segunda-feira, 31 de julho de 2017

Os incríveis animais transparentes

Fonte: Jan Robertson


Quando as cores saem de cena, podemos apreciar esses animais sob um novo aspecto e suas formas inusitadas ganham ainda mais destaque. Você vai perceber que a transparência também varia de acordo com a espécie – alguns animais parecem feitos de vidro, enquanto outros ainda têm parte do corpo colorido ou apresentam essa curiosa característica apenas durante uma fase da vida.

Então conheça mais sobre essas criaturas fascinantes e quase que invisíveis que habitam diferentes partes do planeta.

Sapo de vidro


A pele translúcida do sapo de vidro dá uma visão clara de seus órgãos internos, como o coração e o fígado. A quase invisibilidade desse animal permite que ele passe despercebido tanto dos predadores quanto dos pesquisadores, misturando-se com o entorno.

Água-viva


As águas-vivas são constituídas de 98% de água, tornando-se quase invisíveis no oceano. Seus corpos de água vibram para criar uma corrente, empurrando pequenos animais através de suas células que queimam na sua camada externa.

Camarão-de-vidro


O camarão-de-vidro, ou camarão-fantasma, é encontrado em água doce de toda a América do Norte. Às vezes, esses animais são tão claros que você pode ver a comida no trato digestivo deles.

Borboleta transparente


Um novo estudo mostra a estrutura do tecido das asas da borboleta transparente minimizando a reflexão da luz. Sem refletir a luz, as borboletas são invisíveis para aves predadoras.

Bagre de vidro


O bagre de vidro, ou bagre fantasma, tem músculos completamente transparentes. Essa adaptação para invisibilidade pode funcionar da mesma maneira que as asas que absorvem a luz da borboleta transparente.

Aranha saltadora transparente


As aranhas saltadoras são conhecidas por sua excelente visão. A aranha saltadora transparente virou uma sensação na internet com este vídeo mostrando sua retina em movimento.

Besouro de ouro


A carapaça transparente do besouro de ouro tem três camadas que se enchem de pigmento vermelho quando ele vê um potencial parceiro para acasalar. A luz refletida através das camadas da carapaça adquire um brilho metálico dourado.

Melibe engeli


Conhecida como lesma-do-mar de energia solar, a delicada Melibe engeli, na verdade, possui algas que vivem dentro dela. Em troca de uma casa, as algas alimentam a lesma com os açúcares que elas produzem através da fotossíntese.

Tunicado azul transparente


Alguns tunicados são quase invisíveis porque a superfície da sua camada externa, ou "túnica", reflete a luz para que ela se pareça com a água. A tonalidade azul fluorescente no tunicado azul transparente vem das altas concentrações de vanádio em suas células sanguíneas.

Salpa


Um outro tunicado quase invisível é a salpa. Este animal vive parte de sua vida como um nadador solitário e então começa a se reproduzir assexuadamente como uma cadeia de “blastoizóides". As cadeias são a fase de reprodução sexuada da salpa e podem ter centenas de indivíduos.

Ninfa de cigarrinha transparente


A transparência é uma ferramenta de camuflagem para muitas ninfas de insetos. Esta ninfa de cigarrinha irá assumir a coloração verde de um adulto conforme for amadurecendo.

Lagartixa-de-areia-da-namíbia


Os vasos sanguíneos e outros órgãos internos são visíveis através da pele quase transparente desta lagartixa-de-areia-da-namíbia. Essa qualidade de ser transparente ajuda ela a se esconder na areia do deserto.

Lula de arrecife de grandes nadadeiras


As lulas de arrecife de grandes nadadeiras tornam o resto do corpo transparente para mostrar seus órgãos reprodutores quando estão prontas para se acasalar.

O incrível Macropinna micróstoma


Este peixe é considerado por muitos como uma das criaturas mais esquisitas do fundo do oceano. Provavelmente essa fama vem do seu visual diferente, que inclui uma cabeça transparente e olhos (que são essas estruturas tubulares esverdeadas) que ficam dentro do seu corpo. A explicação é que, caso a cabeça do animal fosse colorida, ele não conseguiria enxergar com a mesma clareza. O animal é capaz de girar seus olhos em diferentes direções para procurar suas presas. Quando estão apontados para cima, como na imagem, é porque o peixe está em busca de alimentos. E não se confunda: aqueles dois orifícios na parte da dianteira do animal funcionam apenas como narinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário