A festa de confraternização do trabalho |
Izabel Carvalho Socióloga |
Chegando o final de ano, chegam também as festas de
confraternização. Ter a conduta adequada nessas ocasiões é muito importante.
Não que seja menos importante portar-se bem entre amigos e parentes, mas no
ambiente corporativo o resultado dos excessos pode prejudicar uma carreira.
É nesse momento de relaxamento - onde as pessoas mostram
quem realmente são - que um chefe pode, por exemplo, confirmar a impressão que
tem de um funcionário que ele pretende promover. Qualquer falha no
comportamento pode manchar a imagem pessoal e a da empresa.
A etiqueta social não é uma “frescura” como muitos
pensam. Ela é necessária para o bom convívio em sociedade, para impor limites.
Não importa o lugar ou a situação, o comportamento deve ser sempre pautado pelo
respeito e pela boa educação.
O conceito de etiqueta está intimamente ligado à cortesia
e à prática de boas maneiras. Não existem regras rígidas, mas está ligada à
tradição de cada sociedade. Mesmo o homem da pré-história já havia aprendido a
cooperar e se organizar socialmente, até como forma de garantir sua
sobrevivência.
Mas, foi na França que surgiram as normas de etiqueta
como forma de padronizar o comportamento de um grupo social. Nessa época, eram
distribuídos aos nobres “etiquettes” fixados nos convites, contendo as
instruções de como se portar, o lugar a ser ocupado na mesa, entre outras.
Bom mesmo é pensar em etiqueta como uma extensão da
ética, como normas de comportamento de respeito ao outro, mais do que os
cerimoniais e a forma correta de segurar talheres etc. Mais importante é ser
gentil com os caixas de supermercado, evitar uso de celular em ambientes
fechados, ceder a vez a uma senhora na fila, não exibir-se, corresponder a um
favor recebido, retornar uma ligação e um e-mail, não ocupar duas vagas de
estacionamento, nunca esquecer de dizer “bom dia”, “por favor” e “muito
obrigado”. Saber impor-se sem grosseria.
Entretanto, é importante entender que a festa de
confraternização é uma continuação da rotina da empresa e as pessoas precisam
ter isso muito claro. Melhor comportar-se bem para não se preocupar com o “day
after” (a ressaca moral, que é pior que a ressaca da bebida).
Nesses eventos, não costumam permitir que se leve
parentes e/ou amigos; então é melhor evitar constrangimentos.
Apresentar-se com um visual alegre, valorizando o estilo
de cada um, mas que seja também adequado na cor, comprimento, transparência
etc. Denota extremo mau gosto usar roupas inadequadas, mesmo que aquele colega
maravilhoso, paquerado o ano inteiro, for presença confirmada. Ter cuidado com
os palavrões e comentários, lembrar-se que todos os chefes, diretores e colegas
também estarão por lá.
É recomendado que, quanto mais alto for o cargo do
executivo, menos tempo essa pessoa permaneça nessa confraternização. Isso
porque sua presença tende a inibir os funcionários menos graduados.
Os presentes de “amigo secreto” devem ser escolhidos com
critério, levando-se em conta o poder aquisitivo do presenteado para não gerar
constrangimento. O que for sorteado com o nome do chefe deve escolher algo que
obedeça à faixa de preço estipulada para os presentes dos demais funcionários.
Não atrasar, porque pode deixar os organizadores ansiosos
e é sinal de pouco caso. Pior ainda se o atrasado for o chefe da equipe. Ter
discrição na hora de comer e esperar as pessoas hierarquicamente superiores
servirem-se antes. Beber com moderação!
Ser agradável e procurar falar de amenidades. Falar mal
de chefes e colegas, bem como criticar a organização nessa circunstância, é
expressamente proibido. Evitar contar estórias catastróficas e ficar falando de
doenças, pois em dias de festa as pessoas procuram alegria e diversão.
As confraternizações são sempre uma ótima oportunidade
para você melhorar seu network. Não deixe escapar essa chance, comportando-se
como se estivesse na última festa da sua vida. Não esqueça: mesmo sendo dia de
festa, é uma extensão do ambiente de trabalho!
São apenas algumas dicas porque a dica mais importante é
ter bom gosto e bom senso. Em qualquer situação, uma pessoa inconveniente torna
sempre o ambiente desagradável. Não queira ser lembrado(a) por isso.
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