segunda-feira, 2 de maio de 2016

O CRESCIMENTO DO MERCADO FITNESS NA TORRE, MADALENA E RESTANTE DO BRASIL

Sol Vasconcelos Lima - Assessoria de Imprensa CREF12/PE-AL


Dados da Associação Brasileira de Academias (Acad) demostram que o Brasil tem, atualmente, mais de 30 mil academias e quase 8 milhões de alunos espalhados pelo país, o que gerou um faturamento para o setor de cerca de R$ 6,5 milhões somente no ano passado. Nosso país só fica atrás dos Estados Unidos nos números relacionados ao segmento. E não para por aí.

A população hoje em dia tem buscado a prática de atividades físicas não somente para obter um corpo definido. A busca de mais qualidade de vida e saúde tem impulsionado fortemente esse mercado fitness que tende a crescer cada vez mais.

Uma pesquisa recente do Ministério da Saúde demostrou que metade da população brasileira está acima do peso. Em 2006, 42,7% era a parcela da população que estava acima do peso. Já em 2011 esse número passou para 48,5%. Os dados são da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), e os dados foram coletados em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Atualmente, só no estado de Pernambuco, mais de 900 academias e mais de 7.000 Profissionais de Educação Física estão registrados no Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF12/PE-AL), o que traduz a qualidade e a responsabilidade com que os serviços são prestados à população na referida área.

Desde 1998, com a promulgação da lei 9696, o exercício das atividades referentes à Educação Física devem ser orientadas por Profissionais registrados no Sistema CONFEF/CREFs, órgão responsável por fiscalizar e orientar o exercício da profissão.

É importante frisar que ao procurar um estabelecimento para a prática de atividades físicas, o usuário deve se certificar se ele tem autorização para funcionar e está registrado no Conselho. Também é relevante destacar que a orientação de um profissional devidamente habilitado para exercer a profissão é uma forma de evitar lesões e desenvolver uma atividade com segurança e obter os resultados esperados.

Outro aspecto muito importante ao qual o usuário deve atentar-se é à estrutura do estabelecimento. Deve-se observar, nas instalações, a qualidade e o estado de conservação em que se encontram os materiais e os aparelhos. Também, a higiene do local é fundamental, nos banheiros, vestiários, nas salas onde acontecem as aulas e no ambiente em geral. O espaço físico das salas de aula e a quantidade de profissionais orientando deve estar adequado ao número de alunos. Os estagiários devem estar identificados e supervisionados por Profissionais de Educação Física habilitados.

O exercício profissional de pessoas que não apresentam registro no Conselho é crime e a sociedade pode e deve denunciar, entrando em contato com o CREF12/PE-AL pelo e-mail  fiscalizacao@cref12.org.br ou pelo telefone do Departamento de Fiscalização (81) 3314-7321.

A prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios à saúde, mas a população deve sempre procurar um profissional de Educação Física porque “A Boa Orientação faz a Diferença”.

Serviço
Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região / Pernambuco - Alagoas
(CREF12/PE-AL)
Rua Carlos de Oliveira Filho, Nº 54, Prado - Recife/PE
CEP 50720-230 
Fones:(81) 3226.2088 / 3226.0996

Nenhum comentário:

Postar um comentário