Mesmo sem ter plena consciência disso, os pais
influenciam imensamente o desenvolvimento e a transformação do cérebro dos
filhos. Eles podem cultivar em casa hábitos de leitura, de escrita e de
brincadeiras criativas.
Esse estímulo “caseiro”, diferente da atenção que as
crianças recebem na escola, favorece a criação de redes neurais e provoca
mudanças no padrão de liberação de neurotransmissores no cérebro, aumentando o
prazer e o desejo por aprender, conhecer o novo e inventar.
Um cérebro ativo, com conexões fortalecidas, aprende
melhor. Cores, músicas, sensações e interações com colegas e parentes das mais
variadas idades também são benéficas para o desenvolvimento, porque aumentam o
interesse e o prazer pelo aprendizado. Uma criança que recebe atenção sabe
prestar atenção. Uma criança que se relaciona bem em casa, relaciona-se bem na
escola e, portanto, tem um cenário favorável para avançar bem.
Então, se você quer ajudar seu filho a gostar de
aprender, se você quer participar da alfabetização do seu filho, separamos
algumas dicas.
• Deixar
bilhetes: Deixe recadinhos na porta da geladeira, escreva cartas e estimule-o a
fazer o mesmo. Procure incluir a criança sempre que uma situação de comunicação
escrita se apresentar na casa;
• Ler
histórias: Ler para a criança pequena, que ainda não sabe ler, tem muitos
benefícios e, num ambiente alfabetizador, é a primeira exigência a ser feita,
pois é por meio de pais e professores que a criança passa a ter contato com a
língua escrita;
• Fazer
lista de compras com seu filho: Essa é uma tarefa para lá de corriqueira: fazer
a lista de compras do supermercado. Num ambiente alfabetizador, o momento pode
ser aproveitado: chame a criança para preencher a lista com você e faça com que
ela perceba que você anota no papel as coisas que irá comprar, para consultar
lá no mercado (uma forma de ela relacionar a linguagem oral com a escrita);
• Estimule
o cérebro do seu filho: com a ginástica cerebral, você potencializa os
resultados da criança. Dessa forma, os estímulos e as vivências logo na
primeira infância determinam a formação do cérebro e impactam como será o
comportamento pelos próximos anos;
• Aproveitar
as situações rotineiras: Placas de trânsito, destino de ônibus, outdoors,
letreiros, panfletos e faixas são elementos que impactam positivamente na
alfabetização. Dá para levar em forma de brincadeira. ‘Olha filho, tem uma
placa igual a essa em frente à nossa casa. Sabe o que está escrito nela?
A criança que cresce em constante contato com a leitura e
a escrita acaba se apropriando da língua escrita de maneira mais autoral e
adquirindo experiências que vão fazer a diferença na hora de ela aprender a ler
e a escrever efetivamente.
Você sabia que:
A velha premissa de que "nós só usamos 10% do nosso
cérebro" é um mito; na verdade nós usamos perto de 100%.
Serviço:
Método Supera - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP
02-4270)
Unidade Madalena
Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.
Telefone: (81) 3236-2907
Unidade Boa Viagem
Telefone: (81) 30331695
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