segunda-feira, 23 de abril de 2018

Quatro dicas práticas para ser mais confiante


Gazeta da Torre
Fonte: Método SUPERA - Unidade Madalena


Autoconfiança é tudo nesta vida! Diretamente ligada à felicidade, a crença no seu próprio valor ajuda a assumir desafios e manter-se em constante aprendizado. Para ser uma pessoa confiante, não existe fórmula secreta, mas é possível adotar algumas práticas que ajudam a melhorar a autoestima.

O primeiro passo é perguntar a si mesmo o quanto você se valoriza e percebe o valor que as pessoas dão a você; avalie suas competências e o impacto que suas ações podem causar nos outros e no seu ambiente; e, por fim, treine seus limites.

Segundo Solange Jacob, Cientista Social e Diretora Pedagógica Nacional do Método SUPERA, a avaliação precisa ser composta por três dimensões: valor, competência e controle.

“Quando falamos de ‘valor’, a ideia é pensar no ponto até o qual as pessoas valorizam e se gostam e também como percebem que são valorizadas pelos outros. Já ‘competência’ é pensar no que você pode fazer, se pode fazer bem e ser bem sucedido. ‘Controle’ refere-se ao grau que os indivíduos acreditam que podem influenciar resultados e eventos no mundo. Controle insuficiente é frustrante, mas em excesso é assustador”, explica a especialista.
Ela prossegue dizendo que ter autoestima saudável é intercalar momentos de baixa estima e autoconfiança, porém com predominância em aspectos positivos.

Isso é muito importante e impacta diretamente no desempenho acadêmico, na saúde… Quando não confiamos em nós mesmos, nos prejudicamos de diversas formas. Segundo a especialista, pessoas com baixa autoestima praticam menos atividades físicas, ingerem menos nutrientes e se arriscam mais em atividades prejudiciais, como drogas, álcool, sexo precoce e desprotegido e automutilação.

“Estamos falando da maneira como você acha que é, não do que você realmente é”, diz.
Para reconhecer o seu valor e melhorar a autoconfiança, Solange Jacob dá quatro dicas práticas para adotar no cotidiano. Confira:

1 – Pegue um papel e anote quais são suas cinco principais competências. O que você sabe fazer? O quão bem feito você consegue fazer essas coisas?

2 – Ao finalizar uma tarefa, seja em casa, na escola ou no trabalho, repare se ela foi bem executada. Elogie seus próprios trabalhos e comemore seus resultados. Exemplo: “Olha quanta louça eu acabei de lavar. Elas ficaram muito bem lavadas!”

3 – A partir de hoje, encare os desafios de frente. Faça isso sozinho, sem pedir ajuda de irmãos ou amigos. A cada vitória, sua confiança aumenta. À medida em que você enfrenta situações novas, você também recebe elogios. E tudo isso contribui para você se tornar mais confiante.

4 – Amplie sua capacidade de autocontrole. Diga não, seja para pessoas ou para coisas que você não deve fazer. Exemplo: Se você se propôs a fazer um regime, diga não às guloseimas. Anote suas conquistas. Treine seu cérebro para dizer não, para ter limites.

Como treinar o cérebro melhora a autoestima

As atividades para exercitar o cérebro são baseadas em três pilares importantes: novidade, variedade e desafio crescente. Com isso, elas mantêm o cérebro em constante estímulo, unindo diversão e desafio.

 “Além de promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a memória, a metodologia SUPERA exercita as habilidades socioemocionais, que são fundamentais para enfrentar a depressão”, afirma Solange Jacob, Diretora Pedagógica do SUPERA.

Desafio de Março:

Na casa está sempre no mesmo lugar. No mundo, muda de endereço de quatro em quatro anos. Quem sou?
Resposta: A COPA

Desafio Abril:

O que se quebra sem nem mesmo ser tocada?
Resposta no próximo post.

Você sabia:
A preguiça tem o cérebro do tamanho de uma azeitona. Movimenta-se de noite e dorme mais de 18 horas durante o dia.

Serviço:
Método Supera - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)
Unidade Madalena
Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.
Telefone: (81) 3236-2907
Unidade Boa Viagem
Telefone: (81) 30331695

Nenhum comentário:

Postar um comentário