quinta-feira, 5 de abril de 2018

SR. LUIZ, DA ORGATEC DA TORRE, FALA SOBRE AR-CONDICIONADO

Gazeta da Torre

Em 1906, um engenheiro mecânico recém-formado na Universidade Cornell (Nova Iorque) consegue o registro Carrier E.U. patente No.808897, que ele chamaria de “aparelho para o tratamento do ar”. Seu nome era Willis Carrier, americano nascido em Nova Iorque e inventor do ar-condicionado. Hoje, vieram as vantagens de popularizar o ar-condicionado, antes artigo de luxo. O importante é que, atualmente, adquirir um aparelho ficou bem mais fácil.

Sr. Luiz da ORGATEC
Para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, visitamos o Sr. Luiz Gonzaga Carvalho, mais de 30 anos no ramo de ar-condicionado e um dos diretores da ORGATEC, empresa que atua no ramo de venda, manutenção e conserto de ares-condicionados, instalada na Rua Belarmino Carneiro, nº110, no bairro da Torre. A ORGATEC, que dispõe de trinta funcionários, atende empresas, escritórios, comércios, entre outros.

Ao ser perguntado como escolher um ar-condicionado, o Sr. Luiz responde: 

“Primeiramente, você tem que analisar a carga térmica (área onde a climatização vai ser inserida). Antes de adquirir seu aparelho, você deve levar alguns fatores em conta: qual é a medida do cômodo no qual o ar-condicionado vai ser instalado? O ambiente fica muito exposto ao sol? As portas ficam sempre fechadas ou há um entra-e-sai constante de pessoas? Ele vai ficar num ambiente de grande circulação como em na sala de estar? Tudo isso deve ser levado em consideração, pois vai influenciar na potência do ar-condicionado  que você precisa adquirir”.

O Sr. Luiz também chama atenção pelos os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia. O Selo Procel é um prêmio anual concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica aos equipamentos de fabricação nacional que apresentam os melhores índices de eficiência energética em suas categorias. Esta é a garantia de que seu equipamento aproveita a energia consumida da melhor forma, sem desperdícios.

“A escolha da potência correta significa um ambiente refrigerado na temperatura ideal, além de uma boa economia na conta de energia.Conforme falei anteriormente, o que verdadeiramente é preciso levar em conta é a quantidade de pessoas no ambiente, a quantidade de sol etc”, completa um dos diretores da ORGATEC.

Informações vindas da Eletrobras relatam que, no verão, o ar-condicionado chega a representar 1/3 (um terço) do consumo de energia total de uma casa, por isso a utilização adequada deste eletrodoméstico é muito importante.

“Os filtros do aparelho devem estar sempre limpos para não prejudicar a circulação do ar, de preferência, mensalmente; e a manutenção, de 6 em 6 meses”, lembra e observa, Sr. Luiz.

Pelo que foi apresentado, existem vários fatores na hora da compra de um ar-condicionado. Além disso, é importante cuidar da instalação, após definir uso e modelo, nos quais o Sr. Luiz, da ORGATEC, poderá ajudar. É só fazer uma visita.

Um comentário: