domingo, 10 de fevereiro de 2019

ESPAÇO CULTURAL Ely Madureira - Onde o FREVO ferve na Madalena


Gazeata da Torre
Na foto: Carla (fotógrafa do Gazeta da Torre),
Walmir Chagas (Véio Mangaba),
Ely Madureira (compositor) e
Mauricio Dias (Gazeta da Torre).
O Espaço Cultural Ely Madureira fica no Mercado da Madalena, na Feira de Passarinhos. Lá você encontra o compositor Ely Madureira, nascido na cidade de Recife, no bairro da Madalena no dia 06 de Maio de 1952.

Desde jovem começou a gostar de música e fazer versos, daí surgiram as primeiras composições.

Autor do hino da troça carnavalesca Mista Cabeça de Touro e do Bloco Lírico Bonde. Participou de várias Recifrevo, foi premiado com os frevos PIQUE TOTAL e SONHO DOURADO.

Participante ativo do Bloco Cordas e Retalhos, presenteando o Bloco com os frevos: RETALHOS PELO CHÃO, ALINHAVANDO SONHOS e FLOR DA MADRUGADA.

Participou da criação e compôs o hino do Bloco Cadê Mario Melo. É integrante do CEMCAP (Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco), onde já gravou vários frevos, entre eles CADÊ MARIO MELO com o coral Levino Ferreira, RECORDANDO com o coral Edgard Moraes e ALEGRE REGRESSO com o coral Stallo.

No carnaval de 2009 foi homenageado no Aurora dos Carnavais, pela participação no progressivo sucesso nos 10 anos de Lirismo.

No carnaval 2012 esteve no primeiro disco do Bloco Pára-quedista Real do Poço da Panela com o frevo REBATE NO PEITO. E participou dos acertos de marchas carnavalescas do Bloco da Saudade no Clube Náutico Capibaribe com o frevo SAUDADE VAI PASSAR.

Ely também sempre recebe em seu Espaço Cultural vários compositores da nata do Frevo como Bráulio de Castro, Humberto Vieira, Rogério Carneiro, Luiz Moneta entre outros. No espaço, reúnem-se para um bate-papo ao som do frevo. As visitas dos seus amigos compositores em seu espaço inspira o autor à criação de novas composições que enriquecem ainda mais o nosso carnaval.

2 comentários:

  1. Conheci através de amigos. Excelente compositor e de uma simplicidades sem igual. Já estive no seu Espaço no Mercado da Madalena. Parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo .... de uma simplicidade ...

    ResponderExcluir