem entrar na composição dos ambientes com inúmeros formatos. Afinal, é sempre interessante ter essa boa energia por perto.

Beija-flores, periquitos, papagaios, araras,  canários,  tucanos, sabiás, bem-te-vis, pardais. Essas são apenas algumas das espécies mais comumente retratadas na decoração, fazendo nascer muitas opções para inserir os pássaros dentro de casa, ressalta a arquiteta Luciana. Ao conviver com eles, a primeira questão a considerar, segundo ela, é que os pássaros não originam objetos básicos e neutros, assim como um porta retrato. “Eles são um elemento diferenciado que jamais passará desapercebido. Os pássaros sempre vão atrair muitos olhares, uma forma encantadora de observar a natureza.”

Já, em nosso Mercado da Madalena, podemos encontrar o Sr. Antônio Silva, o responsável pelo que podemos chamar de “Construtora Antônio Silva”, local onde são fabricadas belas casas para passarinhos. Aprendeu com o pai, o marceneiro Manoel Silva, a função e logo descobriu que construir casas para passarinhos era sua grande aptidão.

 O Sr. Antônio Silva e uma de suas criações
Seu Antônio fabrica casas para passarinhos há vinte anos; só no Mercado da Madalena são dez. Vindo do Mercado São José, Seu Antônio diz: “No mercado da Madalena, meu trabalho ficou mais rentável do que quando trabalhava no Mercado São José.”

Quem passa pelo seu box é impossível deixar de admirar as belas casas de madeira para passarinhos construídas por Seu Antônio. São de vários formatos e estilos. Os preços variam de R$10,00 a R$100,00. É fácil notar a forte sensibilidade encontrada em seu trabalho. “Capricho no meu trabalho para os passarinhos se sentirem felizes”, diz Seu Antônio, com um sorriso de satisfação no rosto.

Algumas casas para passarinhos construídas por Sr. Antônio Silva







Se você prefere ver os passarinhos voando livremente pelo seu jardim ou varanda, levando calma e beleza à sua moradia, vai gostar dos modelos de casinhas que ajudam a atrair a presença deles, e deixar a decoração da sua casa ou apartamento ainda mais incrível. Com um mercado cada vez mais crescente, arquitetos e designers dão asas à imaginação criando casas elegantes, luxuosas e móveis confortáveis para os passarinhos.

Ao ser perguntado sobre ter algum recado para os leitores do Gazeta da Torre, Seu Antônio Silva é direto: “Meu trabalho já é um recado”. Para um bom entendedor, é o suficiente.



Um comentário: