quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

As festas de confraternização do trabalho

Gazeta da Torre
A festa de confraternização do trabalho
Izabel Carvalho
Socióloga
Chegando o final de ano, chegam também as festas de confraternização. Ter a conduta adequada nessas ocasiões é muito importante. Não que seja menos importante portar-se bem entre amigos e parentes, mas no ambiente corporativo o resultado dos excessos pode prejudicar uma carreira.

É nesse momento de relaxamento - onde as pessoas mostram quem realmente são - que um chefe pode, por exemplo, confirmar a impressão que tem de um funcionário que ele pretende promover. Qualquer falha no comportamento pode manchar a imagem pessoal e a da empresa.

A etiqueta social não é uma “frescura” como muitos pensam. Ela é necessária para o bom convívio em sociedade, para impor limites. Não importa o lugar ou a situação, o comportamento deve ser sempre pautado pelo respeito e pela boa educação.

O conceito de etiqueta está intimamente ligado à cortesia e à prática de boas maneiras. Não existem regras rígidas, mas está ligada à tradição de cada sociedade. Mesmo o homem da pré-história já havia aprendido a cooperar e se organizar socialmente, até como forma de garantir sua sobrevivência.

Mas, foi na França que surgiram as normas de etiqueta como forma de padronizar o comportamento de um grupo social. Nessa época, eram distribuídos aos nobres “etiquettes” fixados nos convites, contendo as instruções de como se portar, o lugar a ser ocupado na mesa, entre outras.

Bom mesmo é pensar em etiqueta como uma extensão da ética, como normas de comportamento de respeito ao outro, mais do que os cerimoniais e a forma correta de segurar talheres etc. Mais importante é ser gentil com os caixas de supermercado, evitar uso de celular em ambientes fechados, ceder a vez a uma senhora na fila, não exibir-se, corresponder a um favor recebido, retornar uma ligação e um e-mail, não ocupar duas vagas de estacionamento, nunca esquecer de dizer “bom dia”, “por favor” e “muito obrigado”. Saber impor-se sem grosseria.


Entretanto, é importante entender que a festa de confraternização é uma continuação da rotina da empresa e as pessoas precisam ter isso muito claro. Melhor comportar-se bem para não se preocupar com o “day after” (a ressaca moral, que é pior que a ressaca da bebida).

Nesses eventos, não costumam permitir que se leve parentes e/ou amigos; então é melhor evitar constrangimentos.

Apresentar-se com um visual alegre, valorizando o estilo de cada um, mas que seja também adequado na cor, comprimento, transparência etc. Denota extremo mau gosto usar roupas inadequadas, mesmo que aquele colega maravilhoso, paquerado o ano inteiro, for presença confirmada. Ter cuidado com os palavrões e comentários, lembrar-se que todos os chefes, diretores e colegas também estarão por lá.

É recomendado que, quanto mais alto for o cargo do executivo, menos tempo essa pessoa permaneça nessa confraternização. Isso porque sua presença tende a inibir os funcionários menos graduados.

Os presentes de “amigo secreto” devem ser escolhidos com critério, levando-se em conta o poder aquisitivo do presenteado para não gerar constrangimento. O que for sorteado com o nome do chefe deve escolher algo que obedeça à faixa de preço estipulada para os presentes dos demais funcionários.

Não atrasar, porque pode deixar os organizadores ansiosos e é sinal de pouco caso. Pior ainda se o atrasado for o chefe da equipe. Ter discrição na hora de comer e esperar as pessoas hierarquicamente superiores servirem-se antes. Beber com moderação!

Ser agradável e procurar falar de amenidades. Falar mal de chefes e colegas, bem como criticar a organização nessa circunstância, é expressamente proibido. Evitar contar estórias catastróficas e ficar falando de doenças, pois em dias de festa as pessoas procuram alegria e diversão.

As confraternizações são sempre uma ótima oportunidade para você melhorar seu network. Não deixe escapar essa chance, comportando-se como se estivesse na última festa da sua vida. Não esqueça: mesmo sendo dia de festa, é uma extensão do ambiente de trabalho!

São apenas algumas dicas porque a dica mais importante é ter bom gosto e bom senso. Em qualquer situação, uma pessoa inconveniente torna sempre o ambiente desagradável. Não queira ser lembrado(a) por isso.

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