quarta-feira, 29 de junho de 2016

A EDUCAÇÃO nos cuidados com a SAÚDE

Gazeta da Torre

Já pararam para observar que em quase toda esquina tem uma academia de ginástica? Isso é um bom sinal, pois mostra que há mais e mais pessoas cuidadosas com a saúde física. De fato, é necessário estar atento às questões que envolvem o corpo, afinal levar uma vida sedentária não faz bem para ninguém.

Aliada à atividade física, existe todo um conjunto de fatores que também são responsáveis pela saúde. Por isso, é muito importante fazer exames periódicos, para verificar, acompanhar e controlar colesterol, triglicerídeos, glicose, ácido úrico etc.

Você já deve estar pensando que, neste mês, falaremos sobre Educação Alimentar ou algo parecido.

Na verdade, Educação é um tema tão amplo que se encaixa nas mais variadas situações do dia a dia, como por exemplo, nos cuidados com a saúde.

No entanto, aqui vamos levantar alguns questionamentos para reflexão. Você já procurou incentivar alguém a melhorar a qualidade de vida? Em que aspecto você se considera com autoridade moral para orientar um colega, um familiar, um amigo? Predominantemente, você pratica o que aprende na teoria para ter um bom condicionamento físico? Costuma compartilhar com os outros as lições aprendidas? Seus comentários na direção da outra pessoa são incentivadores e construtivos? Faz elogios com frequência?

Uma pessoa educada não vive isoladamente ou apenas para si mesmo. É sobre isso, então, que recai a responsabilidade de quem pode ajudar e nada faz; de quem tem consciência, mas não possui conscientização; enfim, daquele que se considera sem necessidade de interação, seja para aprender, seja para ensinar.

Portanto, a Educação está dentro e fora das academias, pela simples razão de não poder estar confinada. É através do processo educacional que o indivíduo desperta para os cuidados, não apenas do seu corpo, mas também para sua saúde emocional. De uma forma geral, é consolidando a harmonia desse equilíbrio, que verdadeiramente se obtém qualidade de vida.

Diante das propagandas apelativas de veneração do corpo físico, fazendo promessas, divulgando produtos e comprometendo o tempo disponível de cada um, é necessário refletir na proposta educacional, que vai além de um convite promocional para malhar durante 1 mês. É preciso ter consciência e, sobretudo, disciplina no contexto da convivência humana. Elogie quando for a ocasião. Faça críticas construtivas. Troque as brincadeiras inconvenientes por incentivos para ampliação da qualidade de vida. E seja fiel a tudo o que ensina a outrem.

Reflitam!



Nenhum comentário:

Postar um comentário