quarta-feira, 29 de junho de 2016

FESTAS JUNINAS - Pátio de SÃO PEDRO

Fontes: Prefeitura da Cidade do Recife; Revista Santo do Dia - Casa Dois Editora Ltda; Ag. Nacional EBC; CNBB Nordeste

 Para homenagear o padroeiro, pescadores realizam
a procissão terrestre-fluvial de São Pedro


Junho, o mês dos santos festivos, Santo Antônio, São João e São Pedro está chegando ao fim. Após as comemorações aos dois primeiros santos, resta celebrar aquele que é considerado o protetor das viúvas, dos pescadores e guardião das portas do céu, o primeiro Papa, São Pedro.

O dia 29 (quarta-feira), pelo calendário religioso, é dia de homenagear o santo padroeiro dos pescadores: São Pedro.  Segundo a história, o santo da Igreja Católica era pescador e foi escolhido por Jesus para ser "pescador de homens", ou seja, buscar vocações. Dentre as atribuições de São Pedro, segundo Igreja, está a de ser guardião das portas do céu e comandante das chuvas.

O guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas. São Pedro foi um dos doze apóstolos e o dia 29 de junho foi dedicado a ele.

 Pátio de São Pedro - Local de inúmeras
manifestações Culturais em Recife
Foto: Leão Barros, Sandra Augusta

Para festejar o Padroeiro dos Pescadores, o Pátio de São Pedro, no Bairro de São José, terá quatro dias de festa começando com a “10ª Exposição Culinária Afro-Brasileira no Ciclo Junino”, no dia 27 de junho. Na véspera e dia de São Pedro (28 e 29) várias apresentações artísticas se apresentam no espaço e, encerrando a programação, no dia 30 de junho será realizada a Festa do Fogo, em homenagem ao Orixá Xangô.

E, na FESTA de São Pedro, a Igreja volta seu olhar para o Papa, o Sucessor de Pedro no governo da Igreja. Hoje, o Sucessor de São Pedro, é o Papa Francisco. Representante de Cristo no mundo. É chamado Papa porque continua sendo o pai de todos os discípulos de Jesus. Está a serviço de todos. É o bom pastor. Denunciador de injustiças. Profeta da vida e da esperança. Peregrino da Paz e da Fraternidade. Servidor dos servidores de Deus. “Que o Senhor o conserve, lhe dê longa vida e o faça feliz na terra e jamais permita que as forças inimigas prevaleçam contra ele”.



2 comentários:

  1. Sempre gostei do Pátio de São Pedro. É um espaço muito bom ainda mais com festa é melhor ainda.

    ResponderExcluir
  2. Que legal. Festas até dia 29. Vamos festejar!

    ResponderExcluir