sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Você se considera poupador, investidor ou apostador?

Gazeta da Torre

Hoje eu começo com uma pergunta: quem é você no mundo de quem poupa? Poupador, investidor ou apostador? Você sabe a diferença de cada um desses perfis? Qual deles julga ser o melhor?

Dos que gastam menos do que ganham em nosso país, maior parte se encontra no perfil poupador. Em 2017, 85% dos brasileiros que conseguiram juntar dinheiro, alocaram em poupança. De modo geral, quem se enquadra nesse perfil tem pouco conhecimento sobre o mundo dos investimentos e, por isso, se sentem inseguros, confiando exclusivamente na queridinha dos brasileiros: a poupança!

Além do poupador, existe também o investidor. Esse tem mais conhecimento e foca na rentabilidade e diversificação da carteira, seja em relação ao prazo ou ao risco. Busca por investimentos que realmente trazem ganhos maiores no curto, médio e longo prazos. Inclusive, aceita mais o risco por ter mais conhecimento e gerar mais segurança. Hoje, no Brasil, apenas 10% dos que gastam menos do que ganham são investidores.

A última fatia corresponde aos apostadores. Eles representam 5% dos brasileiros que poupam e são quase como “franco-atiradores”, procuram ganhos exorbitantes num curto espaço de tempo. Normalmente, não têm muito conhecimento e são das mais diversas classes sociais. Muitos arriscam tudo o que têm em prol de ganhos fantásticos, seguindo o efeito manada. Quando percebem a possibilidade de ganho, em curto espaço de tempo, é por onde seguem. Sem conhecimento, sem defesa da causa, apenas se atiram sem saber se vai dar certo.

Em qual desses três perfis você se enquadra? Se você faz parte dos 90% entre poupadores e apostadores, a minha recomendação é que você siga os investidores. Para isso, invista em conhecimento, saiba o que está fazendo, procure a diversificação com base sólida do que você quer fazer e de forma recorrente.

Até a próxima!

Leandro Trajano
Siga-me no Instagram  @personalfinanceiro                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário