quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

É dezembro outra vez!

Gazeta da Torre

Vamos nos empoderar e pensar sobre Recomeços, Felicidade e Esperança?

O ano terminando... não temos como não olhar para trás. Rever o caminho percorrido. Avaliar o que foi realizado. O que foi positivo? o que não foi possível alcançar? O que deixou marcas na alma e no coração nos fazendo aprender mesmo na adversidade?

Qual a sensação que temos agora? Saudade? Vazio? Frustração? Vulnerabilidade? Alegria? Realização? Felicidade? Gratidão?

São reflexões ricas assim que nos impulsionarão a confirmar o caminho a seguir ou dar uma verdadeira guinada seguindo com mais consciência e firmeza! É hora de encarar o “espelho”, perceber a nossa “luz” e nossa “sombra”, nossas competências e pontos de melhoria... É hora de assumir enfim, a responsabilidade sobre o ano que finda e, os novos rumos que desejamos dar a nossa vida social, profissional, afetiva, familiar. Sejamos protagonistas da nossa história! O aprendizado mais precioso e libertador é a compreensão de que a vida não é linear e não temos o controle sobre o mundo externo, no entanto, temos sobre nós mesmos!

Vivemos tempos de exposição e auto exposição... Vivemos no mundo VUCA, sigla em inglês que, em português significa um Mundo de Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Esse mundo externo cheio de apelos e distrações, de excessiva tecnologia, competitividade, onde o foco maior está em ter, adquirir, possuir coisas materiais e poder, de forma compulsiva, que não satisfaz, se quer sempre mais e mais... As escolhas e formas de se viver são muito particulares é claro, mas esses sentimentos e ações, infelizmente têm muitas vezes “sequestrado” as pessoas de si mesmas, dos relacionamentos familiares, afetivos, esvaziando a própria existência de significado, amor, alegria genuína e, mais contato pessoal, olhos nos olhos e abraços verdadeiros.

Nem tudo está perdido! Temos o poder e a liberdade de fazer escolhas a todo momento, tomar decisões, mudar hábitos e comportamentos. Despertar! Despertar para as relações, para afetos, conexões, sentimentos! Despertar para se harmonizar no pensar, sentir e agir. Encontrar sentido maior e propósito que transcenda o material. Que gere um estado mais constante de bem-estar, leveza, alegria, realização, de “dentro para fora” e, gratidão pelo que se tem, pelo que se é, pelo que se deseja e pode alcançar, de forma menos invasiva, sem se mutilar... Algo que traga menos sofrimento e mais prazer, saúde, qualidade de vida de uma forma mais sustentável e humana.

Segundo Albert Einstein: “Devemos tomar cuidado para não transformar o intelecto em nosso deus; ele obviamente tem músculos fortes, mas não tem personalidade. É incapaz de liderar; só pode servir.” 

Isso é esperançoso, é a luz no fim do túnel! Vem fundamentar o que os Neurocientistas descobriram ao ver o funcionamento do cérebro, graças a tecnologia. O cérebro pode contar com a neuroplasticidade, ou seja, a capacidade de se transformar ao longo das suas vidas. Não estamos presos ao cérebro com o qual nascemos, mas temos a capacidade de constantemente cultivar (ao usar nossas mentes) as partes do cérebro que queremos fortalecer, reprogramar ou mesmo regenerar.                                                                                                                                                                                                                              A mente tem, portanto, um papel decisivo e mágico na nossa vida biopsicossocial. O nosso pensamento/mente cria a nossa realidade. Então a partir de agora, vamos treinar a nossa mente para hábitos de vida mais saudáveis, para a felicidade, para o amor, para conexões sinceras e revitalizadoras?

Ao invés de reforçarmos as fraquezas e deficiências, nossas e dos outros, humanas e naturais, vamos ressaltar as virtudes, pontos fortes e forças de caráter para assim, minimizarmos bloqueios, criarmos novas conexões saudáveis e, aprendermos a sermos resilientes, fazermos das pedras encontradas nos nossos caminhos, um caminho firme, harmônico e mais feliz?

Pergunte-se: O que me move? O que faz minha vida ter mais sentido? Não tenha medo de mudar a direção das velas porque o que a vida quer da gente é coragem! Se faça feliz, pois a felicidade está dentro de nós mesmos e, não esqueça que uma mente saudável, é uma mente positiva, conciliadora do coração e a razão. Não alimenta a carência, a doença, o negativismo, ao contrário, nutre e alimenta constantemente, pensamentos e sentimentos de Coragem, Fé, Esperança, Amor, Prosperidade, Fraternidade e GRATIDÃO!

Isso tudo é o que desejo, de coração, a todos os nossos queridos leitores.

Feliz Natal! Feliz renascer em Cristo

Vera Silva – Desenvolvimento Humano e Organizacional
Instagran:  @verasilvacoach

Nenhum comentário:

Postar um comentário