segunda-feira, 6 de abril de 2020

Como fazer meu filho gostar de estudar

Gazeta da Torre
Mesmo sem ter plena consciência disso, os pais influenciam imensamente o desenvolvimento e a transformação do cérebro dos filhos. Eles podem cultivar em casa hábitos de leitura, de escrita e de brincadeiras criativas.

Esse estímulo “caseiro”, diferente da atenção que as crianças recebem na escola, favorece a criação de redes neurais e provoca mudanças no padrão de liberação de neurotransmissores no cérebro, aumentando o prazer e o desejo por aprender, conhecer o novo e inventar.

Um cérebro ativo, com conexões fortalecidas, aprende melhor. Cores, músicas, sensações e interações com colegas e parentes das mais variadas idades também são benéficas para o desenvolvimento, porque aumentam o interesse e o prazer pelo aprendizado. Uma criança que recebe atenção sabe prestar atenção. Uma criança que se relaciona bem em casa, relaciona-se bem na escola e, portanto, tem um cenário favorável para avançar bem.

Então, se você quer ajudar seu filho a gostar de aprender, se você quer participar da alfabetização do seu filho, separamos algumas dicas.

•  Deixar bilhetes: Deixe recadinhos na porta da geladeira, escreva cartas e estimule-o a fazer o mesmo. Procure incluir a criança sempre que uma situação de comunicação escrita se apresentar na casa;

•  Ler histórias: Ler para a criança pequena, que ainda não sabe ler, tem muitos benefícios e, num ambiente alfabetizador, é a primeira exigência a ser feita, pois é por meio de pais e professores que a criança passa a ter contato com a língua escrita;

•  Fazer lista de compras com seu filho: Essa é uma tarefa para lá de corriqueira: fazer a lista de compras do supermercado. Num ambiente alfabetizador, o momento pode ser aproveitado: chame a criança para preencher a lista com você e faça com que ela perceba que você anota no papel as coisas que irá comprar, para consultar lá no mercado (uma forma de ela relacionar a linguagem oral com a escrita);

•  Estimule o cérebro do seu filho: com a ginástica cerebral, você potencializa os resultados da criança. Dessa forma, os estímulos e as vivências logo na primeira infância determinam a formação do cérebro e impactam como será o comportamento pelos próximos anos;

•  Aproveitar as situações rotineiras: Placas de trânsito, destino de ônibus, outdoors, letreiros, panfletos e faixas são elementos que impactam positivamente na alfabetização. Dá para levar em forma de brincadeira. ‘Olha filho, tem uma placa igual a essa em frente à nossa casa. Sabe o que está escrito nela?

A criança que cresce em constante contato com a leitura e a escrita acaba se apropriando da língua escrita de maneira mais autoral e adquirindo experiências que vão fazer a diferença na hora de ela aprender a ler e a escrever efetivamente.

Você sabia que:
A velha premissa de que "nós só usamos 10% do nosso cérebro" é um mito; na verdade nós usamos perto de 100%.

Serviço:
Método Supera - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)
Unidade Madalena
Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.
Telefone: (81) 3236-2907
Unidade Boa Viagem
Telefone: (81) 30331695

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