quinta-feira, 26 de abril de 2018

5 Atitudes para quem quer começar a investir

Gazeta da Torre

Apesar de um cenário político bastante conturbado e sem previsão de melhoras, o cenário econômico vem deixando as pessoas mais otimistas em atitudes que o comércio e o setor de serviços já podem sentir.

Dessa forma, algumas pessoas conseguem se organizar melhor e pensam em investir. Deixo então para você, leitor do Gazeta da Torre, 5 atitudes que uma pessoa precisa ter com suas finanças, para só então começar a investir:

Domine o seu orçamento, 
em relação aos gastos e aos recebimentos

É fundamental ter um conhecimento amplo de sua vida financeira, entendendo bem como que você gasta e quanto gasta e também do quanto recebe na prática, incluindo benefícios que lhe dão a chance de reduzir gastos com alimentação, plano de saúde e mais, tendo essa noção mais precisa. É possível fazer os ajustes necessários, procurando otimizar os gastos de forma mais inteligente, aumentando a poupança mensal, tendo assim mais dinheiro para investir;

Reduzir as despesas fixas e os supérfluos

Atitude inteligente, pois não basta ter o domínio dos seus gastos se não fizer uma análise consciente e coerente, observando que as despesas fixas, recorrentes;

Conhecimento & Segurança

Leia bastante, entenda a diferença entre investir direto num banco grande (e apenas nele) e conhecer outras opções, como corretoras. Pesquise sobre os investimentos que mais atraem você, que despertam sua curiosidade e siga firme. Estudos e busca por informações serão essenciais para que tenha segurança do melhor a fazer. A Internet está repleta de conteúdo. Há excelentes livros, podcasts, canais de youtube, perfis do instagram e muito mais. Certamente tal conteúdo o ajudará bastante a entender melhor e naturalmente se sentir mais seguro, isso é essencial para o investidor!

Como dizia Benjamin Franklin: “Investir em conhecimento rende sempre os maiores juros”

Abra sua conta numa corretora

Entre tantas e boas opções, mais uma vez é necessário ler, pesquisar e se informar, a fim de ver qual a melhor opção, com base no seu perfil e de acordo com o que busca, seja por design da plataforma, mais amigável ou não, atendimento e suporte por telefone, opções de investimentos desde Renda Fixa, Fundos e Renda Variável. Há muitas opções, encontre uma e abra já sua conta.

Seja inteligente e coerente

Costumo usar essa frase em algumas palestras e eventos:

“UM BOM PLANEJAMENTO, MUITAS VEZES É MELHOR QUE O FOCO NO INVESTIMENTO INCONSCIENTE”

Isso quer dizer que vejo muita gente afobada no dia a dia, querendo investir, sem se preocupar em melhorar o planejamento financeiro, a rotina e os hábitos. Com isso, não potencializa um dos 3 fatores primordiais para que o investimento renda mais: montante aplicado, tempo do investimento e juros.

Portanto, seja inteligente, olho na rentabilidade, no risco de cada investimento, identifique o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado), fique muito atento ao prazo, carência, liquidez e mais ligados aos períodos de resgate do seu investimento, de forma que seja coerente às suas necessidades. Certifique da taxa de administração e afins, como taxa de performance (em alguns casos) que venha a ter. Observe também o impacto do IR, comparando a outros investimentos que tem a isenção. É importante estar bem seguro dos custos de cada investimento, pois eles impactarão no resultado final.

Pesquise bastante sobre as opções, os detalhes, o emissor e o gestor do fundo. Investir é prazeroso, fantástico, mas se você entra para se aventurar e sem se dedicar, pode não ter boas lembranças no futuro. Assim ocorrendo, terminará se rendendo à poupança.

Leandro Trajano
Siga-me no Instagram  
@ personalfinanceiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário