domingo, 26 de janeiro de 2020

Placa Mercosul - As novas placas de veículos

Gazeta da Torre
O que é a placa Mercosul

A placa Mercosul é a placa de identificação dos veículos, mas é conhecida pelo padrão Mercosul, porque é igual para todos os países que fazem parte do bloco econômico. Entre eles, estão Argentina, Uruguai e Brasil.

Em outras palavras, significa que as PIV (Placa de Identificação Veicular) de todos os países do bloco serão padronizadas, seguindo o mesmo modelo e distinguindo-se pela nacionalidade.

As novas placas

Após sucessivos adiamentos, começa a valer a partir do dia 31 de janeiro a obrigatoriedade de uso da placa do Mercosul em todos os estados do país. O prazo atende ao estipulado na Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de julho do ano passado, que determina que as unidades federativas do país devem utilizar o novo padrão de placas de Identificação Veicular (PIV).

A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso de mudança de município ou unidade federativa; roubo, furto, dano ou extravio da placa, e nos casos em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira.

A nova placa apresenta o padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente adotado no país com três letras e quatro números. Também muda a cor de fundo, que passará a ser totalmente branca. A mudança também vai ocorrer na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

Todas as placas deverão ter ainda um código de barras dinâmico do tipo Quick Response Code (QR Code) contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador da placa. O objetivo é controlar a produção, logística, estampagem e instalação das placas nos respectivos veículos, além da verificação de autenticidade.

Quem deseja trocar a placa voluntariamente pode?

Pode. Basta saber se ela já está disponível no seu Estado. Até então, poucas regiões já aderiram à mudança de placa, embora o prazo limite esteja próximo.

Para saber como será o processo de troca, então, recomendamos entrar em contato com o Detran de sua região.

O próprio valor da placa Mercosul deve variar entre os Estados, em função dos fornecedores, mas nem todos os preços já foram divulgados.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário