quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

A Central do Carnaval 2019 no Bairro do Recife


Gazeta da Torre
Fonte: Prefeitura da Cidade do Recife
Foto: Andréa do Rego Barros
O espaço, localizado na Rua do Observatório, no Bairro do Recife, está aberto ao público. A unidade principal reúne ações das secretarias de Saúde, da Mulher, de Meio Ambiente, de Direitos Humanos, Procon e Empreendedorismo, e outros serviços. A Arena Gastronômica também integra o complexo de serviços e 11 restaurantes para não deixar nenhum folião sem energia para aproveitar a festa.

Para a administração da prefeitura, o objetivo é que o folião possa brincar em paz, com segurança e consiga encontrar todos os serviços reunidos para ter a melhor experiência no Carnaval do Recife. 

A sustentabilidade também ganhou papel de destaque no Carnaval deste ano. Das mesas e cadeiras de pallet aos EcoCopos, a meta é contribuir para a preservação da natureza. "A novidade do ecocopo evita que milhares e milhares de copos descartáveis sejam jogados no lixo e, dessa maneira, contribuímos com a sustentabilidade da cidade", acrescentou o prefeito.

O projeto EcoCopo Folião é uma iniciativa embrionário que surgiu durante o primeiro Hackatur realizado na cidade, no ano passado, através da Prefeitura do Recife. A ideia era, justamente, diminuir o acúmulo de copos descartáveis em locais com alto consumo de bebidas. Os copos reutilizáveis de material resistente e de boa qualidade, sendo também 100% reciclável e com capacidade para 550ml.

A secretária de Turismo, Esportes e Lazer também está otimista com o crescimento do fluxo de turistas na cidade durante o período momesco.

Nos dias de folia, entre 1 e 5 de março, a Central abre às 16h e segue em pleno funcionamento até as 2h.

A Arena Gastronômica, que fica em um dos principais acessos do folião à festa no Bairro do Recife e é também braço importante da Central do Carnaval, é coordenada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) e terá 11 estabelecimentos, sendo eles: Açaí Original do Pará; Plim Pizza; Thasty (doces diversos); Casa da Macaxeira (salgados diversos); Rei das Coxinhas (salgados diversos); My Burger; República dos Pastéis; Hakata (comida oriental); Massa D’ellas, Empadinhas Barnabé; e Espetinho da Ceça.

Além da iniciativa do EcoCopo, toda a Central do Carnaval reforça a importância da sustentabilidade, como as lixeiras de coleta seletiva, mesas e cadeiras em pallet e a preocupação do reaproveitamento de óleo, através de uma parceria com a ASA, empresa especializada em produtos de limpeza e conservação. No ano passado, 140 litros de óleo utilizados na Arena Gastronômica foram transformados em sabão em barra. Haverá ainda quatro totens com carregadores de celular, uma parceria com a 99 Taxi.

A Sala de Imprensa este ano será no Museu Cais do Sertão, entre os dias 1º e 5 de março, facilitando o acesso para as equipes que estarão trabalhando nos principais polos da cidade. Toda a estrutura da Central começará a ser desmontada no dia 6 de março, Quarta-Feira de Cinzas.

Conheça com detalhes a estrutura de serviços da Central do Carnaval 2019

 ESTACIONAMENTO E VANS

Repetindo o grande sucesso dos anos anteriores, a Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Mobilidade e Controle Urbano (SEMOC) e da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, vai disponibilizar os estacionamentos gratuitos durante cinco dias de Carnaval. Serão oferecidos dois espaços na PCR, um no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o outro no Tribunal Regional Federal (TRF), todos localizados na Avenida Cais do Apolo. Serão 1.500 vagas para carros e 300 para bicicletas e motos. Todas as 1.800 são gratuitas e serão oferecidas para o folião entre a sexta-feira (01) e a terça-feira (05).

No dia da Abertura do Carnaval (1º), os espaços estarão disponíveis a partir das 18h até 4h da manhã do sábado (2). Nos demais dias, o horário passa a ser das 12h às 4h. Para que tudo transcorra bem, a Semoc conta com o apoio da CTTU, Guarda Municipal, Polícia Militar, SAMU e Emlurb.

Todos os profissionais envolvidos estarão devidamente fardados com camisas indicativas, facilitando a identificação dos foliões. Os espaços reservados para as bicicletas, grande sucesso do ano passado, serão mantidos neste ano. Entretanto, as recomendações aos ciclistas continuam: para que a entrada seja autorizada é necessária à apresentação de um cadeado, para a maior segurança do equipamento do folião.

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer vai disponibilizar vans para levar os foliões dos principais estacionamentos até a Central do Carnaval, uma das entradas para a folia no Recife Antigo. Serão oito veículos que sairão de 10 em 10 minutos, oferecendo o transporte das 16h às 2h. Lembrando que o estacionamento, no entanto, fica aberto até as 4h. Os pontos de embarque/desembarque serão no Posto Shell (em frente à Prefeitura do Recife) e na Central do Carnaval, próximo à Praça do Arsenal. É importante salientar que não será permitido que os veículos pernoitem nos estacionamentos. Caso contrário, eles estarão sujeitos ao reboque da CTTU.

 Centro de Atendimento ao Turista (CATs)

Os turistas – e também recifenses – que precisarem de informações gerais sobre o Carnaval do Recife 2019 ou atrativos locais poderão contar com apoio nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) espalhados pela cidade. No principal ponto da festa, o Recife Antigo estará estacionado o CAT Móvel, serviço volante da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, na entrada da Central de Serviços do Carnaval, na Rua do Observatório.

Além desse espaço, também estarão funcionando o CAT da Praça do Arsenal, das 9h às 22h; do Aeroporto, que é 24h; do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), por onde devem circular cerca de 50 mil pessoas neste período, das 8h às 17h; do Shopping Recife, que funciona das 9h às 21h, fechando no sábado e na terça de Carnaval; e o CAT Ambiental, no Segundo Jardim de Boa Viagem, das 10h às 20h, entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março.

Reforçando a segurança do turista e também do recifense, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer em conjunto com a Guarda Municipal garante a ronda turística. O efetivo é especializado para atendimento no Bairro do Recife, nas 24h do dia, nos sete dias da semana. Além disso, quem passa pelo bairro também pode acionar a Guarda Municipal pelo 153.

SECRETARIA DA MULHER - A partir da sexta-feira (1), na Central do Carnaval contará com a equipe técnica do Centro de Referência Clarice Lispector - equipamento municipal voltado para o acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica/sexista. Serão realizadas a escuta e orientação das mulheres que passarem por assédios ou atitudes violentas durante os dias de folia. O Centro funcionará das 18h às 2h. A Brigada Maria da Penha também funcionará durante os quatro dias de festa acompanhando a equipe técnica nas escutas qualitativas e, caso seja necessário, no encaminhamento das mulheres à rede de enfrentamento.

O disque-orientação do Clarice, o Liga, Mulher (0800 281 0107), também funcionará na Central, das 18h às 2h. Além disto, haverá grupos volantes da Secretaria, nos polos centralizados e descentralizados, distribuindo material informativo de prevenção ao feminicídio e divulgando os serviços de prevenção à violência de gênero da pasta municipal e o Liga, Mulher.

DIREITOS HUMANOS - Entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março, a Central de Direitos Humanos, na Central do Carnaval, fará a divulgação das campanhas de prevenção ao trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, racismo e homofobia, entre outros temas ligados aos direitos humanos. As campanhas também serão divulgadas nos polos do Carnaval do Recife. No local também estará sendo feita a distribuição de pulseiras de identificação para as crianças. 

Programações  em braile ficarão disponíveis na Central de Direitos Humanos, Aeroporto Internacional do Recife, no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e na Central de Informação Turística da Praça do Arsenal. Também serão disponibilizados cardápios em braile na área gastronômica. A partir da sexta-feira (1), entre 16h e 0h, as pessoas com deficiência recebem apoio para terem acesso ao frontstage do palco do Marco Zero.

PROCON RECIFE - O espaço do Procon Recife na Central do Carnaval estará disponível para receber denúncias e orientar os consumidores, da quinta-feira (28) até a terça-feira (5). O horário na semana pré-carnavalesca será das 16h às 22h e, durante os dias de Carnaval, das 16h à 0h. Haverá ainda panfletagem com dicas e informações para os consumidores.

SECRETARIA DE TRABALHO, QUALIFICAÇÃO E EMPREENDEDORISMO - Além dos pontos de comércio em todos os polos de folia, valorizando os empreendedores da cidade, cinco mulheres estarão na Central do Carnaval comercializando adereços e customizando roupas dos foliões. Elas são ligadas à Associação Mãos que Transformam, um dos grupos acompanhados pela Gerência de Economia Solidária da PCR.

Além disso, os foliões que frequentarem o Bairro do Recife durante a folia poderão adquirir, a preços convidativos, itens como adereços de cabeça, camisas customizadas e fantasias para adultos e crianças. A Prefeitura do Recife disponibiliza desde o último sábado (23) o Polo do Artesanato, situado na Praça do Arsenal, ao lado do Paço do Frevo, com 32 artesãos e artesãs ligados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte). O programa coloca também 10 pontos de alimentação artesanal, situados na rua Dona Maria César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário