sexta-feira, 7 de junho de 2024

Treino cognitivo para idosos de alta escolaridade: desafios e evidências científicas

 Gazeta da Torre

O envelhecimento populacional é uma realidade mundial, trazendo consigo desafios e oportunidades para a promoção da saúde e qualidade de vida na população idosa. Dentro desse contexto, o treino cognitivo se apresenta como uma ferramenta eficiente para preservar e melhorar as funções cognitivas, especialmente em pessoas idosas com alta escolaridade. Embora a alta escolaridade seja muitas vezes associada a um maior nível de reserva cognitiva, isto é, representa um fator de  proteção frente  ao declínio cognitivo relacionado aos efeitos deletérios do envelhecimento, os idosos com alta escolaridade ainda podem enfrentar desafios específicos.

Um desses desafios é o chamado “declínio cognitivo leve”, uma condição caracterizada por alterações na memória, atenção e outras habilidades cognitivas que estão além do esperado para a idade, mas que não interferem significativamente nas atividades diárias. No entanto, esses indivíduos podem estar em maior risco de desenvolver demência no futuro, tornando necessário a intervenção precoce.

O conceito de reserva cognitiva, uma importante linha de pesquisa na neurociência cognitiva, refere-se à capacidade do cérebro de preservar e fortalecer habilidades cognitivas em face de danos cerebrais ou deterioração funcional. Estudos longitudinais, como o de Savarimuthu & Ponniah (2024), têm demonstrado que indivíduos com alta reserva cognitiva exibem sintomas clínicos menos pronunciados de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, em comparação com aqueles com baixa reserva cognitiva.

Pesquisas recentes, como as conduzidas por Zhu et al. (2023), têm evidenciado que a educação formal e outros estímulos cognitivos desempenham um papel significativo na modificação da estrutura cerebral e na melhoria da função cognitiva. Esses estudos sugerem que as atividades cognitivas podem contribuir para a formação de uma reserva cognitiva (RC), que, por sua vez, pode retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento e a doenças neurodegenerativas.

Outros estudos semelhantes, exemplificados por Wang et al. (2022), ressaltam a associação entre um maior nível educacional e uma melhora no desempenho cognitivo inicial, enquanto o engajamento em atividades de leitura pode retardar o declínio cognitivo.


Em suma, o treino cognitivo para idosos de alta escolaridade enfrenta desafios específicos relacionados ao envelhecimento cognitivo, mas também oferece oportunidades para a promoção da saúde cerebral. No entanto, é necessário um maior entendimento sobre como esses fatores interagem e se complementam para otimizar o desempenho cognitivo em pessoas idosas de alta escolaridade, logo, investimentos contínuos em pesquisa e intervenções práticas são essenciais para enfrentar os desafios do envelhecimento cognitivo e promover um envelhecimento saudável e ativo para todos os indivíduos.

Assinam este artigo:

Laydiane Alves Costa – Gerontóloga pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-graduanda em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Profa. Dra. Thais Bento Lima da Silva. Gerontóloga (USP). Mestra e Doutora em Neurologia Cognitiva e do Comportamento, pela Faculdade de Medicina da (USP). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo. É parceira científica do Método Supera.

Para reflexão:

O primeiro passo para se chegar a algum lugar é decidir que você não quer mais ficar onde está. “Autor desconhecido”

Você sabia:

Os pássaros voam numa formação em ’ V ’ porque assim economizam energia. O que voa na frente diminui a resistência do ar para os demais e, quando ele se cansa, é substituído por outro.

Resposta do desafio de Abril.

Um homem, de 1,90M de altura, está segurando um copo de vidro acima de sua cabeça. Ele deixa-o cair no tapete sem derramar uma única gota de água. Como ele conseguiu largar o objeto a partir desta altura, sem derramar uma gota de água?

Resposta: O copo estava vazio.

Desafio de Maio:

O que é, o que é?

Deitada no chão, não servirá de nada, mas se apoiar na parede do jeito certo, será muito útil. O que é?

Resposta na próxima edição:

Serviço:

Método Supera - Ginástica para o Cérebro

Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)

Unidade Madalena

Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.

Telefone: (81) 30487906

Unidade Boa Viagem

Telefone: (81) 30331695

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