segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Quer emagrecer? O segredo está no seu cérebro


Gazeta da Torre

Quando chega esta época do ano (verão), muita gente adota uma dieta mais saudável para entrar na roupa de banho. Porém, nem sempre a rotina animada dos primeiros dias é seguida até o fim. O segredo está no seu cérebro. O simples fato de ter consciência de que você pode treinar seu cérebro para atingir seus objetivos já é um passo importante. Por isso, além de motivação, é preciso ter atitude.

Exercitando seu cérebro, você é capaz de mudar hábitos.

Baseado em conceitos da neurociência: “O hábito é formado por uma recompensa ou uma punição. Quanto mais rápida for a resposta de uma atitude, mais fácil é fazer com que ela vire um hábito. Porém, o cérebro prefere recompensas a curto prazo. Quando fazemos uma dieta para entrar em forma, a recompensa está mais longe e comer traz benefício imediato. Por isso é tão difícil para tanta gente fazer dieta”.

Para driblar o comodismo, existe uma técnica que se tornou famosa no livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, que consiste em repetir o mesmo comportamento por 21 dias. Em síntese, o hábito é formado a partir de 3 elementos: a deixa, a rotina e a recompensa.

A deixa pode ser um horário do dia, uma palavra, um lembrete no celular. “Um estímulo que manda seu cérebro entrar em modo automático, e indica qual hábito ele deve usar”, escreve o autor.

A rotina é a repetição quase idêntica do comportamento, um ato mental ou emocional. Ela pode ser constituída de elementos simples, como escovar os dentes, ou complexas, com dirigir, falar em público.

A recompensa é um elemento que permite ao cérebro associar à deixa e à rotina um aspecto positivo, agradável, interessante. É ela que vai incentivar seu cérebro a continuar repetindo esse ciclo.

A motivação no cérebro

Quando você está motivado, o cérebro identifica oportunidades e, a partir disso, os circuitos cerebrais detectam, no ambiente, condições necessárias para suas realizações. Nesse momento, o poder de foco da atenção no que se está fazendo e na meta a ser conquistada é o grande diferencial.

A gratificação no emagrecimento varia de acordo com a pessoa: pode ser por questões de saúde ou simplesmente para usar aquela calça que há anos estava apertada, mas o fato é que pensar nela libera dopamina, neurotransmissor responsável pelo prazer.

A ativação da dopamina afeta diretamente o comportamento. Ter níveis oscilantes do hormônio é saudável para regular a motivação, fazendo com que as pessoas persistam no que é positivo.

Alimentos que emagrecem e ajudam a manter o foco no cérebro

Estudos revelam ainda que alguns alimentos ajudam a manter o foco na meta. As oleaginosas (castanhas, amêndoas e amendoim), que são fonte de “gordura do bem” além de Carnes vermelhas e folhas verdes. Esses alimentos são ricos em ferro, que tem como principal função carregar o oxigênio para os tecidos, inclusive para o cérebro. Quando os níveis de ferro diminuem, o organismo fica com pouco oxigênio disponível, resultando em concentração, atenção e foco reduzidos.

Até mesmo o café, se consumido moderadamente, tem ação estimulante. Alimentos que possuem cafeína na composição – exemplo também do chá verde e o chocolate amargo – possuem efeito estimulante, que ajuda a melhorar a concentração.

A gema de ovo também deve ser incluída na dieta! O motivo é a colina, substância que ajuda na reconstrução das células do cérebro, ou seja, ajuda a reparar e construir mais neurônios.  A colina também é utilizada na síntese da acetilcolina, neurotransmissor que auxilia na concentração.

Serviço:
Método Supera - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)
Unidade Madalena
Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.
Telefone: (81) 3236-2907
Unidade Boa Viagem
Telefone: (81) 3033-1695

Nenhum comentário:

Postar um comentário