sábado, 9 de janeiro de 2016

MUSEU DA CIDADE DO RECIFE OFERECE OFICINA DE CARTONARIA GRATUITA

Fonte: Prefeitura da Cidade do Recife


Janeiro é mês de férias e férias é tempo de diversão. E para animar o período de lazer, o Museu da Cidade do Recife promove nos sábados 9 e 16 de janeiro, uma oficina de cartonaria gratuita para crianças e adultos. A atividade tem como objetivo incentivar a produção de calendários, livros e catálogos e sensibilizar a população sobre a reutilização de materiais. É diversão e conscientização numa oficina só. Uma boa pedida para toda a família. O horário das aulas é no período da tarde, das 15 às 17h e as inscrições podem ser feitas até o dia do início da oficina.

Os participantes serão estimulados a usar a criatividade e criar seu próprio material. Para confeccionar os calendários, além de papelão, tinta colorida, os participantes utilizarão também os carimbos da Cartonaria Cinco Pontas, um produto do Museu da Cidade. Trata-se de reproduções de imagens das 19 igrejas dos bairros de São José e Santo Antônio e da tipografia numérica criada pelo designer pernambucano Manuel Bandeira, na década de 50. Os participantes poderão levar suas criações para casa.

EXPOSIÇÕES – Como inspiração, será sugerida a visitação ao museu onde acontece a exposição Capibaribe Meu Rio. A mostra reúne fotografias do rio desde a década de 1940 até os dias atuais; áudio de poetas que citam o Capibaribe em suas obras; e imagens cartográficas e curtas-metragens sobre o rio.

Outra exposição em cartaz no museu até o dia 31 de janeiro é a Mostra Fotográfica sobre as Torres Sineiras do Recife, que também pode servir de inspiração aos alunos. A história conta que até o início do século 20, os badalos dos sinos das torres eram considerados um importante meio de comunicação para a cidade e serviam para anunciar não só eventos religiosos como procissões e cerimônias fúnebres. Além disso, alertavam a população sobre incêndios, revoltas e chegadas de navios. A projeção de imagens reúne fotografias das 19 torres sineiras dos dois bairros históricos, incluindo as extintas torres das igrejas dos Martírios e do Paraíso. A mostra possui registros do início da década de 40 até os dias atuais.

Serviço

Oficina de cartonaria
Público: Crianças e adultos
Onde: Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, São José)
Quando: Sábado (9 e 16 de janeiro), das 15h às 17h
Quanto: Acesso gratuito

Contato: 3355-9540/9558


sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

BAIRRO DA TORRE: DOBRADINHA DO GORDO – ANOS DE MUITO TRABALHO E SUCESSO

Manuella Gomes - Redação Gazeta da Torre


Famosa pelos seus pratos regionais, o estabelecimento se fixou no bairro da Torre desde 1979, quando o caruaruense Francisco Pinheiro deixou sua cidade natal para tentar a vida na capital pernambucana junto aos irmãos.

Começou num bar do irmão, no centro da cidade, mas logo viu que precisava criar o seu próprio comércio. Investiu num simples fiteiro, onde vendia cigarros, chocolates e bombons. Não demorou muito e partiu na busca de um espaço para abrir algo maior.

Foi aí que ele passou na Avenida José Bonifácio e se deu conta de um terreno com uma casa abandonada. Era ali!


Local onde tudo começou.
Sozinho, serviu, lavou, cozinhou, foi mil em um. Aos poucos, ajeitou as paredes, colocando esteiras, levou algumas mesas para a calçada, aprimorou as receitas e com isso, cada vez mais, pessoas do próprio bairro iam chegando. A dobradinha era o destaque, carro chefe até hoje, sempre preparada com um jeito cuidadoso.

O Gordo conquistou clientes fiéis. Francisco adquiriu o apelido de “gordo” no próprio bar. O nome Dobradinha do Gordo surgiu daí: dobradinha, por ser o prato principal e gordo por causa do apelido. Antes o comércio era conhecido como Recanto do Gordo. “ Não tinha um nome melhor. Foi criado pelos clientes e no dia a dia”, comentou o comerciante.

Sempre na busca de agradar a clientela, além do cardápio ser fiel ao nordeste e ao tempo, manteve a mesma base do início, mas só que com mais requinte. “Ampliamos o cardápio e buscamos melhorar sempre a qualidade”, falou o administrador e filho mais velho do Gordo, Francieud Peixoto que explicou ainda a diversidade dos pratos com que trabalha. “ Temos a dobradinha, mas nem por isso ela precisa ser preparada só da maneira tradicional. Servimos, também, a dobradinha feita com bacalhau”.

Um bom filho.
Atualizados com as exigências dos seus clientes, a busca é constate na hora de agradar. “ Temos a consciência que estamos aqui até hoje por causa dessa gente que gosta do nosso sabor. Trabalho e trabalhei muito duro. Fui persistente e sou grato principalmente por que é daqui que tiro o sustento da minha família e dei formação para os meus três filhos”, lembrou Francisco.

Decorrente do reconhecimento, hoje, além da matriz, na mesma avenida, foi aberta a filial (nº611) .  O sucesso e a dedicação foram comemorados nos 30 anos em 2011, na matriz, com um grande coquetel simbolizando os anos de muita vontade.


Resultado de muito trabalho.
"Nunca imaginamos completar esta data. Nem temos fotos do começo por que não achávamos que poderia durar tanto. Mas temos história e marca. Não é pelo dinheiro e nenhuma riqueza, mas sim pelo nosso nome e pela satisfação”, destacou o Gordo que concluiu falando da comemoração. “ Fizemos um encontro com intuito de juntar os verdadeiros amigos e incentivadores. Deu tudo certo e foi gratificante”.


Leitor(a) do GAZETA da TORRE - Você conhece o MOVIMENTO EMAÚS?


O Movimento Emaús, surgiu após 2ª Guerra Mundial, em 1949. A França, como os demais países europeus, sofriam com o Pós-guerra, havia um sério problema habitacional.
Os trabalhadores moravam nas ruas, e sofriam com as baixas temperaturas do inverno. Foi em meio desta realidade, que um jovem padre decidiu lutar em nome dos mais sofridos.

A princípio, este jovem padre conhecido como Abbé Pierre, obteve um cargo político de deputado, e com o seu salário mantinha um casarão, onde abrigava várias famílias. Todavia, ao término do seu mandato, não havia mais condições financeiras de manter esta ação. 

Foi neste momento que uma das pessoas que ele abrigava deu-lhe a ideia de gerar renda com o trabalho de coleta, classificação e venda de materiais recicláveis. Neste momento, do encontro de pessoas de classes sociais diferentes, de formações diferentes, teve início o Movimento Emaús.

Atualmente, o movimento Emaús Internacional atua em mais de 36 países ao redor do mundo, através de 313 comunidades. A Associação dos Trapeiros de Emaús Recife é uma entidade social sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal oferecer às pessoas necessitadas da Região Metropolitana do Recife a oportunidade de conseguir sua dignidade através de um trabalho de coleta, recuperação e venda de objetos usados e reciclagem de resíduos sólidos (com a filosofia de servir aos que mais sofrem). 

A associação surgiu em 16 de agosto de 1996 com o incentivo e apoio do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara e do Sr. Luigi Tenderini, italiano, que trabalhou por muitos anos ao lado de Dom Hélder na comissão de Justiça e Paz.

Atualmente Emaús acolhe 26 pessoas. As principais atividades da Entidade são: Coleta, recuperação e venda de objetos usados e materiais recicláveis. Os objetos usados que recebemos em doação são recuperados nas oficinas de: marcenaria, eletroeletrônico, refrigeração e manutenção de computadores. Os objetos recuperados (eletrodomésticos, roupas, sapatos, móveis, livros, computadores, etc.) são vendidos a preços baixíssimos em bazares populares, em nosso galpão e nos bairros da periferia (associações de moradores, clube de mães), na UFPE-CFCH, etc.

- Coleta e reciclagem de resíduos sólidos: Materiais recicláveis como: Papéis, plásticos e metais. São separados segundo a sua  classificação, condicionados e vendidos à indústria de reciclagem.

- Cursos profissionalizantes: Utilizando a estrutura das oficinas, montamos ao longo dos anos cursos profissionalizantes gratuitos para os jovens dos bairros adjacentes. Atualmente, são oferecidos cursos de eletricidade civil e industrial, mecânica em refrigeração, montagem e manutenção de computadores e eletrônica industrial.

- Desde novembro de 2003, em parceria com a Prefeitura do Recife e Consulado Italiano, foi comprada, reformada e devidamente equipada uma casa, com o propósito de oferecer a comunidade um posto médico-odontológico. A Prefeitura da Cidade do Recife disponibilizou os profissionais de saúde.

- Em parceria com uma instituição italiana IPSIA e o Ministério do Exterior da Itália, construímos uma Escola Profissionalizante, (ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL LUÍS TENDERINI).

Todas as atividades da Associação dos Trapeiros de Emaús Recife são inspiradas em alguns princípios que norteiam nosso trabalho cotidiano:

ACOLHIDA: abertos a acolher pessoas, mediante as nossas condições, especialmente jovens, que estão sem trabalho e sem perspectiva de conseguir um emprego.

TRABALHO: vivem unicamente dos seus trabalhos. Toda ajuda que porventura seja oferecida, será utilizada para melhorar as condições de trabalho ou para ajudar quem está mais necessitado.

PARTILHA: o trabalho é realizado no coletivo, cujo resultado é partilhado entre todos, privilegiando os que mais precisam.

SERVIÇO: toda atividade realizada em Emaús visa prestar um serviço à comunidade mais carente. Este é o sentido dos bazares, que beneficiam as famílias de baixa renda, e dos cursos profissionalizantes, que profissionalizam jovens.

Os membros da Associação que trabalham diariamente na Comunidade, recebem alimentação (almoço) vale-transporte e remédios, e a cada duas semanas são realizadas partilha dos recursos produzidos com o trabalho coletivo. Ainda há a Comunidade de Vida, local onde residem alguns dos trapeiros.

O que posso doar?

Tudo que esta no desuso, todavia, em condições de uso, como:
eletro-eletrônicos, eletrodomésticos, materiais de informática,
refrigeradores, móveis, livros, vinis (LP), fogões, roupas, etc.

Tenho que levar os objetos até a instituição?

Você não tem que levar os objetos até a instituição, há um
agendamento realizado por telefone ou via site, neste
agendamento o doador informa o dia e horário mais cômodo para
podermos recolher o objeto em sua residência ou empresa.

A Associação, conta com dois caminhões baú para a execução das
coletas. Se for optado o cadastro online, o doador receberá uma
ligação, confirmando as informações do cadastro.

CONTATO: 55 81 3451 - 2247 e no 55 81 3451 – 5604 Cel 55 81 98797 - 5604

Horário expediente de Segunda a Sexta das 8:00 às 12:00 e de 13:00 às 17:00 e aos Sábado de 8:00 às 12:00. http://www.emausrecife.org/  emausrecife@gmail.com



quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

UM ALBINO EM NOSSO BAIRRO

Gazeta da Torre
Severino Silvestre, o Galego do Coco
"Quando nasci em Camtububa  (lugarejo de Gravatá), tinha tudo para que minha vida desse errado. Sou albino", comentou Severino Silvestre, o famoso Galego do Coco - como é conhecido no bairro. 

Ser albino já acarreta uma série de problemas, como não poder tomar sol ou ter visão prejudicada. Além dessas inconveniências físicas, havia também os problemas econômicos. Seus pais trabalhavam no roçado. Tinham poucos recursos ou quase nenhum. Em um bate-papo na Beira Rio com Mauricio do Gazeta da Torre, Severino falou das dificuldades que enfrentou e como conseguiu mudar a situação. 

(Gazeta da Torre) Quando nasceu, sua família já imaginava algumas dificuldades que iria enfrentar em sua vida?

(Severino) Passado o tempo, minha família sempre me aceitou e me deu apoio. Fora de casa, era diferente e ainda é. As pessoas me apontam na rua e dizem um bocado de coisa. Fui chamado de vovô, rato branco, filhote de urubu, brancoso e até mesmo de marciano - e olha que nem sou verde. (risos) 

(GT) Você tinha vergonha de sair na rua? 

(S) Nunca quis me esconder em casa. Fazia um bocado de estratégias. A medida que as pessoas me perturbavam, fui percebendo que elas me colocavam no centro das atenções.

(GT) Como foi a vida para você durante esses longos anos? 

(S) A vida nunca foi fácil para mim, ainda na adolescência, decidi enfrentar a vida sozinho. Com 15 anos vim para o Recife trabalhar em um bar e depois em uma escola. Hoje, com muita luta e algumas desilusões que a vida da cidade grande apronta, comecei a ter meu próprio negócio. Trabalho na venda de coco (Beira Rio - nas proximidades da Academia da Cidade). Aqui em Recife tive que aprender a ser mais esperto, mas, ainda muitas pessoas me enganam, cidade grande as pessoas são diferentes de onde eu nasci.       
                                                                               
(GT) Calcula-se que, na Europa, exista um albino para cada 17 mil pessoas. No Brasil, essa proporção pode ser maior, e aqui eles são mais presentes. Mesmo assim, as pessoas têm muitas dúvidas sobre o albinismo. Principalmente na visão. A noite o grau de visão é menor. Perguntamos para Severino se a noite era ruim para enxergar? 

(S) "Imagina! Eu já tenho pouca vista, imagine a noite.

(GT) Além de problemas na visão você é analfabeto. Como faz para se virar nas contas? 

(S) Foi uma das primeiras coisas que fui obrigado a aprender em minha vida, até no escuro passo troco, diz sorrindo.  

(GT) Sabemos que Severino é solteiro e resolvemos perguntar: Quanto às mulheres, não pensa em casar?  

(S) Deus me livre! As mulheres só chegam perto de mim para levar meu dinheiro, mas acho que ainda vou encontrar uma que pense diferente. Eu acho. (risos)
    
(GT) Uma coisa que lhe tira do sério? 

(S) Vender fiado, trabalho muito para ter o pouco que tenho hoje.

(GT) Cuida da saúde? 

(S) Faço o que posso.

Pessoas como Severino precisam usar protetor solar diversas vezes por dia e óculos de sol, muitas vezes com grau, tudo isso sai bastante caro, e muita gente com albinismo não tem recursos, porque o preconceito torna mais difícil conseguir bons empregos. 

Mas, com todas as dificuldades enfrentadas, Severino ainda consegue ter momentos felizes e mostrar para muita gente que ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Essa é uma de nossas mensagens. Valeu!




O MENOR BLOCO DA MADALENA QUE DESFILOU EM 2015

De acordo com Dalai Lama, “A felicidade é um estado de espírito, determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.”

Pelo jeito essa foi a situação do presidente do bloco Folia na Real, Jonathas Lucena. Autor da música Inclusão, feita exclusivamente para o seu bloco desfilar nas ruas da Madalena, Jonathas, dia 16/02/2015, não conseguiu arrastar um único folião em seu bloco. Mas, sua determinação e seu estado de espírito fez com que não desistisse e nem desanimasse. Como mostra as fotos abaixo.


Coisas do carnaval que aconteceram em 2015...  





terça-feira, 5 de janeiro de 2016

PRIMEIRA ELIMINATÓRIA AO TÍTULO DE REI MOMO E RAINHA DE CARNAVAL 2016 DO RECIFE SELECIONA PRÉ FINALISTAS


Fonte:Prefeitura da Cidade do Recife

Evoé! O primeiro dia útil de 2016 marcou o início da corrida ao título mais importante dos festejos carnavalescos no Recife: o de Rei Momo e Rainha do Carnaval 2016. Na manhã desta segunda-feira (4), no Teatro Apolo, bairro do Recife, 52 candidatos participaram da primeira eliminatória do concurso que vai escolher os representantes reais da folia. Deste total, 34 foram selecionados e passam para a semifinal que acontece dia 14 de janeiro, no Teatro Luis Mendonça, no Parque Dona Lindu, às 19h. O concurso é uma realização da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Entre os selecionados estão 13 homens concorrendo ao título de Rei e 21 mulheres ao de Rainha. A escolha dos que seguem na disputa foi feita por um júri composto por 5 profissionais da área de Carnaval. Eles avaliaram a desenvoltura dos candidatos, observando atitude, postura, simpatia e elegância. Também contou ponto a apresentação, onde se avalia a criatividade e empolgação. A grande final acontece no dia 22 de janeiro, no Pátio de São Pedro, às 20h. O concurso, além de escolher o Rei e Rainha que irão governar os quatro dias de folia, tem como premiação a quantia de R$ 18 mil reais para cada vencedor.


FÉRIAS E VERÃO: É TEMPO DE CUIDAR DA PELE!


Com as férias de verão se aproximando, as mulheres mais vaidosas já começam a preparar a mala da viagem, incluindo os biquínis novos, as saídas de praia e muitos produtos para manter as madeixas lindas e saudáveis após a temporada.

 Quando o assunto são as férias tão aguardadas com a família, o interessante é programar o destino com calma para não errar na escolha.  Para você que ainda precisa de uma forcinha, separamos algumas dicas de destinos mais badalados durante o verão com um dos diretores da agência de viagens e intercâmbios Pedro Arcuri da Walk Abroad, situada no bairro da Boa Vista, Recife.

Pedro destaca alguns destinos mais procurados pelo Brasil:

“Fernando de Noronha, Jericoacoara no Ceará, Porto de Galinhas e Rio de Janeiro são alguns dos destinos mais procurados no verão Brasileiro”.

Se a programação for para um passeio fora do país para aproveitar a estação em outros ares, Pedro ainda destaca:

“Janeiro, mês de sol e calor aqui no Hemisfério Sul, de neve e frio no Hemisfério Norte, e das férias tão sonhadas de muitos viajantes brasileiros. Nova York e Londres também são a escolha de muitas famílias para esta época do ano”.

Viajar é uma delícia, mas independente do roteiro é inegável que a nossa pele sofre com o clima diferente do destino escolhido. Tem gente que fica com o rosto repuxando de tão seco, já algumas pessoas desenvolvem acne e sem contar que algumas cidades mais úmidas nos deixam totalmente perdidas sobre o que usar.

Se durante o ano as mulheres já adoram cuidar da beleza, com a chegada do verão elas incluem novas preocupações em suas listinhas.


Nas férias de verão, com a exposição solar muito mais forte, as viagens para locais de praia exigem produtinhos com proteção solar para os cabelos ocupando um espacinho na mala. Porém, aquelas que estão com dificuldade de encaixar cada detalhe na bagagem, podem substituir os protetores tradicionais por uma linha de shampoo e condicionador que contenha fator de proteção em sua fórmula, mantendo as madeixas bonitas e saudáveis sem ocupar espaço na mala e tempo da rotina de beleza.

Para não correr o risco de deixar nenhum item essencial para trás, separamos uma lista com os produtos de cabelo, pele e lábios que são indispensáveis durante uma viagem para lugares de praia e que podem ser encontrados nas principais farmácias nos bairros da Torre e Madalena:

-Regenerador Labial - Bepantol Derma

Bepantol Derma Regenerador Labial possui alta concentração de dexpantenol (Pró-Vitamina B5), que estimula a renovação celular natural da pele e possui efeito reparador, hidratante e embelezador.

-Água Termal – Vichy

Item indispensável de beleza. Ideal para todos os tipos de pele, enriquecida com 15 minerais raros. Acalma, refresca, fortifica e previne o envelhecimento precoce.

Hidratante de banho com enxágue - Natura todo dia

Uma maneira prática de garantir mais hidratação. O produto forma um filme protetor na pele, proporcionando um toque sedoso e hidratação protetora

-Elseve Óleo Extraordinário (condicionador nutrição & proteção) - L`oréal

Específico para cabelo seco, exposto ao sol, mar e piscina.

-Protetor solar FPS 50 Aerosol toque seco - L`oréal

Textura leve e não oleosa, previne o envelhecimento solar. Resistente à água.

Espero que tenham curtido as dicas. Para enviar comentários e acompanhar mais lançamentos acessem: www.novamodaemdestaque.com


segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

REGISTROS GAZETA DA TORRE: LEMBRANÇAS DO CARNAVAL NO BAIRRO DA TORRE

Nas prévias de carnaval nos bairros da Torre e Madalena você pode encontrar muita festa saudável, gente bonita, amigos e muito frevo. Mas se você não aguentar o ritmo é melhor ir para casa e dormir. Assim, é o que diz o famoso Bloco SE NÃO GUENTA VÁ DORMIR, fundado em Fevereiro de 2010, do amigo Leonardo Melo ou Léo, para os amigos.

Em Fevereiro/2015, o bloco apresentou várias atrações: Ostentasamba, Josildo Sá, Vera Costa, Nádia Maia, entre outras.

A festa foi realizada na Praça José Sales, Quadra de Esportes, na Beira Rio.

O bloco SE NÃO GUENTA VÁ DORMIR, como era de se esperar, fez sua parte, que foi mais uma vez, ajudar a manter a tradição da grande festa que é o carnaval de rua. Com uma bela festa.




A artista multicultural do nosso bairro, Vera Costa


O empresário Edelson Barbosa, a Secretária da Prefeitura do Recife
de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, Aline Mariano,
a artista Vera Costa e o representante do Gazeta da Torre, Mauricio Dias.






Aline Mariano e o representante nº1 do bloco
SE NÃO GUENTA VÁ DORMIR, Leonardo Melo.


A bela colaboradora do bloco, Karina, Mauricio e Vera Costa.




VALEU!!!




O caminho destruidor das DROGAS descrito por um determinado usuário da Torre

Redação Gazeta da Torre

A Prefeitura do Recife lançou em Agosto/2013, no Campo do Bueirão, na Torre (campo de futebol em frente à Igreja da Torre), o Programa Recife Bom de Bola, um campeonato de futebol de várzea.  De acordo com a Prefeitura, a iniciativa, em 2013, utilizar o esporte como plataforma para um conjunto de ações, dentre elas, afastar os jovens das drogas e levar cidadania aos bairros.

Foi exatamente nesse cenário, o Campo do Bueirão, que resolvemos ter um rápido e expressivo bate-papo com um determinado morador que há muitos anos é usuário de drogas. Aqui, iremos chamá-lo pelo nome fictício de Antônio e, como ele diz, o papo vai ser reto e real. Não foi por acaso que escolhemos Antônio, pois além de ser usuário há muito tempo, ele é nascido e criado na Torre. A possibilidade dessa conversa se deu por ele conhecer e confiar em nosso sério trabalho. Um alerta real aos jovens da nova geração que estão surgindo em nosso bairro. O interesse é mútuo, pois a intenção de quando o procuramos foi exatamente esta: fazer um alerta.


 Na foto: Antônio, da arquibancada do Campo do Bueirão, na Torre,
isolado e sem amigos, observa jovens jogando futebol do outro lado do alambrado.
Rumos
 distintos da vida separados por uma cerca.

Hoje, Antônio, vítima de um resultado final dos cartéis do narcotráfico lá de cima, se encontra com 42 anos. De família humilde e trabalhadora, estudou em uma escola pública e tradicional do bairro. Acompanhando seu pai nas visitas de trabalho, passou a conhecer pessoas de poder aquisitivo alto. Mas foi na rua, aos 15 anos, fase mais vulnerável para dependência química, que a droga disseminou seu veneno. O álcool e a maconha. Era apenas o início.

Antônio relata que na época como adolescente não pensava e nem entendia a palavra consequência. Já seu pai não tinha noção da situação.

No trabalho do seu pai, conheceu os filhos de seus clientes onde, com eles, passou a frequentar bons restaurantes e bons hotéis. “Só não viajei de avião”, completa Antônio. Mas, longe desses momentos saudáveis, havia o efeito presente e crescente das drogas. Um deles: a exclusão social. Era o fim das boas amizades.

Através de parentes, conseguiu vários trabalhos, mas sempre durava pouco tempo. O vício produzia várias alterações mentais. “Era impossível se concentrar”, diz Antônio.
Grande apreciador da leitura, Antônio, sem amigos, mergulhava nas revistas e livros aos quais tinha acesso. Com um fraco sorriso, diz: “ler faz você descobrir o mundo”. Uma grande pena e perda para quem tomou um rumo errado.

Aos 20 anos, através de alguns “amigos” conhece um usuário de classe social bastante alta, como faz questão de colocar. Era o início do uso da cocaína. Como se tratavam de pessoas de padrão de vida e de “posição social” alta, não podiam aparecer na compra da droga, nem em seu uso. Então, consequentemente, quem se apresentava, na hora da compra, era o usuário sem recursos, no caso, Antônio. Ele relata que na abstinência de cocaína as crises de depressão eram altíssimas. A busca pela droga se tornava incansável assim como o efeito devastador em seu cérebro. 

Após 10 anos, Antônio em uma festa é apresentado ao que ele chama de Anticristo: o crack. Nesse exato momento da conversa, o silêncio, depois as lágrimas. Olhando para mim, ainda consegue arrumar forças para me dar um conselho: NÃO PROVE. Após esse conselho, em segundos, pensei em todas as pessoas que amo, que eu acredito e na essência da vida. Nesse momento, continuar a conversa não é fácil nem para mim. Chega a ser muito triste.

Para finalizar, perguntei o que ele esperava do futuro. Não tive respostas através de palavras e sim de seu olhar perdido no infinito. Muito fraco e debilitado, é possível que, no natal desse ano, Antônio não esteja mais entre nossas vidas ou consiga despertar.

Aqui, fica um alerta do Gazeta da Torre a todos os jovens e seus pais, não só da Torre e Madalena, mas de todos os lugares e uma reflexão para as palavras de Antônio: “Não despertei para deixar o vício, mas sei que posso morrer antes”.




domingo, 3 de janeiro de 2016

ESTADOS E MUNICÍPIOS TEMEM NÃO CONSEGUIR PAGAR PISO AOS PROFESSORES...MAS PARA CORRUPÇÃO, DINHEIRO NÃO FALTA...


O reajuste do piso salarial dos professores em 2016 é motivo de preocupação tanto para estados e municípios, quanto para os docentes. De acordo com indicadores nos quais se baseiam o reajuste, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), os salários iniciais devem aumentar 11,36%, segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Entes federados, no entanto, discordam do índice e calculam um aumento de 7,41%.

“Não se trata de discutir o que é justo, e sim o que é possível ser pago com as receitas municipais”, diz o presidente da confederação, Paulo Ziulkoski, em nota divulgada nessa quarta-feira (30). “Com certeza, os professores merecem reajustes maiores, mas não se pode aceitar a manipulação de informações para gerar reajustes acima da capacidade de pagamento dos governos”, conclui.

O piso salarial dos docentes é reajustado anualmente, seguindo a Lei 11.738/2008, a Lei do Piso, que vincula o aumento à variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O piso é pago a profissionais em início de carreira, com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais. Segundo a CNM, o governo federal estimou a receita do Fundeb em valor maior do que ela efetivamente foi, aumentando o percentual do reajuste.

Os trabalhadores discordam. “Ficou demonstrado que não há argumento técnico que justifique a redução da porcentagem de 11,36%. Apesar da crise que está colocada, a arrecadação do Fundeb foi mantida. Temos abertura para pensar em uma fórmula de cálculo, mas não agora para 2016, podemos pensar para 2017”, diz a secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Marta Vanelli.

Ela lembra que para ter o direito garantido, em 2015, os professores entraram em greve em diversos estados e municípios, porque não tiveram os salários pagos devidamente.

O reajuste é discutido desde o final de novembro, quando foi instalado o fórum permanente para acompanhar a atualização do valor do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Foram feitas duas reuniões até o fim do ano. A intenção era que o grupo, formado por representantes dos estados, municípios e dos docentes, além do MEC, chegasse a um acordo sobre o reajuste, o que não ocorreu.

Segundo o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Eduardo Deschamps, os entes federados pediram uma manifestação oficial da Secretaria do Tesouro Nacional e do MEC sobre os dados divulgados, para que a arrecadação e o reajuste do piso sejam reanalisados. “Há uma preocupação com a aplicabilidade do novo piso e que isso leve a uma tensão entre professores e estados que prejudique o andamento do ano letivo”, diz.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, tem se mostrado preocupado com a questão. Em novembro, o ministro disse que piso teve um reajuste acima da inflação, de 45%, desde 2011. “Esse crescimento não tem sido acompanhado do aumento da receita dos estados e municípios, principalmente em um momento como esse. Precisamos chegar a um entendimento em relação ao ritmo de crescimento. Tem que continuar crescendo em termos reais, compatível com a receita de estados e municípios”, afirmou.

O piso salarial subiu de R$ 950, em 2009, passou para R$ 1.024,67, em 2010, e chegou a R$ 1.187,14, em 2011. Em 2012, o valor era R$ 1.451. Em 2013, o piso passou para R$ 1.567 e, em 2014, foi reajustado para R$ 1.697. Em 2015, o valor era R$ R$ 1.917,78. O maior reajuste foi registrado em 2012, com 22,22%.

Fonte: Mariana Tokarnia, da Agência Brasil




PÉROLAS DA NOSSA CULTURA NORDESTINA

POESIA COM RAPADURA: Poeta e Escritor, Bráulio Bessa – Cordel para celebrar a chegada do ano novo




Da cidade de Alto Santo – CE para o Nordeste, e para o Mundo. Esta afirmação se ajusta perfeitamente ao analista de sistemas, ativista da cultura nordestina e criador da fan page – Nação Nordestina, Bráulio Bessa.

Bráulio Bessa empolga o público com suas palestras demonstrando o perfil do nordestino desde ao seu vocabulário irreverente como as nossas riquezas culturais, numa reverberação de valorizar os costumes da nossa terra.

O poeta e escritor explica que realizar palestras tem lhe proporcionado novas sensações, pois o mesmo não mais se limita ao computador, agora pode ter o contato corpo a corpo com as pessoas, e falar ainda mais diretamente. “Contar a minha história e inspirar pessoas, inspirar a acreditarem em seus sonhos. As minhas palestras são para aflorar este incentivo a cultura nordestina, de se ter orgulho de ser nordestino” pontua Bráulio.

É com este sentimento que Bráulio Bessa vem perpetuando e reforçando através das redes sociais virtuais a cultura nordestina. Segundo ele, o nordestino anteriormente não expressava suas raízes na web, e com a mobilização que se gerou em torno da fan page –  Nação Nordestina, que atualmente possui um milhão de seguidores, este movimento passa a ter outra conotação.

Sobre a ambiguidade entre o uso das redes sociais para difundir a cultura nordestina, Bráulio explica que este paradoxo é realmente questionado, pois a tecnologia é apontada como uma grande vilã que vem contribuindo para enfraquecer as raízes do homem. “Você usa exatamente a vilã como arma. Então quando eu vi as redes sociais eu percebi que existia uma abertura e uma carência principalmente de cultura ali, e logo imaginei que as pessoas poderiam se identificar porque a “nordestinidade” está em alta”, disse o palestrante.

Para Bráulio o segredo para se ter sucesso nas redes sociais está em fazer uso da criatividade, assim a chance de atingir um maior número de pessoas é bem maior.

Fonte: Paula Monize



sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

PRÉVIAS DO CARNAVAL 2016 RECIFE E OLINDA


Em Recife e principalmente em Olinda o Carnaval começa muito antes do período oficial. As duas cidades são conhecidas pelas prévias do seus blocos e bailes de Carnaval.

A Abertura do Carnaval de Recife irá ocorrer mais cedo, já no dia 05 de fevereiro. As maiores prévias do carnaval de Recife e Olinda em 2016 serão realizadas no mês de Janeiro.

Prévias do Carnaval de Recife e Olinda com datas confirmadas:

09/01 – Hoje a Mangueira Entra 2016
Uma das prévias mais tradicionais e esperadas da semana pré-carnavalesca será realizada no Clube Atlântico de Olinda, a partir das 17:00. As atrações já foram anunciadas e são Otto, Dj Bob Silva e Samba Verde e Rosa. O tradicional Bingo também será realizado.

22/01 – Baile dos Artistas 2016

22 e 23/01 – Guaiamum Treloso Rural 2016

23/01 –  De Bar em Bar 2016

23/01 – Bal Masqué 2016
A festa será realizada no Clube Internacional e já confirmou Alceu Valença, Claudia Leitte e Daniela Mercury como atrações da programação. Confira mais informações clicando no link.

24/01 – Virgens Abraça Brasil 2016

24/01 – Prévia Trelosinho

29/01 – Bicaldinhos 2016
A 8ª edição do evento será realizada no Catamaran e promete muita diversão e música com as atrações Forró Pegado, Lucas Medeiros e Sapão. Os ingressos já estão à venda.

29/01 – I Love Cafusu 2016

30/01 – Enquanto isso na Sala da Justiça 2016

30/01 – Baile Municipal 2016

31/01 –  Olinda Beer 2016
Uma das maiores prévias carnavalescas contará com Thiaguinho, Aviões do Forró, Bell Marques e Wesley Safadão para animar o público. O local escolhido foi a área externa do Centro de Convenções de Pernambuco.

31/01 – Bloco da Gia 2016

Fonte: Programação Carnaval Recife