segunda-feira, 30 de maio de 2016

SERÁ QUE OS EMPRESÁRIOS E COLABORADORES DOS BAIRROS DA TORRE E MADALENA JÁ REFLETIRAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE TER QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO?


Por que se preocupar com Qualidade de Vida no Trabalho? 

O primeiro argumento forte é que normalmente se passa mais de 8 horas diárias no trabalho e por um período médio de 35 anos da nossa vida! Partindo deste argumento, percebe-se como é natural, portanto, o desejo e a necessidade de se vivenciar condições favoráveis à satisfação, saúde e qualidade de vida no trabalho para que se possa produzir mais, melhor e viabilizar o sucesso das empresas. 

Inúmeras empresas contemporâneas têm investido em Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, levando em consideração que a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) implica em ações que beneficiam o corpo, mente e espírito e fortalecem os vínculos com a empresa. Mostram-se importantes também outras ações participativas voltadas para a preservação da natureza, reaproveitamento de resíduos sólidos e de ações sociais que estimulam o voluntariado. 

Tais ações proporcionam o engajamento, a melhoria de clima e dos relacionamentos interpessoais, fortalecendo a imagem da empresa de forma positiva, frente aos colaboradores e ao mercado.   

Quais iniciativas, ações e políticas as empresas têm adotado para favorecer a Qualidade de Vida no Trabalho?  
         
A complexidade humana torna também complexa esta situação, porém, estudos entram em consenso sobre alguns itens: cuidar da parte ergonômica dos trabalhadores, de uma boa iluminação e temperatura, alimentação saudável, exercício físico, shiatsu, ginástica laboral, políticas de combate ao sedentarismo, ao tabagismo, à obesidade e ao estresse. 

Benefícios financeiros: bonificações, vale alimentação, transporte, plano de saúde, creches, plano de carreira, participação de lucros. Tratando-se das questões mais subjetivas, menciona-se: tratamento dispensado ao colaborador, a comunicação, relacionamentos interpessoais, o espaço da palavra, jornada de trabalho justa, estímulo à motivação e ao desenvolvimento, entre outros, proporcionando uma vida laboral mais produtiva e feliz. 

Segundo o autor Matos (1996), conceitua-se empresa feliz, de forma bem próxima aos indicadores de QVT (Qualidade de Vida no Trabalho): “Aquela que oferece condições motivacionais à plenitude da realização humana, ou seja, um clima estimulador à participação e expressão, exercício regular da delegação de autoridade e do trabalho em equipe, incentivos ao desenvolvimento da capacidade de liderança, reconhecimento do esforço empreendedor e à obtenção de resultados. Isto é, a empresa feliz é a empresa bem administrada”. Segundo Albert Einstein “A criatividade é a inteligência se divertindo”.

BOM TRABALHO e uma excelente semana para todos! 



2 comentários:

  1. Realmente, ter qualidade de vida no trabalho é importantíssimo para obter bons resultados.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maurício
    Bom dia!

    Agradeço sua valorização!
    Vou compartilhar com meus clientes e amigos que comungam desta visão!

    Abraço fraterno

    ResponderExcluir