Gazeta da Torre
Albert Gea/Reuters - Vinícius Júnior é o maior nome agenciadopela Roc Nation Sports Brazil |
O futebol brasileiro sempre chamou a atenção do mercado
internacional, em especial pela qualidade dos atletas formados por aqui. Porém,
desde os anos 1950, quando Pelé começou a se destacar e mudou a história da
modalidade, muita coisa mudou até hoje – e deve mudar ainda mais.
Empresas de entretenimento como a Roc Nation, fundada
pelo rapper e empresário Jay-Z – e , como se não bastasse, marido de Beyoncé –,
começaram a olhar para o nosso mercado, que movimentou cerca de R$ 52,9 bilhões
em 2022, de outra maneira e se mostram dispostas a investir no que veem. Não
por acaso, que em 2023 a empresa comprou a agência brasileira TFM Agency, que
representa diversos atletas de renome, como Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid.
“Eu acredito que a chegada da Roc Nation reflete a
entrada dos americanos no esporte em geral. Hoje, clubes de todas as ligas
europeias estão sendo adquiridos por grupos de investidores americanos e isso
mostra o valor do futebol com entretenimento e conteúdo, que no fim é o que
eles procuram”, afirma Frederico Pena, CEO da ex-TFM Agency, que agora se chama
Roc Nation Sports Brazil.
Na visão de Pena, o que prende as pessoas ao esporte hoje
em dia não é só o placar e o campeonato em si, mas também o entretenimento
“premium” que aquilo proporciona, desde a transmissão ao vivo, até tudo que
aquele clube ou atleta trazem de valor. O CEO compara a perspectiva do futebol
com a da Fórmula 1, que viu seu público mudar após o lançamento da série dos
bastidores do esporte “Drive To Survive”, produzida pela Netflix.
“Os americanos perceberam essa tendência em outros esportes
e querem trazer isso para o futebol. Pensando nisso, a primeira coisa que vem à
cabeça é: de onde saíram os maiores talentos do esporte nos últimos 70 anos? A
resposta é simples: do Brasil”, afirma Pena.
Para Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e
sócio-diretor da Wolff Sports, o momento realmente não poderia ser melhor para
a mudança de pensamento em relação ao esporte. “A entrada de um player global é
sempre impactante, ainda mais no futebol brasileiro, em que o mercado começou a
entender a importância de valorizar o jogador como marca”, afirma.
Em sua visão, os efeitos da aquisição devem ser sentidos
tanto no futebol nacional quanto no internacional, já que o meio de contato com
os grandes times de fora se torna muito mais simples e aberto. “A fusão da Roc
Nation amplifica a capacidade do grupo em conectar os atletas nacionais com
estrelas mundialmente conhecidas, o que também é bastante positivo”,
complementa Wolff.
Quais são os próximos passos?
Pensando na visão que os americanos têm dos esportes, é
esperado que o posicionamento dos atletas mude e que eles se tornem, cada vez
mais, suas próprias marcas. Na visão de Pena, ter acesso ao conhecimento de
conteúdo da Roc Nation é uma das grandes vantagens da aquisição, já que boa
parte dos atletas tem a pretensão de contar a sua história ao mundo.
“Hoje, com as redes sociais, não é mais suficiente fazer
o seu trabalho em campo e pronto. É preciso se comunicar diretamente com o
público, ter controle da sua própria história e narrativa. Na minha visão,
estar dentro de uma empresa que faz esse trabalho há muito tempo é muito
benéfico para os atletas que temos em casa”, explica Pena.
Que faz a Roc Nation?
Jay-Z criou a Roc Nation em 2008 com o intuito de
gerenciar a carreira de grandes artistas como Rihanna, Alicia Keys e Christina
Aguilera e se tornou uma das maiores empresas de entretenimento do mundo. Cinco
anos após a sua fundação, a empresa lançou a sua divisão de esportes, a Roc
Nation Sports, baseada no amor do rapper pelo setor.
Com sede também no Reino Unido, o portfólio da Roc Nation
Sports inclui atletas de destaque como LaMelo Ball, Kevin De Bruyne, Romelu
Lukaku, Saquon Barkley, Dez Bryant, Danny Green, Rudy Gay, Todd Gurley e agora
conta com a entrada de craques brasileiros como Vinícius Júnior, Lucas Paquetá
e Endrick em seu portfólio.
Fonte:Forbes
- divulgação -
Nenhum comentário:
Postar um comentário